Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Darlan Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
Resumo: O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.
id UPM_8836b184ef7037da13f3560609b8882d
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24976
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Rocha, Darlan OliveiraMizukami, Maria da Graca Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/14435888370281002016-12-14T17:03:09Z2020-05-28T18:11:24Z2020-05-28T18:11:24Z2015-08-24O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.application/pdfROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976technical educationteaching learning trajectoriesteacher trainingteachingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino técnicotrajetórias de aprendizagem da docênciaformação docentedesenvolvimento profissional de docentesdocênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12048/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdf.jpgTrajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAndrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDarlan Oliveira Rocha.pdfDarlan Oliveira Rocha.pdfapplication/pdf1443785https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5deae2fa-1331-4386-9531-1980c1477326/download3a3bd9b62c55aaebe1258701479c7beeMD51TEXTDarlan Oliveira Rocha.pdf.txtDarlan Oliveira Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain305098https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/713f45f6-2026-4cbe-a843-51a8488d6ed0/download140a9e7e566727b6b8e74b299b84f6b6MD52THUMBNAILDarlan Oliveira Rocha.pdf.jpgDarlan Oliveira Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a2558ea6-8517-4ddc-ac7d-da1c36607006/download99888b60f55474abd444adfe92da55c4MD5310899/249762022-03-14 17:32:53.722http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24976https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:32:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
spellingShingle Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
Rocha, Darlan Oliveira
ensino técnico
trajetórias de aprendizagem da docência
formação docente
desenvolvimento profissional de docentes
docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_full Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_fullStr Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_full_unstemmed Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_sort Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
author Rocha, Darlan Oliveira
author_facet Rocha, Darlan Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Darlan Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1443588837028100
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv ensino técnico
trajetórias de aprendizagem da docência
formação docente
desenvolvimento profissional de docentes
docência
topic ensino técnico
trajetórias de aprendizagem da docência
formação docente
desenvolvimento profissional de docentes
docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-14T17:03:09Z
2020-05-28T18:11:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
identifier_str_mv ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5deae2fa-1331-4386-9531-1980c1477326/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/713f45f6-2026-4cbe-a843-51a8488d6ed0/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a2558ea6-8517-4ddc-ac7d-da1c36607006/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a3bd9b62c55aaebe1258701479c7bee
140a9e7e566727b6b8e74b299b84f6b6
99888b60f55474abd444adfe92da55c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819989518450688