Escreversões da docência : o poder de agir como saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247509 |
Resumo: | Esta tese apresenta a construção de uma estratégia de investigaç ão em educação, saúde e trabalh o , com enfoque na docência da educação básica. Discute aspectos da pesquisa que apont am para o sujeito ou objeto da investigação, sugerindo nem sujeito, nem objeto, antes afeto. O poder de afetar e ser afetado como oportunida de relevante da pesquisa qualitativa. Reporta uma investigação realizada sob a forma de encontros docentes que se ut ilizou de narrativas da docência, apoiadas em escritas de si, bem como de histórias de vida, ao modo das “escrevivências” e que, de maneira original, apareceram como “escreversões”: das vivências à experiência. A proposta foi designada por “ Escreversões da docência: o poder de agir como saúde”. A tese elaborada foi a construção de uma rede de afetos, por meio de encontros numa coletividade. A solicitação de escritas se revelou possibilitadora da ampliação do poder de agir e do poder de criação, não como resiliência, mas como busca de estratégias de resistência e de prazer em meio à precarização do trabalho docente. O referencial para en contrar o fazer ativo docente provém da Ergologia e da Clínica da Atividade. Consequência de encontros, leituras, conversas, olhares e experiências de professoras que compartilharam suas escritas, as escreversões são coletivas, assim co movem o cuidado de si como ato de cuidado com o outro e o mundo, a defesa da saúde como atitude política da docência. As situações de engajamen to afetivo são fator necessário para perseverar na docência Especialmente aí residem resistência e criação, mas sobretudo a capacid ade de lutar por melhor e mais saúde na escola, na docência e na construção política da educação escolar. |
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Costa, Cristiane da SilvaCeccim, Ricardo Burg2022-08-20T04:54:47Z2022http://hdl.handle.net/10183/247509001148270Esta tese apresenta a construção de uma estratégia de investigaç ão em educação, saúde e trabalh o , com enfoque na docência da educação básica. Discute aspectos da pesquisa que apont am para o sujeito ou objeto da investigação, sugerindo nem sujeito, nem objeto, antes afeto. O poder de afetar e ser afetado como oportunida de relevante da pesquisa qualitativa. Reporta uma investigação realizada sob a forma de encontros docentes que se ut ilizou de narrativas da docência, apoiadas em escritas de si, bem como de histórias de vida, ao modo das “escrevivências” e que, de maneira original, apareceram como “escreversões”: das vivências à experiência. A proposta foi designada por “ Escreversões da docência: o poder de agir como saúde”. A tese elaborada foi a construção de uma rede de afetos, por meio de encontros numa coletividade. A solicitação de escritas se revelou possibilitadora da ampliação do poder de agir e do poder de criação, não como resiliência, mas como busca de estratégias de resistência e de prazer em meio à precarização do trabalho docente. O referencial para en contrar o fazer ativo docente provém da Ergologia e da Clínica da Atividade. Consequência de encontros, leituras, conversas, olhares e experiências de professoras que compartilharam suas escritas, as escreversões são coletivas, assim co movem o cuidado de si como ato de cuidado com o outro e o mundo, a defesa da saúde como atitude política da docência. As situações de engajamen to afetivo são fator necessário para perseverar na docência Especialmente aí residem resistência e criação, mas sobretudo a capacid ade de lutar por melhor e mais saúde na escola, na docência e na construção política da educação escolar.This thesis presents the construction of a research strategy in education, health and work, focusing on teaching basic education. It discusses aspects of the resea rch that point to the subject or object of the investigation, suggesting neither subject nor object, but affe ction. The power to affect and be affected as a relevant opportunity for qualitative research. It reports an investigation carried out in the form of teaching meetings that used teaching narrati ves, supported by self written, as well as life stories , in t he way of " escrevivências” writ tenlived) and which, in an original way, appeared as " escreversões ( writtenversions): from experiences to experienc e. The proposal was called “teaching writ tenversions : the power to act as health”. The thesis elaborated was the construction of a network of affections, through meetings in a collectivity. The request for writing proved to enable the expansion of the powe r to act and the power of creation, not as resilience, but as a search for strategies of resistance and plea sure in the midst of the precariousness of teaching work. The reference to find the active teaching activity comes from Ergology and the Activity Cl inic. Consequence of meetings, readings, conversations, looks and experiences of teachers who shared their writings, the writings are collective, thus co moving the care of the self as an act of care for the other and the world, the defense of health as a political attitude of the teaching. S ituations of affective engagement are a necessary factor to persevere in teaching . Especially therein lies resistance and creation, but above all the ability to fight for better and more health at school, in teaching an d in the political construction of school education.Esta tesis presenta la construcción de una estrategia de investigación en educación, salud y trabajo, con foco en la enseñanza de la educación básica . Discute aspectos de la investigación que apuntan al sujeto u objeto de la investigación, sugiriendo ni sujeto ni objeto, sino afecto. El poder de afectar y ser afectado como oportunidad relevante para la investigación cualitativa. Se relata una investigación realizada en forma de encuentros docentes que utilizaron narrativas docentes, apoyadas en autoescritos, así como relatos de vida. vida., a modo de " escri v i v e ncias " y que, de manera original, aparecí an como " escrivers iones ": a partir de experiencias experimentar. La propuesta se denom inó “ escriversiones docentes : el poder de actuar como salud”. La tesis elaborada fue la construcción de una red de afectos, a través de encuentros en una colectividad. La solicitud de escritura demostró posibilitar la expansión del poder de actuar y el poder d e creación, no como resiliencia, sino como búsqueda de estrategias de resistencia y placer en medio de la precariedad del trabajo docente. La referencia para encontra r la actividad docente activa proviene de la Ergología y la Clínica de la Actividad. Consecuencia de encuentros, lecturas, conversatorios, miradas y vivencias de docentes que compartie ron sus escritos, los escritos son colectivos, co moviendo así el cuidad o de sí como acto de cuidado del otro y del mundo, la defensa de la salud como actitud política del magisterio. Las situaciones de compromiso afectivo s on un factor necesario para perseverar en la docencia. Especialmente ahí está la resistencia y la creaci ón, pero sobre todo la capacidad de luchar por cada vez más salud en la escuela, en la enseñanza y en la construcción política de la educación escolar.application/pdfporProfessorEducação básicaSaúde do trabalhadorTeachersBasic educationEducation in the health areaWorker’s healthWrittenversionsFormación inicial del profesoradoDocentes Educación básicaEducación en el área de la saludSalud del trabajadorEscriversionesEscreversões da docência : o poder de agir como saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148270.pdf.txt001148270.pdf.txtExtracted Texttext/plain432731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247509/2/001148270.pdf.txt8f469a28fa88ccf1ab45a1df5b29ca78MD52ORIGINAL001148270.pdfTexto completoapplication/pdf2479579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247509/1/001148270.pdf335616b31dddb693017c2947d29b08d5MD5110183/2475092022-08-21 04:38:50.440642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-21T07:38:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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