Avaliação do impacto de um curso de estomatologia à distância na capacidade diagnóstica e autoconfiança de estudantes de graduação em odontologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazaro, Samara Andreolla
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219658
Resumo: Lesões bucais são encontradas com frequência na rotina de atendimento clínico em Odontologia. Sua detecção se baseia no exame físico, procedimento simples e que se fundamenta no acesso visual direto dessa região anatômica. Dessa forma, presume-se que a sua detecção precoce é possível. Contudo, os dentistas costumam referir dificuldade para detectar, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na boca. Essa dificuldade tem sido atribuída, pelo menos em parte, a pouca carga horária destinada às aulas teóricas e treinamento prático ao longo do curso de formação. Essa lacuna de conhecimento parece explicar o diagnóstico tardio de lesões, entre elas o câncer bucal, levando a altas taxas de mortalidade. A teleducação caracteriza-se como uso das tecnologias da informação para realização de ações voltadas à Educação à Distância (EAD). O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um curso EAD sobre Estomatologia na capacidade diagnóstica e autoconfiança de estudantes de graduação em Odontologia da Faculdade Federal do Rio Grande do Sul no diagnóstico de lesões bucais. Este estudo quase-experimental contou com uma amostra de conveniência composta por estudantes de odontologia 28 alunos do 1º ano e 36 do 5º ano. O curso, de caráter auto instrucional, teve uma carga horária de 30h, distribuídas ao longo de 3 meses, sendo hospedado na plataforma Moodle. O conteúdo compreendeu exame clínico e complementares, processo diagnóstico para as lesões bucais, que foram agrupadas em módulos de acordo com a classificação das lesões fundamentais. Foram disponibilizados materiais de leitura, a abordagem norteada pelo raciocínio do especialista para cada tipo de lesão, videoaulas e avaliações do tipo quiz. Uma avaliação baseada em fotos de 30 casos clínicos foi aplicada antes e depois da realização do curso. Para cada caso, os participantes opinavam com relação a classificação da natureza: (a) lesões benignas (processos inflamatórios/tumores benignos), (b) lesões potencialmente malignas ou (c) lesões malignas e a hipótese diagnóstica (palpite diagnóstico fechado). Além disso, os participantes eram convidados a expressar a sua conduta caso recebessem um caso como o apresentado nas fotos em sua rotina diária (encaminhariam o caso para um especialista ou sentiram-se capazes de executar o diagnóstico e a conduta). Observou-se um aumento (p<0,01) de 19,8% e de 14.9% na capacidade de classificar a natureza das lesões nos 2 grupos de estudantes avaliados (1º e 5º ano respectivamente). Além disso, houve aumento na autoconfiança, demonstrado por meio da redução da intenção de encaminhar os casos para avaliação com especialista em estomatologia nos mesmos grupos (32,6% e19,7%, p<0,01). Conclui-se que o curso EAD teve impacto positivo na capacidade diagnóstica e na autoconfiança ao final do curso, demonstrando que esta estratégia de ensino é útil no aprimoramento do conhecimento com relação ao diagnóstico das lesões bucais.
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O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um curso EAD sobre Estomatologia na capacidade diagnóstica e autoconfiança de estudantes de graduação em Odontologia da Faculdade Federal do Rio Grande do Sul no diagnóstico de lesões bucais. Este estudo quase-experimental contou com uma amostra de conveniência composta por estudantes de odontologia 28 alunos do 1º ano e 36 do 5º ano. O curso, de caráter auto instrucional, teve uma carga horária de 30h, distribuídas ao longo de 3 meses, sendo hospedado na plataforma Moodle. O conteúdo compreendeu exame clínico e complementares, processo diagnóstico para as lesões bucais, que foram agrupadas em módulos de acordo com a classificação das lesões fundamentais. Foram disponibilizados materiais de leitura, a abordagem norteada pelo raciocínio do especialista para cada tipo de lesão, videoaulas e avaliações do tipo quiz. Uma avaliação baseada em fotos de 30 casos clínicos foi aplicada antes e depois da realização do curso. Para cada caso, os participantes opinavam com relação a classificação da natureza: (a) lesões benignas (processos inflamatórios/tumores benignos), (b) lesões potencialmente malignas ou (c) lesões malignas e a hipótese diagnóstica (palpite diagnóstico fechado). Além disso, os participantes eram convidados a expressar a sua conduta caso recebessem um caso como o apresentado nas fotos em sua rotina diária (encaminhariam o caso para um especialista ou sentiram-se capazes de executar o diagnóstico e a conduta). Observou-se um aumento (p<0,01) de 19,8% e de 14.9% na capacidade de classificar a natureza das lesões nos 2 grupos de estudantes avaliados (1º e 5º ano respectivamente). Além disso, houve aumento na autoconfiança, demonstrado por meio da redução da intenção de encaminhar os casos para avaliação com especialista em estomatologia nos mesmos grupos (32,6% e19,7%, p<0,01). Conclui-se que o curso EAD teve impacto positivo na capacidade diagnóstica e na autoconfiança ao final do curso, demonstrando que esta estratégia de ensino é útil no aprimoramento do conhecimento com relação ao diagnóstico das lesões bucais.Oral diseases are frequently found in the routine of clinical care in Dentistry. Its detection is based on physical examination, a simple procedure that is based on direct visual access to this anatomical region. Thus, it is assumed that its early detection is possible. However, dentists often report difficulty in detecting, diagnosing and treating diseases that manifest in the mouth. This difficulty has been attributed, at least in part, to the low number of hours devoted to theoretical classes and practical training throughout the training course. This knowledge gap seems to explain the late diagnosis of diseases, including oral cancer, leading to high mortality rates. Teleducation is characterized as the use of information technologies to carry out actions aimed at Distance Education (ODL). The aim of this study was to assess the impact of a distance learning course on stomatology on the diagnostic capacity and self-confidence of undergraduate dentistry students at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in the diagnosis of oral diseases. This quasi-experimental study had a convenience sample composed of dentistry students, 28 1st year students and 36 5th year students. The course, of a self-instructional nature, had a workload of 30 hours, distributed over 3 months, being hosted on the Moodle platform. The content included clinical and complementary exam, diagnostic process for oral lesions, which were separated into modules according to the classification of fundamental lesions. Reading materials were made available, the approach guided by the expert's reasoning for each type of injury, video lessons and quiz-type assessments. A photo-based assessment of 30 clinical cases was applied before and after the course. For each case, the participants gave their opinion regarding the classification of nature: (a) benign diseases (inflammatory processes / benign tumors), (b) potentially malignant diseases or (c) malignant diseases and the diagnostic hypothesis (closed diagnostic guess). In addition, the participants were invited to express their conduct if they received a case such as the one shown in the pictures in their daily routine (they would forward the case to a specialist or feel capable of carrying out the diagnosis and conduct). There was an increase (p <0.01) of 19.8% and 14.9% in the ability to classify the nature of injuries in the 2 groups of students evaluated (1st and 5th year respectively). In addition, there was an increase in self-confidence, demonstrated by a reduction in the intention to refer cases to a specialist in stomatology in the same groups (32.6% and 19.7%, p <0.01). It is concluded that the distance learning course had a positive impact on the diagnostic capacity and self-confidence at the end of the course, demonstrating that this teaching strategy is useful in improving knowledge regarding the diagnosis of oral diseases.application/pdfporEducação a distânciaEstudantes de odontologiaMedicina bucalEducation, distanceStudents, dentalOral medicineAvaliação do impacto de um curso de estomatologia à distância na capacidade diagnóstica e autoconfiança de estudantes de graduação em odontologia.Evaluation of the impact of a distance stomatology course on the diagnostic capacity and self-confidence of students in dentistry info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em Odontologia / Área De Concentração Clínica Odontológica / EstomatologiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124124.pdf.txt001124124.pdf.txtExtracted Texttext/plain72952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219658/2/001124124.pdf.txt1d4a2f90d1bdb89a0b811890d56f83b3MD52ORIGINAL001124124.pdfTexto completoapplication/pdf807880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219658/1/001124124.pdfb548d6975b15445ef448197d1bbc03bdMD5110183/2196582021-05-07 04:37:49.782205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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