COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129 |
Resumo: | Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo. |
id |
USP-24_49a1c7186a24b02c6e604002678104e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/103129 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES LA FORMACIÓN EN ENFERMERÍA POR ÁREA DE COMPETENCIA: LÍMITES Y POSIBILIDADES A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR ÁREA DE COMPETÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo. Objetivo Analizar posibilidades y límites de la formación en enfermería por competencia. Método Revisión integrativa de la literatura sobre el asunto y análisis de los resultados de una investigación de evaluación de un curso de enfermería desarrollada por áreas de competencia, estableciendo un diálogo entre la revisión y los resultados de esa investigación. Resultados Cuanto a la vertiente teórica de competencia de esos artículos, hubo un predominio de la matriz constructivista, seguida de la funcionalista y de la dialógica. En el diálogo entre la literatura y la investigación se observaron límites y posibilidades en el desarrollo de una formación por áreas de competencia. Conclusión El abordaje dialógico de competencia es la proposición que más se aproxima del perfil definido por las DCN para la formación en enfermería, identificada también en la investigación de evaluación analizada. Aunque, se verificó que hay aspectos que precisan ser más bien trabajados, como: aparcería escuela y servicio, papel del docente, papel del estudiante y proceso de evaluación. Objective To analyze the possibilities and limits of competency-based training in nursing. Method An integrative review of the literature on the subject was carried out, and an analysis was made of the results of a survey evaluating a nursing course based on areas of competency. A dialog was then established between the review and the results of the research. Results On the question of which theoretical type of competency the articles from the literature relate to, there is a predominance of the constructivist perspective, followed by the functionalist approach and the dialog-based approach. In the dialog between the literature and the research, limits and possibilities were observed in the development of a training by areas of competency. Conclusion The dialog-based approach to competency is the proposition that most approximates to the profile defined by the National Curriculum Guidelines for training in nursing, and this was also identified in the evaluation survey that was studied. However, it is found that there are aspects on better work is needed, such as: partnership between school and the workplace, the role of the teacher, the role of the student, and the process of evaluation. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10312910.1590/S0080-623420140000800031Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 213-220Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 213-220Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 213-2201980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101479https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101480http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonhom, Silvia Franco da Rocha Costa, Maria Cristina Guimarães da Hamamoto, Cássia Galli Francisco, Anete Maria Moreira, Haydée Maria Gomes, Romeu 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103129Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES LA FORMACIÓN EN ENFERMERÍA POR ÁREA DE COMPETENCIA: LÍMITES Y POSIBILIDADES A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR ÁREA DE COMPETÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
title |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES |
spellingShingle |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES Tonhom, Silvia Franco da Rocha |
title_short |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_full |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_fullStr |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_full_unstemmed |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_sort |
COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES |
author |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha |
author_facet |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha Costa, Maria Cristina Guimarães da Hamamoto, Cássia Galli Francisco, Anete Maria Moreira, Haydée Maria Gomes, Romeu |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria Cristina Guimarães da Hamamoto, Cássia Galli Francisco, Anete Maria Moreira, Haydée Maria Gomes, Romeu |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha Costa, Maria Cristina Guimarães da Hamamoto, Cássia Galli Francisco, Anete Maria Moreira, Haydée Maria Gomes, Romeu |
description |
Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129 10.1590/S0080-623420140000800031 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420140000800031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101479 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 213-220 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 213-220 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 213-220 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221724406448128 |