Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976 |
Resumo: | O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas. |
id |
UPM_8836b184ef7037da13f3560609b8882d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24976 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Rocha, Darlan OliveiraMizukami, Maria da Graca Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/14435888370281002016-12-14T17:03:09Z2020-05-28T18:11:24Z2020-05-28T18:11:24Z2015-08-24O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.application/pdfROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976technical educationteaching learning trajectoriesteacher trainingteachingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino técnicotrajetórias de aprendizagem da docênciaformação docentedesenvolvimento profissional de docentesdocênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12048/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdf.jpgTrajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAndrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDarlan Oliveira Rocha.pdfDarlan Oliveira Rocha.pdfapplication/pdf1443785https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5deae2fa-1331-4386-9531-1980c1477326/download3a3bd9b62c55aaebe1258701479c7beeMD51TEXTDarlan Oliveira Rocha.pdf.txtDarlan Oliveira Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain305098https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/713f45f6-2026-4cbe-a843-51a8488d6ed0/download140a9e7e566727b6b8e74b299b84f6b6MD52THUMBNAILDarlan Oliveira Rocha.pdf.jpgDarlan Oliveira Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a2558ea6-8517-4ddc-ac7d-da1c36607006/download99888b60f55474abd444adfe92da55c4MD5310899/249762022-03-14 17:32:53.722http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24976https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:32:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
spellingShingle |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio Rocha, Darlan Oliveira ensino técnico trajetórias de aprendizagem da docência formação docente desenvolvimento profissional de docentes docência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_full |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_fullStr |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_sort |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
author |
Rocha, Darlan Oliveira |
author_facet |
Rocha, Darlan Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Darlan Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1443588837028100 |
contributor_str_mv |
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino técnico trajetórias de aprendizagem da docência formação docente desenvolvimento profissional de docentes docência |
topic |
ensino técnico trajetórias de aprendizagem da docência formação docente desenvolvimento profissional de docentes docência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-14T17:03:09Z 2020-05-28T18:11:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:11:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5deae2fa-1331-4386-9531-1980c1477326/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/713f45f6-2026-4cbe-a843-51a8488d6ed0/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a2558ea6-8517-4ddc-ac7d-da1c36607006/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a3bd9b62c55aaebe1258701479c7bee 140a9e7e566727b6b8e74b299b84f6b6 99888b60f55474abd444adfe92da55c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819989518450688 |