Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90856 |
Resumo: | A pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em educação em ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subísios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes |
id |
UNSP_eb673e6f91dec928698253d5b5bec3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90856 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalCiencia - Estudo e ensinoAstronomiaAnálise do discursoTeachers' formationTeaching of astronomyConceptual mistakes in text booksAlternative conceptionsAnalysis of the discourseA pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em educação em ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subísios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentesThe research identifies some relative patterns to the teachers' perspectives of the initial years of the fundamental teaching in relation to the teaching of the astronomy and it analyzes their reflections about a possible insert of this theme in the initial and continuous formation of professors. The concern with the theme is justified in function of the character interdisciplinary of the astronomy, once this interacts easily with practically all the disciplines, possessing great educational potential, besides verifying a great diffusion of conceptions of common sense referring empirically to the astronomical phenomena. The study, of qualitative nature, it is orientated by a critical revision of the literature in the area and the analysis of the discourses of a teacher' sample of the initial years of the fundamental teaching. Those teachers' enunciations about astronomical themes and your inquietudes in relation to the teaching of astronomy are interpreted according to the beginnings and procedures of the discourse's analysis in your french line, as published in Brazil by Orlandi (1999). The results appear for the existence of flaws in the teachers' formation in contents of astronomy and, on the other hand, they indicate some methodological suggestins for the teaching practice on the theme. Assuming the position that the contents are preponderant in the development of competences in the students and based in results of researches in science education and in the current methodoological suggestins of the subjects interviewees' discourses, the conclusions of that study supply subsidies for the elaboration of a program of education continued and/or initial, seeking a posture change in pedagogic practice of the teachersCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2004-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis240 f. : il. + apêndicesapplication/pdfLANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.http://hdl.handle.net/11449/90856000291731langhi_r_me_bauru.pdf33004056079P0444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:11:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90856Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:24:01.518211Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental Langhi, Rodolfo [UNESP] Ciencia - Estudo e ensino Astronomia Análise do discurso Teachers' formation Teaching of astronomy Conceptual mistakes in text books Alternative conceptions Analysis of the discourse |
title_short |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Langhi, Rodolfo [UNESP] |
author_facet |
Langhi, Rodolfo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nardi, Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langhi, Rodolfo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia - Estudo e ensino Astronomia Análise do discurso Teachers' formation Teaching of astronomy Conceptual mistakes in text books Alternative conceptions Analysis of the discourse |
topic |
Ciencia - Estudo e ensino Astronomia Análise do discurso Teachers' formation Teaching of astronomy Conceptual mistakes in text books Alternative conceptions Analysis of the discourse |
description |
A pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em educação em ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subísios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-25 2014-06-11T19:24:48Z 2014-06-11T19:24:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004. http://hdl.handle.net/11449/90856 000291731 langhi_r_me_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 7412952908466931 0000-0002-3291-5382 |
identifier_str_mv |
LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004. 000291731 langhi_r_me_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 7412952908466931 0000-0002-3291-5382 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
240 f. : il. + apêndices application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128643998679040 |