Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782 |
Resumo: | O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional. |
id |
USP-15_45cf2a66d35c367b3713228d4a9705e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/179782 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande FlorianópolisLeituraIncentivo à leituraPráticas de leituraFormação de leitoresInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiaReadingReading incentiveReading PracticesFormation of readersFederal Institutes of Education, Science and TechnologyO estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.The study presents an outline of the concept of reading expressed by librarians from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), practices that educate readers1 and the promotion of reading in the libraries of this public educational institution. This is a descriptive and qualitative research that used an electronic questionnaire sent to 11 librarians located in the IFSC libraries of campi in the Greater Florianópolis region, with a return of approximately 90% of this universe of librarians. In the concept of these librarians, reading is an act of interpretation and production of meanings, assuming that reading has a close relationship between information and knowledge in the key of reading, whether for study or for enjoyment or leisure. They develop practices to encourage reading with playful activities on works of fiction literature: reading circle, reading and debates and literary evening and with the dissemination of books and reading: exhibition of books, indication of literary works, book exchange, exhibition and permanent bookshelves of literary works. Practices created by these professionals in reading and writing, information and knowledge in order to provide continuous training for readers and promote reading, recognizing reading as an important aspect for personal, academic and professional training.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/17978210.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 70-882178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782/177593Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Cristiano Sardá daEggert-Steindel, Gisela2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis |
title |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) |
spellingShingle |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) Conceição, Cristiano Sardá da Leitura Incentivo à leitura Práticas de leitura Formação de leitores Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Reading Reading incentive Reading Practices Formation of readers Federal Institutes of Education, Science and Technology |
title_short |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) |
title_full |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) |
title_fullStr |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) |
title_full_unstemmed |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) |
title_sort |
Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC) |
author |
Conceição, Cristiano Sardá da |
author_facet |
Conceição, Cristiano Sardá da Eggert-Steindel, Gisela |
author_role |
author |
author2 |
Eggert-Steindel, Gisela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Cristiano Sardá da Eggert-Steindel, Gisela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Incentivo à leitura Práticas de leitura Formação de leitores Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Reading Reading incentive Reading Practices Formation of readers Federal Institutes of Education, Science and Technology |
topic |
Leitura Incentivo à leitura Práticas de leitura Formação de leitores Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Reading Reading incentive Reading Practices Formation of readers Federal Institutes of Education, Science and Technology |
description |
O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782/177593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 70-88 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839582674944 |