Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Cristiano Sardá da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Eggert-Steindel, Gisela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782
Resumo: O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.
id USP-15_45cf2a66d35c367b3713228d4a9705e3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/179782
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande FlorianópolisLeituraIncentivo à leituraPráticas de leituraFormação de leitoresInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiaReadingReading incentiveReading PracticesFormation of readersFederal Institutes of Education, Science and TechnologyO estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.The study presents an outline of the concept of reading expressed by librarians from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), practices that educate readers1 and the promotion of reading in the libraries of this public educational institution. This is a descriptive and qualitative research that used an electronic questionnaire sent to 11 librarians located in the IFSC libraries of campi in the Greater Florianópolis region, with a return of approximately 90% of this universe of librarians. In the concept of these librarians, reading is an act of interpretation and production of meanings, assuming that reading has a close relationship between information and knowledge in the key of reading, whether for study or for enjoyment or leisure. They develop practices to encourage reading with playful activities on works of fiction literature: reading circle, reading and debates and literary evening and with the dissemination of books and reading: exhibition of books, indication of literary works, book exchange, exhibition and permanent bookshelves of literary works. Practices created by these professionals in reading and writing, information and knowledge in order to provide continuous training for readers and promote reading, recognizing reading as an important aspect for personal, academic and professional training.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/17978210.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 70-882178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782/177593Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Cristiano Sardá daEggert-Steindel, Gisela2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis
title Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
spellingShingle Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
Conceição, Cristiano Sardá da
Leitura
Incentivo à leitura
Práticas de leitura
Formação de leitores
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Reading
Reading incentive
Reading Practices
Formation of readers
Federal Institutes of Education, Science and Technology
title_short Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
title_full Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
title_fullStr Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
title_full_unstemmed Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
title_sort Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
author Conceição, Cristiano Sardá da
author_facet Conceição, Cristiano Sardá da
Eggert-Steindel, Gisela
author_role author
author2 Eggert-Steindel, Gisela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Cristiano Sardá da
Eggert-Steindel, Gisela
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Incentivo à leitura
Práticas de leitura
Formação de leitores
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Reading
Reading incentive
Reading Practices
Formation of readers
Federal Institutes of Education, Science and Technology
topic Leitura
Incentivo à leitura
Práticas de leitura
Formação de leitores
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Reading
Reading incentive
Reading Practices
Formation of readers
Federal Institutes of Education, Science and Technology
description O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782
10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782/177593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 70-88
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839582674944