Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471 |
Resumo: | ResumoA presente investigação teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no início de carreira docente, atuante na educação básica. A partir de um estudo de campo, de cunho qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse professor no início de carreira. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos, foram mencionadas leituras de artigos, capítulos de livros , visitas a sites e contatos com professores formados há mais tempo, atuantes na Educação Física escolar. Portanto, implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de licenciatura em Educação Física é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; licenciatura; escola.Teacher training of physical education and initial difficulties in careerstart in high schoolsAbstractThis research aimed is aimed at analyzing the initial difficulties encountered by Physical Education teachers at the beginning of carrer in high schools. From a qualitative field of study, it was found that the initial training did not provide sufficient expertise for the performance of these professionals in the career beginning. Among the forms of acquisition of this knowledge, was mentioned readings of articles, books and visits to sites and contacts with trained teachers, active in that field of professional intervention for longer, which, in turn, have a larger luggage of experience. This situation leads to the conclusion that implementing the experiences lived by academics in licensure degree in Physical Education is a demand that deserves to be discussed and implemented in the initial training courses.Keywords: Initial training; Physical Education; licensure; school. |
id |
USF_5f0d4de53d2b10fc147b35e72508ecaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/471 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básicoResumoA presente investigação teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no início de carreira docente, atuante na educação básica. A partir de um estudo de campo, de cunho qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse professor no início de carreira. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos, foram mencionadas leituras de artigos, capítulos de livros , visitas a sites e contatos com professores formados há mais tempo, atuantes na Educação Física escolar. Portanto, implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de licenciatura em Educação Física é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; licenciatura; escola.Teacher training of physical education and initial difficulties in careerstart in high schoolsAbstractThis research aimed is aimed at analyzing the initial difficulties encountered by Physical Education teachers at the beginning of carrer in high schools. From a qualitative field of study, it was found that the initial training did not provide sufficient expertise for the performance of these professionals in the career beginning. Among the forms of acquisition of this knowledge, was mentioned readings of articles, books and visits to sites and contacts with trained teachers, active in that field of professional intervention for longer, which, in turn, have a larger luggage of experience. This situation leads to the conclusion that implementing the experiences lived by academics in licensure degree in Physical Education is a demand that deserves to be discussed and implemented in the initial training courses.Keywords: Initial training; Physical Education; licensure; school.Universidade São Francisco2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/47110.24933/horizontes.v34i2.471Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 57 - 682317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471/165da Paixão, Jairo AntônioBarroso, Yuri Windson SantosCustódio, Glauber César Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/471Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:03.566552Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
title |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
spellingShingle |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico da Paixão, Jairo Antônio |
title_short |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
title_full |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
title_fullStr |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
title_full_unstemmed |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
title_sort |
Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico |
author |
da Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
da Paixão, Jairo Antônio Barroso, Yuri Windson Santos Custódio, Glauber César Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Yuri Windson Santos Custódio, Glauber César Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Paixão, Jairo Antônio Barroso, Yuri Windson Santos Custódio, Glauber César Cruz |
description |
ResumoA presente investigação teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no início de carreira docente, atuante na educação básica. A partir de um estudo de campo, de cunho qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse professor no início de carreira. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos, foram mencionadas leituras de artigos, capítulos de livros , visitas a sites e contatos com professores formados há mais tempo, atuantes na Educação Física escolar. Portanto, implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de licenciatura em Educação Física é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Palavras-chave: Formação inicial; Educação Física; licenciatura; escola.Teacher training of physical education and initial difficulties in careerstart in high schoolsAbstractThis research aimed is aimed at analyzing the initial difficulties encountered by Physical Education teachers at the beginning of carrer in high schools. From a qualitative field of study, it was found that the initial training did not provide sufficient expertise for the performance of these professionals in the career beginning. Among the forms of acquisition of this knowledge, was mentioned readings of articles, books and visits to sites and contacts with trained teachers, active in that field of professional intervention for longer, which, in turn, have a larger luggage of experience. This situation leads to the conclusion that implementing the experiences lived by academics in licensure degree in Physical Education is a demand that deserves to be discussed and implemented in the initial training courses.Keywords: Initial training; Physical Education; licensure; school. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471 10.24933/horizontes.v34i2.471 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v34i2.471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 57 - 68 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v34i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439346876416 |