Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Arline Thomé da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Luciane Mulazani dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas.
id USF_d1baba2e07b0972970482ac09dc06d0e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1550
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentesEste artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas.Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155010.24933/horizontes.v41i1.1550Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230242317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550/728Copyright (c) 2023 Luciane Mulazani dos Santos, Arline Thomé da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Arline Thomé da Santos, Luciane Mulazani dos2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1550Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
title Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
spellingShingle Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
Silva, Arline Thomé da
title_short Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
title_full Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
title_fullStr Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
title_full_unstemmed Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
title_sort Potencialidades das narrativas de professores na pesquisa em Educação para a formação e o desenvolvimento profissional docentes
author Silva, Arline Thomé da
author_facet Silva, Arline Thomé da
Santos, Luciane Mulazani dos
author_role author
author2 Santos, Luciane Mulazani dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Arline Thomé da
Santos, Luciane Mulazani dos
description Este artigo tem como objetivo apresentar potencialidades do uso de narrativas de professores na pesquisa em Educação ‒ como método de investigação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação do pesquisador. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa de mestrado que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para constituir narrativas de professores e discutir aspectos de sua profissão. Apresentam-se trechos das narrativas que, analisados a partir de duas categorias a priori e uma emergente, evidenciam como a formação e o desenvolvimento docentes podem ser discutidos a partir dos movimentos de constituição, leitura, análise de narrativas e de reflexão sobre elas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550
10.24933/horizontes.v41i1.1550
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1550/728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luciane Mulazani dos Santos, Arline Thomé da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luciane Mulazani dos Santos, Arline Thomé da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023024
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438482849792