Educação permanente em saúde em tempos de pós pandemia : uma pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277251 |
Resumo: | O aprender e o ensinar fazem parte do cotidiano dos serviços de saúde, buscando transformar as práticas profissionais. A Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como uma ferramenta de aprendizagem por oportunizar reflexões sobre o processo do trabalho em saúde. O objetivo foi analisar as ações de EPS em unidades de saúde da família com a perspectiva de identificar as fragilidades e potencialidades da EPS, a partir da perspectiva dos trabalhadores ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, com dados produzidos por meio de Grupos Focais (GF) e Diário de Campo (DC). A análise dos dados se deu pela Análise de Discurso. A análise do material permitiu a categorização a seguir: a) Percepção dos participantes sobre EPS em perspectiva histórica; b) Vivências sobre espaços de EPS no trabalho; c) Importância dos espaços de EPS no cotidiano do trabalho; d) As ações de EPS antes e após pandemia Covid-19. Dentre os resultados, destaca-se que as mudanças nas ações e espaços de EPS ocorridas no município afetaram a eficiência da EPS, pois os espaços foram reduzidos ou extintos (em parte decorrente da pandemia). Como fragilidade estão as dificuldades na organização dos trabalhadores (aumento de demandas de saúde nos territórios, produtividade e alcance de metas) e a falta de incentivo por parte da gestão. Há um descontentamento dos trabalhadores em relação à redução do trabalho das equipes de saúde da família, em comparação ao período anterior à pandemia. Como potencialidades, a EPS promove debates e inovação na abordagem de temas que podem ser incorporados na prática profissional, vista como uma proposta relevante e importante para si e para o processo de trabalho. Como considerações finais destaca-se a capilaridade das ações de EPS nas unidades de saúde e sua relevância para os processos de trabalho junto aos territórios, o processo de fragilização da EPS no município, que iniciou sua desmobilização a partir das novas metas e de resultados de produtividade esperada dos serviços com as diretrizes do Previne Brasil e seu enfraquecimento no período da pandemia. Retomar os espaços e o envolvimento dos trabalhadores é uma decisão e um movimento que precisa ser construído com os trabalhadores e com a gestão, posto que a reorganização desses espaços de falas e escutas podem impactar nos processos de trabalho e no cuidado em saúde. A partir do estudo, foram desenvolvidos dois produtos técnicos: uma proposta de plano de EPS para a rede municipal e um boletim informativo, como compromisso social do estudo, voltado aos gestores e trabalhadores da APS do município. |
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Trindade, Carlos Eduardo AmaroPires, Fabiana Schneider2024-08-13T06:31:52Z2024http://hdl.handle.net/10183/277251001207891O aprender e o ensinar fazem parte do cotidiano dos serviços de saúde, buscando transformar as práticas profissionais. A Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como uma ferramenta de aprendizagem por oportunizar reflexões sobre o processo do trabalho em saúde. O objetivo foi analisar as ações de EPS em unidades de saúde da família com a perspectiva de identificar as fragilidades e potencialidades da EPS, a partir da perspectiva dos trabalhadores ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, com dados produzidos por meio de Grupos Focais (GF) e Diário de Campo (DC). A análise dos dados se deu pela Análise de Discurso. A análise do material permitiu a categorização a seguir: a) Percepção dos participantes sobre EPS em perspectiva histórica; b) Vivências sobre espaços de EPS no trabalho; c) Importância dos espaços de EPS no cotidiano do trabalho; d) As ações de EPS antes e após pandemia Covid-19. Dentre os resultados, destaca-se que as mudanças nas ações e espaços de EPS ocorridas no município afetaram a eficiência da EPS, pois os espaços foram reduzidos ou extintos (em parte decorrente da pandemia). Como fragilidade estão as dificuldades na organização dos trabalhadores (aumento de demandas de saúde nos territórios, produtividade e alcance de metas) e a falta de incentivo por parte da gestão. Há um descontentamento dos trabalhadores em relação à redução do trabalho das equipes de saúde da família, em comparação ao período anterior à pandemia. Como potencialidades, a EPS promove debates e inovação na abordagem de temas que podem ser incorporados na prática profissional, vista como uma proposta relevante e importante para si e para o processo de trabalho. Como considerações finais destaca-se a capilaridade das ações de EPS nas unidades de saúde e sua relevância para os processos de trabalho junto aos territórios, o processo de fragilização da EPS no município, que iniciou sua desmobilização a partir das novas metas e de resultados de produtividade esperada dos serviços com as diretrizes do Previne Brasil e seu enfraquecimento no período da pandemia. Retomar os espaços e o envolvimento dos trabalhadores é uma decisão e um movimento que precisa ser construído com os trabalhadores e com a gestão, posto que a reorganização desses espaços de falas e escutas podem impactar nos processos de trabalho e no cuidado em saúde. A partir do estudo, foram desenvolvidos dois produtos técnicos: uma proposta de plano de EPS para a rede municipal e um boletim informativo, como compromisso social do estudo, voltado aos gestores e trabalhadores da APS do município.Learning and teaching are part of the everyday life of health services in order to transform professional practice. Permanent health education (PHE) is a learning tool that provides opportunities to reflect on the process of health work. The aim was to analyze PHE activities in family health units in order to identify the weaknesses and potential of PHE from the workers' over time perspective. This is a qualitative action research study, with data collected through focus groups (FG) and field diaries (FD). The data was analyzed using discourse analysis. Analysis of the material led to the following categorization: a) participants' perceptions of EPS from a historical perspective; b) experiences of EPS spaces at work; c) importance of EPS spaces in everyday work; d) EPS actions before and after the Covid-19 pandemic. Among the findings, it is noticeable that the changes in EPS actions and spaces in the municipality affected the efficiency of EPS, as spaces have been reduced or disappeared (partly as a result of the pandemic). Weaknesses include difficulties in organizing workers (increased health demands in the areas, productivity, and meeting targets set by management) and a lack of incentives from management. Workers are dissatisfied with the reduction in the quality of work of the family health teams compared with the pre-pandemic period. Regarding the potential, there was unanimity that the EPS sparked debate and innovation in addressing issues that could be incorporated into professional practice, and was deemed a significant and pertinent proposal for both its own sake and the professional process. The final considerations pertain to the capillarity of the EPS actions within the health units and their relevance to the work processes within the territories. Additionally, the process of weakening of the EPS within the municipality, which began to demobilize as a result of the new targets and productivity outcomes expected from the services as per the guidelines of Previne Brazil, and its weakening during the pandemic. The rehabilitation of the workspaces and the involvement of the workforce is a collective decision that necessitates collaboration between the workforce and management, as the reorganization of these areas for communication and listening has the potential to impact both work processes and health care. From the study, two technical products were developed: a proposal for an EPS plan for the municipal network and a newsletter, as a social commitment of the study, aimed at the managers and workers of the APS of the municipality.El aprendizaje y la enseñanza son parte de la vida cotidiana de los servicios de salud, buscando transformar las prácticas profesionales. La Educación Permanente en Salud (EPS) se configura como una herramienta de aprendizaje por oportunizar reflexiones sobre el proceso del trabajo en salud. El objetivo era analizar las acciones de EPS en las unidades de salud familiar con la perspectiva de identificar las debilidades y potencialidades de EPS, desde la perspectiva de los trabajadores a lo largo del tiempo. Se trata de una investigación cualitativa, del tipo Pesquisa-Ação, con datos producidos a través de Grupos Focales (GF) y Diario de Campo (DC). El análisis de los datos se dio por el Análisis de Discurso. El análisis del material permitió la siguiente categorización: a) Percepción de los participantes sobre EPS en perspectiva histórica; b) Experiencias sobre espacios de EPS en el trabajo; c) Importancia de los espacios de EPS en la vida cotidiana del trabajo; d) Las acciones de EPS antes y después de la pandemia Covid-19. Entre los resultados, se destaca que los cambios en las acciones y espacios de EPS ocurridos en el municipio afectaron la eficiencia de EPS, ya que los espacios fueron reducidos o extintos (en parte debido a la pandemia). Como fragilidad son las dificultades en la organización de los trabajadores (aumento de las demandas de salud en los territorios, productividad y logro de metas) y la falta de incentivo por parte de la gestión. Hay un descontento de los trabajadores con respecto a la reducción del trabajo de los equipos de salud familiar, en comparación con el periodo anterior a la pandemia. Como potencialidades, EPS promueve el debate y la innovación en el enfoque de temas que pueden incorporarse a la práctica profesional, vista como una propuesta relevante e importante para usted y para el proceso de trabajo. Como consideraciones finales se destaca la capilaridad de las acciones de EPS en las unidades de salud y su relevancia para los procesos de trabajo junto a los territorios, el proceso de fragilidad de la EPS en el municipio, que inició su desmovilización a partir de los nuevos objetivos y resultados de productividad esperada de los servicios con las directrices de Previne Brasil y su debilitamiento en el período de la pandemia. Reanudar los espacios y la participación de los trabajadores es una decisión y un movimiento que debe construirse con los trabajadores y con la gestión, ya que la reorganización de estos espacios de habla y escucha puede impactar en los procesos de trabajo y en la atención sanitaria. A partir del estudio, se desarrollaron dos productos técnicos: una propuesta de plan de EPS para la red municipal y un boletín informativo, como compromiso social del estudio, dirigido a los gestores y trabajadores de la APS del municipio.application/pdfporEducação continuadaSaúde da famíliaAtenção à saúdePandemiasCOVID-19Educação em saúdePermanent educationHealth educationFamily healthHealth care networkCareCovid-19 pandemicEducación permanenteEducación en saludSalud familiarRed de atención sanitariaCuidadoPandemia Covid-19Educação permanente em saúde em tempos de pós pandemia : uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207891.pdf.txt001207891.pdf.txtExtracted Texttext/plain152968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277251/2/001207891.pdf.txtc225616d4521971790a2d721d39601a8MD52ORIGINAL001207891.pdfTexto completoapplication/pdf4200500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277251/1/001207891.pdf5e99460dd7e2e96ecc7ac8c4eb0666a2MD5110183/2772512024-08-14 06:41:12.803567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-14T09:41:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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