As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Robson Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Roberto Vidal, SOUZA, Rosângela Sarmento, MINCIOTTI, Silvio Augusto, FARIA, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/843
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os elementos dos Compostos de Marketing utilizados pelas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs), visando contribuir com a compreensão do uso das ferramentas do Marketing de Serviços pelas ESCs, a partir da definição dos seus Compostos de Marketing. O presente estudo é de natureza exploratória e se propôs a estudar o envolvimento das empresas com a prática do marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das ESCs. Ao final, pode-se constatar que as ESCs pesquisadas adotam a prática de algumas técnicas de marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos serviços contábeis, tais como: Produto, Preço, Promoção e Praça, Pessoas, Ambiente e Processos. A prática de marketing é influenciada pelo porte das empresas-clientes dessas ESCs. Constatou-se que as ESCs, focadas no atendimento a clientes de grande porte, já adotam algumas práticas de marketing, mesmo que de forma embrionária, o que não acontece com as ESCs que prestam serviços para micros e pequenas empresas.
id USCS-1_9a62fffef0e63e4e0dc460d407079332
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/843
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAs Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo2014-062016-09-06T14:25:02Z2016-09-06T14:25:02ZO objetivo deste trabalho é identificar os elementos dos Compostos de Marketing utilizados pelas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs), visando contribuir com a compreensão do uso das ferramentas do Marketing de Serviços pelas ESCs, a partir da definição dos seus Compostos de Marketing. O presente estudo é de natureza exploratória e se propôs a estudar o envolvimento das empresas com a prática do marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das ESCs. Ao final, pode-se constatar que as ESCs pesquisadas adotam a prática de algumas técnicas de marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos serviços contábeis, tais como: Produto, Preço, Promoção e Praça, Pessoas, Ambiente e Processos. A prática de marketing é influenciada pelo porte das empresas-clientes dessas ESCs. Constatou-se que as ESCs, focadas no atendimento a clientes de grande porte, já adotam algumas práticas de marketing, mesmo que de forma embrionária, o que não acontece com as ESCs que prestam serviços para micros e pequenas empresas.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T12:11:32Z No. of bitstreams: 0Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-02T12:14:26Z (GMT) No. of bitstreams: 0Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: completar a referência on 2016-08-09T13:10:45Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-30T12:51:04Z No. of bitstreams: 0Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:32:06Z (GMT) No. of bitstreams: 0Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-06T14:25:02Z (GMT) No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2016-09-06T14:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-06MarketingEmpresas de Serviços ContábeisServiçoshttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/843DMD_hdl_123456789/843AZEVEDO, Robson Ribeiro; SILVA, Roberto Vidal; SOUZA, Rosângela Sarmento; MINCIOTTI, Silvio Augusto; FARIA, Ana Cristina. As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, v. 48, n. 207, p. 49-61, Jun., 2014.AZEVEDO, Robson RibeiroSILVA, Roberto VidalSOUZA, Rosângela SarmentoMINCIOTTI, Silvio AugustoFARIA, Ana Cristinaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/843Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:19.614Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
title As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
spellingShingle As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
AZEVEDO, Robson Ribeiro
Marketing
Empresas de Serviços Contábeis
Serviços
title_short As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
title_full As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
title_fullStr As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
title_full_unstemmed As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
title_sort As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo
author AZEVEDO, Robson Ribeiro
author_facet AZEVEDO, Robson Ribeiro
SILVA, Roberto Vidal
SOUZA, Rosângela Sarmento
MINCIOTTI, Silvio Augusto
FARIA, Ana Cristina
author_role author
author2 SILVA, Roberto Vidal
SOUZA, Rosângela Sarmento
MINCIOTTI, Silvio Augusto
FARIA, Ana Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, Robson Ribeiro
SILVA, Roberto Vidal
SOUZA, Rosângela Sarmento
MINCIOTTI, Silvio Augusto
FARIA, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Empresas de Serviços Contábeis
Serviços
topic Marketing
Empresas de Serviços Contábeis
Serviços
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho é identificar os elementos dos Compostos de Marketing utilizados pelas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs), visando contribuir com a compreensão do uso das ferramentas do Marketing de Serviços pelas ESCs, a partir da definição dos seus Compostos de Marketing. O presente estudo é de natureza exploratória e se propôs a estudar o envolvimento das empresas com a prática do marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das ESCs. Ao final, pode-se constatar que as ESCs pesquisadas adotam a prática de algumas técnicas de marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos serviços contábeis, tais como: Produto, Preço, Promoção e Praça, Pessoas, Ambiente e Processos. A prática de marketing é influenciada pelo porte das empresas-clientes dessas ESCs. Constatou-se que as ESCs, focadas no atendimento a clientes de grande porte, já adotam algumas práticas de marketing, mesmo que de forma embrionária, o que não acontece com as ESCs que prestam serviços para micros e pequenas empresas.
description O objetivo deste trabalho é identificar os elementos dos Compostos de Marketing utilizados pelas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs), visando contribuir com a compreensão do uso das ferramentas do Marketing de Serviços pelas ESCs, a partir da definição dos seus Compostos de Marketing. O presente estudo é de natureza exploratória e se propôs a estudar o envolvimento das empresas com a prática do marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das ESCs. Ao final, pode-se constatar que as ESCs pesquisadas adotam a prática de algumas técnicas de marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos serviços contábeis, tais como: Produto, Preço, Promoção e Praça, Pessoas, Ambiente e Processos. A prática de marketing é influenciada pelo porte das empresas-clientes dessas ESCs. Constatou-se que as ESCs, focadas no atendimento a clientes de grande porte, já adotam algumas práticas de marketing, mesmo que de forma embrionária, o que não acontece com as ESCs que prestam serviços para micros e pequenas empresas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-06T14:25:02Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-06T14:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/843
DMD_hdl_123456789/843
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Robson Ribeiro; SILVA, Roberto Vidal; SOUZA, Rosângela Sarmento; MINCIOTTI, Silvio Augusto; FARIA, Ana Cristina. As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, v. 48, n. 207, p. 49-61, Jun., 2014.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/843
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/843
AZEVEDO, Robson Ribeiro; SILVA, Roberto Vidal; SOUZA, Rosângela Sarmento; MINCIOTTI, Silvio Augusto; FARIA, Ana Cristina. As Empresas de Serviços Contábeis e a Utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, v. 48, n. 207, p. 49-61, Jun., 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959358083072