Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5122 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública da rede estadual do Acre, a propósito de formação continuada. Este trabalho, produzido no Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEDU, insere-se na linha de pesquisa sujeitos, interação e cognição, no grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LELIC/UFRGS), vinculado ao Projeto PROVIA – Projeto Comunidades Virtuais de Aprendizagem, financiado pelo CNPq. O trabalho faz uso do referencial teórico de Mikhail Bakhtin, nos conceitos referendados em sua filosofia da linguagem, como: enunciação, produção de sentido, polifonia e exotopia. A fonte dos dados analisados está nas narrativas escritas pelos professores e o foco de análise recai nos enunciados produzidos durante o período em que aconteceram as atividades (setembro/dezembro 2003) desenvolvidas na pesquisa in(ter)venção. A análise dos enunciados produzidos nesse processo dialógico evidencia que os sentidos de limitações/possibilidades referentes ao uso das TICs, a partir do contato com outros sentidos instaurados nas interlocuções/embates/movimentos no grupo, tornam possível novos sentidos que vislumbram possibilidades de transformação no que se refere à predisposição para a utilização das TICs com os alunos. |
id |
URGS_98c66497eb6311b87da4cf7eb2f386e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5122 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Moreira, Gleice Maria de OliveiraAxt, Margarete2007-06-06T17:42:32Z2005http://hdl.handle.net/10183/5122000510556O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública da rede estadual do Acre, a propósito de formação continuada. Este trabalho, produzido no Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEDU, insere-se na linha de pesquisa sujeitos, interação e cognição, no grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LELIC/UFRGS), vinculado ao Projeto PROVIA – Projeto Comunidades Virtuais de Aprendizagem, financiado pelo CNPq. O trabalho faz uso do referencial teórico de Mikhail Bakhtin, nos conceitos referendados em sua filosofia da linguagem, como: enunciação, produção de sentido, polifonia e exotopia. A fonte dos dados analisados está nas narrativas escritas pelos professores e o foco de análise recai nos enunciados produzidos durante o período em que aconteceram as atividades (setembro/dezembro 2003) desenvolvidas na pesquisa in(ter)venção. A análise dos enunciados produzidos nesse processo dialógico evidencia que os sentidos de limitações/possibilidades referentes ao uso das TICs, a partir do contato com outros sentidos instaurados nas interlocuções/embates/movimentos no grupo, tornam possível novos sentidos que vislumbram possibilidades de transformação no que se refere à predisposição para a utilização das TICs com os alunos.application/pdfporProfessorEducação continuadaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção de sentidoEnsino médioEnsino públicoTecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000510556.pdf000510556.pdfTexto completoapplication/pdf345933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/1/000510556.pdfb2765d78388513e157e997133f5aab80MD51TEXT000510556.pdf.txt000510556.pdf.txtExtracted Texttext/plain157341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/2/000510556.pdf.txt6ee56857c4fac572305b013e63b090caMD52THUMBNAIL000510556.pdf.jpg000510556.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/3/000510556.pdf.jpg7da93e0639d7cb869962b4d929898a69MD5310183/51222018-10-16 08:19:49.186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:19:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
title |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores Moreira, Gleice Maria de Oliveira Professor Educação continuada Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção de sentido Ensino médio Ensino público |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores |
author |
Moreira, Gleice Maria de Oliveira |
author_facet |
Moreira, Gleice Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Gleice Maria de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Axt, Margarete |
contributor_str_mv |
Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Educação continuada Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção de sentido Ensino médio Ensino público |
topic |
Professor Educação continuada Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção de sentido Ensino médio Ensino público |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública da rede estadual do Acre, a propósito de formação continuada. Este trabalho, produzido no Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEDU, insere-se na linha de pesquisa sujeitos, interação e cognição, no grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LELIC/UFRGS), vinculado ao Projeto PROVIA – Projeto Comunidades Virtuais de Aprendizagem, financiado pelo CNPq. O trabalho faz uso do referencial teórico de Mikhail Bakhtin, nos conceitos referendados em sua filosofia da linguagem, como: enunciação, produção de sentido, polifonia e exotopia. A fonte dos dados analisados está nas narrativas escritas pelos professores e o foco de análise recai nos enunciados produzidos durante o período em que aconteceram as atividades (setembro/dezembro 2003) desenvolvidas na pesquisa in(ter)venção. A análise dos enunciados produzidos nesse processo dialógico evidencia que os sentidos de limitações/possibilidades referentes ao uso das TICs, a partir do contato com outros sentidos instaurados nas interlocuções/embates/movimentos no grupo, tornam possível novos sentidos que vislumbram possibilidades de transformação no que se refere à predisposição para a utilização das TICs com os alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:42:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5122 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000510556 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5122 |
identifier_str_mv |
000510556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/1/000510556.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/2/000510556.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/3/000510556.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2765d78388513e157e997133f5aab80 6ee56857c4fac572305b013e63b090ca 7da93e0639d7cb869962b4d929898a69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085048929484800 |