Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382 |
Resumo: | Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas populares são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal. |
id |
USP-38_743e41488bbab8dc861a91ae9e165f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4382 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem Educación en salud: análisis de la enseñanza en la graduación en enfermería Health education: analysis of its teaching in undergraduate nursing courses Educação em SaúdeEducação em EnfermagemEducação SuperiorDocentes de EnfermagemEducación en SaludEducación en EnfermeríaEducación SuperiorDocentes de EnfermeríaHealth EducationEducationNursingHigherFaculty Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas populares são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal. From the perspective of Collective Health, this study aimed to analyze how the teaching of health education in undergraduate Nursing courses is processed contemporarily. The Educational Institutions were selected so as to represent the public and private sectors. The subjects, teachers responsible for developing the theme, were identified from the indications of the Coordinators of the Courses. An exploratory, descriptive, analytical, study with a qualitative approach was developed, which utilized documental analysis and a semi-structured interview based on a script, the analysis of which followed the steps of content analysis and identification of thematic nuclei. The results showed that the teaching developed remains largely linked with the biomedical preventive model and that the concepts of critical education and popular educational practices are scarce, due to the deficient political education of the teachers, and more broadly, as a consequence of coping with an academic context of the implementation of the neoliberal ideas. En la perspectiva de la Salud Colectiva, se objetivó analizar como se procesa en la contemporaneidad la enseñanza de educación en salud en cursos de graduación en Enfermería. Las Instituciones de Enseñanza fueron seleccionadas de manera a representar al sector público y al privado. Los sujetos, docentes responsables por el desarrollo de la temática, fueron identificados a partir de la indicación de los Coordinadores de los Cursos. Se realizó una investigación de carácter exploratorio, descriptivo y analítico, de abordaje cualitativo, que se utilizó del análisis documental, de entrevista semiestructurada, con base en un guión, cuyo análisis siguió los pasos del análisis de contenido e identificación de núcleos temáticos. Los resultados evidenciaron que la enseñanza desarrollada permanece mayoritariamente vinculada al modelo biomédico preventivo, y que las concepciones de educación crítica y las prácticas educativas populares son escasas, debido a la deficitaria formación política de los docentes, y más ampliamente, como consecuencia del enfrentamiento de un contexto académico de implementación del ideario neoliberal. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/438210.1590/S0104-11692011000300022Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 3 (2011); 614-621 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 3 (2011); 614-621 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 3 (2011); 614-621 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5689https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5690https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5691Almeida, Alva Helena deSoares, Cássia Baldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:52:19Zoai:revistas.usp.br:article/4382Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:52:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem Educación en salud: análisis de la enseñanza en la graduación en enfermería Health education: analysis of its teaching in undergraduate nursing courses |
title |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem Almeida, Alva Helena de Educação em Saúde Educação em Enfermagem Educação Superior Docentes de Enfermagem Educación en Salud Educación en Enfermería Educación Superior Docentes de Enfermería Health Education Education Nursing Higher Faculty |
title_short |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem |
title_full |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem |
title_sort |
Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem |
author |
Almeida, Alva Helena de |
author_facet |
Almeida, Alva Helena de Soares, Cássia Baldini |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Cássia Baldini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alva Helena de Soares, Cássia Baldini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Educação em Enfermagem Educação Superior Docentes de Enfermagem Educación en Salud Educación en Enfermería Educación Superior Docentes de Enfermería Health Education Education Nursing Higher Faculty |
topic |
Educação em Saúde Educação em Enfermagem Educação Superior Docentes de Enfermagem Educación en Salud Educación en Enfermería Educación Superior Docentes de Enfermería Health Education Education Nursing Higher Faculty |
description |
Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas populares são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382 10.1590/S0104-11692011000300022 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000300022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5689 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5690 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4382/5691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 3 (2011); 614-621 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 3 (2011); 614-621 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 3 (2011); 614-621 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444188597682176 |