Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas. |
id |
USF_d1baba2e07b0972970482ac09dc06d0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1550 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentesEste artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas.Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155010.24933/horizontes.v41i1.1550Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230242317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550/728Copyright (c) 2023 Luciane Mulazani dos Santos, Arline Thomé da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Arline Thomé da Santos, Luciane Mulazani dos2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1550Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
title |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
spellingShingle |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes Silva, Arline Thomé da |
title_short |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
title_full |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
title_fullStr |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
title_full_unstemmed |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
title_sort |
Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes |
author |
Silva, Arline Thomé da |
author_facet |
Silva, Arline Thomé da Santos, Luciane Mulazani dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Luciane Mulazani dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Arline Thomé da Santos, Luciane Mulazani dos |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550 10.24933/horizontes.v41i1.1550 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550/728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luciane Mulazani dos Santos, Arline Thomé da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luciane Mulazani dos Santos, Arline Thomé da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023024 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438482849792 |