Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alva Helena de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Soares, Cássia Baldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382
Resumo: Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas ‘populares’ são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal.
id USP-38_743e41488bbab8dc861a91ae9e165f4c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4382
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem Educación en salud: análisis de la enseñanza en la graduación en enfermería Health education: analysis of its teaching in undergraduate nursing courses Educação em SaúdeEducação em EnfermagemEducação SuperiorDocentes de EnfermagemEducación en SaludEducación en EnfermeríaEducación SuperiorDocentes de EnfermeríaHealth EducationEducationNursingHigherFaculty Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas ‘populares’ são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal. From the perspective of Collective Health, this study aimed to analyze how the teaching of health education in undergraduate Nursing courses is processed contemporarily. The Educational Institutions were selected so as to represent the public and private sectors. The subjects, teachers responsible for developing the theme, were identified from the indications of the Coordinators of the Courses. An exploratory, descriptive, analytical, study with a qualitative approach was developed, which utilized documental analysis and a semi-structured interview based on a script, the analysis of which followed the steps of content analysis and identification of thematic nuclei. The results showed that the teaching developed remains largely linked with the biomedical preventive model and that the concepts of critical education and ‘popular’ educational practices are scarce, due to the deficient political education of the teachers, and more broadly, as a consequence of coping with an academic context of the implementation of the neoliberal ideas. En la perspectiva de la Salud Colectiva, se objetivó analizar como se procesa en la contemporaneidad la enseñanza de educación en salud en cursos de graduación en Enfermería. Las Instituciones de Enseñanza fueron seleccionadas de manera a representar al sector público y al privado. Los sujetos, docentes responsables por el desarrollo de la temática, fueron identificados a partir de la indicación de los Coordinadores de los Cursos. Se realizó una investigación de carácter exploratorio, descriptivo y analítico, de abordaje cualitativo, que se utilizó del análisis documental, de entrevista semiestructurada, con base en un guión, cuyo análisis siguió los pasos del análisis de contenido e identificación de núcleos temáticos. Los resultados evidenciaron que la enseñanza desarrollada permanece mayoritariamente vinculada al modelo biomédico preventivo, y que las concepciones de educación crítica y las prácticas educativas ‘populares’ son escasas, debido a la deficitaria formación política de los docentes, y más ampliamente, como consecuencia del enfrentamiento de un contexto académico de implementación del ideario neoliberal. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/438210.1590/S0104-11692011000300022Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 3 (2011); 614-621 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 3 (2011); 614-621 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 3 (2011); 614-621 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5689https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5690https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5691Almeida, Alva Helena deSoares, Cássia Baldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:52:19Zoai:revistas.usp.br:article/4382Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:52:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
Educación en salud: análisis de la enseñanza en la graduación en enfermería
Health education: analysis of its teaching in undergraduate nursing courses
title Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
spellingShingle Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
Almeida, Alva Helena de
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Docentes de Enfermagem
Educación en Salud
Educación en Enfermería
Educación Superior
Docentes de Enfermería
Health Education
Education
Nursing
Higher
Faculty
title_short Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
title_full Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
title_fullStr Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
title_sort Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
author Almeida, Alva Helena de
author_facet Almeida, Alva Helena de
Soares, Cássia Baldini
author_role author
author2 Soares, Cássia Baldini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alva Helena de
Soares, Cássia Baldini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Docentes de Enfermagem
Educación en Salud
Educación en Enfermería
Educación Superior
Docentes de Enfermería
Health Education
Education
Nursing
Higher
Faculty
topic Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Docentes de Enfermagem
Educación en Salud
Educación en Enfermería
Educación Superior
Docentes de Enfermería
Health Education
Education
Nursing
Higher
Faculty
description Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas ‘populares’ são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382
10.1590/S0104-11692011000300022
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692011000300022
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5689
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5690
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 3 (2011); 614-621
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 3 (2011); 614-621
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 3 (2011); 614-621
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444188597682176