Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Paixão, Jairo Antônio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barroso, Yuri Windson Santos, Custódio, Glauber César Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471
Resumo: ResumoA presente investigação teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no início de carreira docente, atuante na educação básica. A partir de um estudo de campo, de cunho qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse professor no início de carreira. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos, foram mencionadas leituras de artigos, capítulos de livros , visitas a sites e contatos com professores formados há mais tempo, atuantes na Educação Física escolar. Portanto, implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de licenciatura em Educação Física é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; licenciatura; escola.Teacher training of physical education and initial difficulties in careerstart in high schoolsAbstractThis research aimed is aimed at analyzing the initial difficulties encountered by Physical Education teachers at the beginning of carrer in high schools. From a qualitative field of study, it was found that the initial training did not provide sufficient expertise for the performance of these professionals in the career beginning. Among the forms of acquisition of this knowledge, was mentioned readings of articles, books and visits to sites and contacts with trained teachers, active in that field of professional intervention for longer, which, in turn, have a larger luggage of experience. This situation leads to the conclusion that implementing the experiences lived by academics in licensure degree in Physical Education is a demand that deserves to be discussed and implemented in the initial training courses.Keywords: Initial training; Physical Education; licensure; school.
id USF_5f0d4de53d2b10fc147b35e72508ecaf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/471
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básicoResumoA presente investigação teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no início de carreira docente, atuante na educação básica. A partir de um estudo de campo, de cunho qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse professor no início de carreira. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos, foram mencionadas leituras de artigos, capítulos de livros , visitas a sites e contatos com professores formados há mais tempo, atuantes na Educação Física escolar. Portanto, implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de licenciatura em Educação Física é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; licenciatura; escola.Teacher training of physical education and initial difficulties in careerstart in high schoolsAbstractThis research aimed is aimed at analyzing the initial difficulties encountered by Physical Education teachers at the beginning of carrer in high schools. From a qualitative field of study, it was found that the initial training did not provide sufficient expertise for the performance of these professionals in the career beginning. Among the forms of acquisition of this knowledge, was mentioned readings of articles, books and visits to sites and contacts with trained teachers, active in that field of professional intervention for longer, which, in turn, have a larger luggage of experience. This situation leads to the conclusion that implementing the experiences lived by academics in licensure degree in Physical Education is a demand that deserves to be discussed and implemented in the initial training courses.Keywords: Initial training; Physical Education; licensure; school.Universidade São Francisco2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/47110.24933/horizontes.v34i2.471Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 57 - 682317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471/165da Paixão, Jairo AntônioBarroso, Yuri Windson SantosCustódio, Glauber César Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/471Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:03.566552Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
title Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
spellingShingle Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
da Paixão, Jairo Antônio
title_short Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
title_full Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
title_fullStr Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
title_full_unstemmed Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
title_sort Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
author da Paixão, Jairo Antônio
author_facet da Paixão, Jairo Antônio
Barroso, Yuri Windson Santos
Custódio, Glauber César Cruz
author_role author
author2 Barroso, Yuri Windson Santos
Custódio, Glauber César Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Paixão, Jairo Antônio
Barroso, Yuri Windson Santos
Custódio, Glauber César Cruz
description ResumoA presente investigação teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no início de carreira docente, atuante na educação básica. A partir de um estudo de campo, de cunho qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse professor no início de carreira. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos, foram mencionadas leituras de artigos, capítulos de livros , visitas a sites e contatos com professores formados há mais tempo, atuantes na Educação Física escolar. Portanto, implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de licenciatura em Educação Física é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; licenciatura; escola.Teacher training of physical education and initial difficulties in careerstart in high schoolsAbstractThis research aimed is aimed at analyzing the initial difficulties encountered by Physical Education teachers at the beginning of carrer in high schools. From a qualitative field of study, it was found that the initial training did not provide sufficient expertise for the performance of these professionals in the career beginning. Among the forms of acquisition of this knowledge, was mentioned readings of articles, books and visits to sites and contacts with trained teachers, active in that field of professional intervention for longer, which, in turn, have a larger luggage of experience. This situation leads to the conclusion that implementing the experiences lived by academics in licensure degree in Physical Education is a demand that deserves to be discussed and implemented in the initial training courses.Keywords: Initial training; Physical Education; licensure; school.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471
10.24933/horizontes.v34i2.471
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i2.471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471/165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 57 - 68
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439346876416