As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dimberio, Alessandra Cieri
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22459
Resumo: This study has researched five retained children aged 6 to 12 years, three male and two female from Primary School attending a private school in São Paulo, aiming to investigate their comprehension of their parents attitudes concerning their learning difficulties, on a Psychoanalytic theoretical framework. It describes the analyses of the Family Drawing and the Educational Pair Drawing produced by each participant as well as the questioning of those drawings. Most common signs were shyness and feeling of inadequacy, or guilty due to inadequate behaviors. Data analysis also showed that children who presented learning difficulties presented significant family conflicts such as mother and father distance. Results point to enhancing parent and children relationships and prevention of school difficulties.
id UPM_857c16a005bada5d0dfe4251ae3251dd
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22459
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:39:35Z2020-03-19T15:19:49Z2011-01-212020-03-19T15:19:49Z2010-12-03http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22459This study has researched five retained children aged 6 to 12 years, three male and two female from Primary School attending a private school in São Paulo, aiming to investigate their comprehension of their parents attitudes concerning their learning difficulties, on a Psychoanalytic theoretical framework. It describes the analyses of the Family Drawing and the Educational Pair Drawing produced by each participant as well as the questioning of those drawings. Most common signs were shyness and feeling of inadequacy, or guilty due to inadequate behaviors. Data analysis also showed that children who presented learning difficulties presented significant family conflicts such as mother and father distance. Results point to enhancing parent and children relationships and prevention of school difficulties.Este estudo pesquisou cinco crianças repetentes, de idade entre 7 a 12 anos, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino, do Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Paulo, a fim de investigar manifestações de sua compreensão quanto às atitudes dos pais frente às suas dificuldades de aprendizagem, sob uma ótica psicanalítica. Descreve as análises do Desenho da Família e do Par Educativo produzidos por cada participante combinadas aos respectivos inquéritos. Os sinais mais presentes obtidos por meio das análises foram afastamento, timidez e sentimento de inadequação ou culpa sobre a incapacidade de agir corretamente. A análise dos dados também mostrou que as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram certos conflitos familiares significativos, como o distanciamento materno ou paterno. Os resultados apontam para o aprimoramento nas relações entre pais e filhos e a prevenção das dificuldades escolares.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiainfluências parentaiscriançadificuldade de aprendizagemfamíliaparental influenceschildrenlearning difficultiesfamilyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMAs influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFiamenghi Jr, Geraldo Antôniohttp://lattes.cnpq.br/6680842792627452Oliveira, Irani Tomiatto dehttp://lattes.cnpq.br/5077589272987037Stroili, Maria Helena Melhadohttp://lattes.cnpq.br/9778554377422677http://lattes.cnpq.br/3142258895079700Dimberio, Alessandra Cierihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3696/Alessandra%20Cieri%20Dimberio.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1536/1/Alessandra%20Cieri%20Dimberio.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/224592020-03-19 12:19:49.276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
title As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
spellingShingle As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
Dimberio, Alessandra Cieri
influências parentais
criança
dificuldade de aprendizagem
família
parental influences
children
learning difficulties
family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_short As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
title_full As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
title_fullStr As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
title_full_unstemmed As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
title_sort As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
author Dimberio, Alessandra Cieri
author_facet Dimberio, Alessandra Cieri
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6680842792627452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Irani Tomiatto de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5077589272987037
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Stroili, Maria Helena Melhado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9778554377422677
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3142258895079700
dc.contributor.author.fl_str_mv Dimberio, Alessandra Cieri
contributor_str_mv Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Oliveira, Irani Tomiatto de
Stroili, Maria Helena Melhado
dc.subject.por.fl_str_mv influências parentais
criança
dificuldade de aprendizagem
família
topic influências parentais
criança
dificuldade de aprendizagem
família
parental influences
children
learning difficulties
family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv parental influences
children
learning difficulties
family
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
description This study has researched five retained children aged 6 to 12 years, three male and two female from Primary School attending a private school in São Paulo, aiming to investigate their comprehension of their parents attitudes concerning their learning difficulties, on a Psychoanalytic theoretical framework. It describes the analyses of the Family Drawing and the Educational Pair Drawing produced by each participant as well as the questioning of those drawings. Most common signs were shyness and feeling of inadequacy, or guilty due to inadequate behaviors. Data analysis also showed that children who presented learning difficulties presented significant family conflicts such as mother and father distance. Results point to enhancing parent and children relationships and prevention of school difficulties.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-03
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-21
2020-03-19T15:19:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:39:35Z
2020-03-19T15:19:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22459
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177219961061376