Bredekamp’s “image act”: ontology and presence of visual artefacts
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/181203 |
Resumo: | Imagens são entidades vivas que assaltam os olhos. Essa é a ideia por trás do conceito de “ato da imagem”, desenvolvido pelo historiador de arte alemão Horst Bredekamp, que se propôs a repensar uma problemática nos estudos da imagem: a dependência de modelos baseados em teorias linguísticas. Em seu estudo sistemático dos mais variados artefatos visuais desde a pré-história, ele propõe três variações do ato da imagem – esquemática, substitutiva e intrínseca – que atuam com sua potência latente específica sobre a visão e o corpo do espectador. Neste artigo buscamos apresentar tal conceito a partir de uma breve contextualização, explicando as suas três variações para, assim, evidenciar e concluir que há uma dimensão ontológica e uma autonomia inumana dos diversos artefatos visuais. |
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Bredekamp’s “image act”: ontology and presence of visual artefactsO “ato da imagem” de Bredekamp: ontologia e presença dos artefatos visuaisAto da imagemArtefatos visuaisOlharImage actVisual artefactGazeImagens são entidades vivas que assaltam os olhos. Essa é a ideia por trás do conceito de “ato da imagem”, desenvolvido pelo historiador de arte alemão Horst Bredekamp, que se propôs a repensar uma problemática nos estudos da imagem: a dependência de modelos baseados em teorias linguísticas. Em seu estudo sistemático dos mais variados artefatos visuais desde a pré-história, ele propõe três variações do ato da imagem – esquemática, substitutiva e intrínseca – que atuam com sua potência latente específica sobre a visão e o corpo do espectador. Neste artigo buscamos apresentar tal conceito a partir de uma breve contextualização, explicando as suas três variações para, assim, evidenciar e concluir que há uma dimensão ontológica e uma autonomia inumana dos diversos artefatos visuais.Images are living entities that assault the eyes. This is the motto behind the concept of “image act” developed by German art historian Horst Bredekamp, who proposed to rethink a problematic topic in image studies: its dependence on linguistic theory-based models. On his systematic study of several visual artefacts since prehistory, he proposes three variations of this image act – schematic, substitutive and intrinsic –, which act individually, through a specific latent force, on the eyes and body of the spectator. In this study, we seek to introduce and contextualize this concept, explaining its three variations to, then, evidence and conclude the existence of both the ontological dimension of the visual artefacts and its inhuman autonomy.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18120310.11606/issn.2316-7114.sig.2022.181203Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 181-197Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 181-1972316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/181203/179908Copyright (c) 2022 Frederico Feitozahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitoza, Frederico2022-02-04T22:46:23Zoai:revistas.usp.br:article/181203Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-02-04T22:46:23Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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