COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Maria Cristina Guimarães da, Hamamoto, Cássia Galli, Francisco, Anete Maria, Moreira, Haydée Maria, Gomes, Romeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129
Resumo: Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo.
id USP-24_49a1c7186a24b02c6e604002678104e7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103129
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES LA FORMACIÓN EN ENFERMERÍA POR ÁREA DE COMPETENCIA: LÍMITES Y POSIBILIDADES A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR ÁREA DE COMPETÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo. Objetivo Analizar posibilidades y límites de la formación en enfermería por competencia. Método Revisión integrativa de la literatura sobre el asunto y análisis de los resultados de una investigación de evaluación de un curso de enfermería desarrollada por áreas de competencia, estableciendo un diálogo entre la revisión y los resultados de esa investigación. Resultados Cuanto a la vertiente teórica de competencia de esos artículos, hubo un predominio de la matriz constructivista, seguida de la funcionalista y de la dialógica. En el diálogo entre la literatura y la investigación se observaron límites y posibilidades en el desarrollo de una formación por áreas de competencia. Conclusión El abordaje dialógico de competencia es la proposición que más se aproxima del perfil definido por las DCN para la formación en enfermería, identificada también en la investigación de evaluación analizada. Aunque, se verificó que hay aspectos que precisan ser más bien trabajados, como: aparcería escuela y servicio, papel del docente, papel del estudiante y proceso de evaluación. Objective To analyze the possibilities and limits of competency-based training in nursing. Method An integrative review of the literature on the subject was carried out, and an analysis was made of the results of a survey evaluating a nursing course based on areas of competency. A dialog was then established between the review and the results of the research. Results On the question of which theoretical type of competency the articles from the literature relate to, there is a predominance of the constructivist perspective, followed by the functionalist approach and the dialog-based approach. In the dialog between the literature and the research, limits and possibilities were observed in the development of a training by areas of competency. Conclusion The dialog-based approach to competency is the proposition that most approximates to the profile defined by the National Curriculum Guidelines for training in nursing, and this was also identified in the evaluation survey that was studied. However, it is found that there are aspects on better work is needed, such as: partnership between school and the workplace, the role of the teacher, the role of the student, and the process of evaluation. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10312910.1590/S0080-623420140000800031Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 213-220Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 213-220Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 213-2201980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101479https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101480http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonhom, Silvia Franco da Rocha Costa, Maria Cristina Guimarães da Hamamoto, Cássia Galli Francisco, Anete Maria Moreira, Haydée Maria Gomes, Romeu 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103129Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
LA FORMACIÓN EN ENFERMERÍA POR ÁREA DE COMPETENCIA: LÍMITES Y POSIBILIDADES
A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR ÁREA DE COMPETÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES
title COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
spellingShingle COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
title_short COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
title_full COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
title_fullStr COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
title_full_unstemmed COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
title_sort COMPETENCY-BASED TRAINING IN NURSING: LIMITS AND POSSIBILITIES
author Tonhom, Silvia Franco da Rocha
author_facet Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Costa, Maria Cristina Guimarães da
Hamamoto, Cássia Galli
Francisco, Anete Maria
Moreira, Haydée Maria
Gomes, Romeu
author_role author
author2 Costa, Maria Cristina Guimarães da
Hamamoto, Cássia Galli
Francisco, Anete Maria
Moreira, Haydée Maria
Gomes, Romeu
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Costa, Maria Cristina Guimarães da
Hamamoto, Cássia Galli
Francisco, Anete Maria
Moreira, Haydée Maria
Gomes, Romeu
description Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129
10.1590/S0080-623420140000800031
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000800031
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101479
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103129/101480
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 213-220
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 213-220
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 213-220
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221724406448128