A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRICCA, Sérgio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DIAS, Roberto Wagner, MORAIS, Diogo Martins Gonçalves, MINCIOTTI, Silvio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/852
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar a relevância dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos para a escolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios. A pesquisa tem caráter descritivo e foi desenvolvido por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um survey que envolveu 269 estudantes de 4 cursos da área de gestão e negócios e 1 questionário estruturado com 20 variáveis. Na identificação dos fatores, utilizaram-se os resultados das avaliações dos estudantes, em uma escala de 0 a 10, acerca do grau de influência de cada uma das questões na escolha de seu curso superior, o que possibilitou a visualização dos elementos que caracterizam a influência dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos na escolha de um curso superior de tecnologia, da área de gestão e negócios, por parte dos estudantes. Conclui-se que o fator pessoal é o que mais influencia os estudantes na escolha de todos os quatro cursos superiores de tecnologia analisados, Sobre a proposta de que a escolha de uma Iinstituição de ensino para realizar o curso superior na grande maioria dos casos é uma decisão de compra em situação de alto envolvimento.
id USCS-1_c3d0c7e2848eaab4dbb05e6d35b254f2
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/852
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor2014-052016-09-06T14:37:24Z2016-09-06T14:37:24ZO presente estudo tem por objetivo verificar a relevância dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos para a escolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios. A pesquisa tem caráter descritivo e foi desenvolvido por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um survey que envolveu 269 estudantes de 4 cursos da área de gestão e negócios e 1 questionário estruturado com 20 variáveis. Na identificação dos fatores, utilizaram-se os resultados das avaliações dos estudantes, em uma escala de 0 a 10, acerca do grau de influência de cada uma das questões na escolha de seu curso superior, o que possibilitou a visualização dos elementos que caracterizam a influência dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos na escolha de um curso superior de tecnologia, da área de gestão e negócios, por parte dos estudantes. Conclui-se que o fator pessoal é o que mais influencia os estudantes na escolha de todos os quatro cursos superiores de tecnologia analisados, Sobre a proposta de que a escolha de uma Iinstituição de ensino para realizar o curso superior na grande maioria dos casos é uma decisão de compra em situação de alto envolvimento.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T12:18:45Z No. of bitstreams: 1 1582.pdf: 95399 bytes, checksum: 610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0d (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-02T12:42:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1582.pdf: 95399 bytes, checksum: 610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0d (MD5)Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: Completar a referência on 2016-08-09T13:09:36Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-09T13:43:11Z No. of bitstreams: 1 1582.pdf: 95399 bytes, checksum: 610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0d (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-10T13:06:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1582.pdf: 95399 bytes, checksum: 610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0d (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-06T14:37:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1582.pdf: 95399 bytes, checksum: 610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0d (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-06T14:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1582.pdf: 95399 bytes, checksum: 610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0d (MD5) Previous issue date: 2014-05cursos superiores de tecnologiafatores de influência de compracomportamento do consumidorhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/852DMD_hdl_123456789/852CRICCA, Sérgio; DIAS, Roberto Wagner; MORAIS, Diogo Martins Gonçalves; MINCIOTTI, Silvio Augusto. A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor. Gestão & Regionalidade, v. 30, n.89, p. 116-127, Mai-Ago 2014.CRICCA, SérgioDIAS, Roberto WagnerMORAIS, Diogo Martins GonçalvesMINCIOTTI, Silvio Augustoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1582.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/852/2/1582.pdfapplication/pdf95399http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/852/2/1582.pdf610aec5eadee937a72e08c3e63a31c0dMD5123456789_852_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/852Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:19.684Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
title A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
spellingShingle A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
CRICCA, Sérgio
cursos superiores de tecnologia
fatores de influência de compra
comportamento do consumidor
title_short A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
title_full A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
title_fullStr A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
title_full_unstemmed A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
title_sort A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor
author CRICCA, Sérgio
author_facet CRICCA, Sérgio
DIAS, Roberto Wagner
MORAIS, Diogo Martins Gonçalves
MINCIOTTI, Silvio Augusto
author_role author
author2 DIAS, Roberto Wagner
MORAIS, Diogo Martins Gonçalves
MINCIOTTI, Silvio Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRICCA, Sérgio
DIAS, Roberto Wagner
MORAIS, Diogo Martins Gonçalves
MINCIOTTI, Silvio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv cursos superiores de tecnologia
fatores de influência de compra
comportamento do consumidor
topic cursos superiores de tecnologia
fatores de influência de compra
comportamento do consumidor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo tem por objetivo verificar a relevância dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos para a escolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios. A pesquisa tem caráter descritivo e foi desenvolvido por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um survey que envolveu 269 estudantes de 4 cursos da área de gestão e negócios e 1 questionário estruturado com 20 variáveis. Na identificação dos fatores, utilizaram-se os resultados das avaliações dos estudantes, em uma escala de 0 a 10, acerca do grau de influência de cada uma das questões na escolha de seu curso superior, o que possibilitou a visualização dos elementos que caracterizam a influência dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos na escolha de um curso superior de tecnologia, da área de gestão e negócios, por parte dos estudantes. Conclui-se que o fator pessoal é o que mais influencia os estudantes na escolha de todos os quatro cursos superiores de tecnologia analisados, Sobre a proposta de que a escolha de uma Iinstituição de ensino para realizar o curso superior na grande maioria dos casos é uma decisão de compra em situação de alto envolvimento.
description O presente estudo tem por objetivo verificar a relevância dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos para a escolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios. A pesquisa tem caráter descritivo e foi desenvolvido por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um survey que envolveu 269 estudantes de 4 cursos da área de gestão e negócios e 1 questionário estruturado com 20 variáveis. Na identificação dos fatores, utilizaram-se os resultados das avaliações dos estudantes, em uma escala de 0 a 10, acerca do grau de influência de cada uma das questões na escolha de seu curso superior, o que possibilitou a visualização dos elementos que caracterizam a influência dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos na escolha de um curso superior de tecnologia, da área de gestão e negócios, por parte dos estudantes. Conclui-se que o fator pessoal é o que mais influencia os estudantes na escolha de todos os quatro cursos superiores de tecnologia analisados, Sobre a proposta de que a escolha de uma Iinstituição de ensino para realizar o curso superior na grande maioria dos casos é uma decisão de compra em situação de alto envolvimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-06T14:37:24Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-06T14:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/852
DMD_hdl_123456789/852
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRICCA, Sérgio; DIAS, Roberto Wagner; MORAIS, Diogo Martins Gonçalves; MINCIOTTI, Silvio Augusto. A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor. Gestão & Regionalidade, v. 30, n.89, p. 116-127, Mai-Ago 2014.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/852
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/852
CRICCA, Sérgio; DIAS, Roberto Wagner; MORAIS, Diogo Martins Gonçalves; MINCIOTTI, Silvio Augusto. A Escolha de um Curso Superior de Tecnologia na Área de Gestão e Negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor. Gestão & Regionalidade, v. 30, n.89, p. 116-127, Mai-Ago 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959361228800