Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drummond, Adriana de França
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Rodrigues, Adriana Maria Valladão Novais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13947
Resumo: Discute-se a implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de Terapia Ocupacional, apontando-se alguns parâmetros de análise para subsidiar a construção dela. Assim sendo, a delimitação do corpo de conhecimentos imprescindíveis à formação do terapeuta ocupacional, a construção de trajetórias acadêmicas com a participação discente e a utilização de metodologias reflexivas são discutidas como princípios norteadores da formação profissional nessa área, com vistas a uma pretendida flexibilização curricular.
id USP-43_4030788ccb395be64dca65e4e1268224
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/13947
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional The challenges of a curricular flexibility implementation in undergraduate occupational therapy course Occupational therapy^i2^seducatCurriculumTerapia ocupacional^i1^seducaCurrículo Discute-se a implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de Terapia Ocupacional, apontando-se alguns parâmetros de análise para subsidiar a construção dela. Assim sendo, a delimitação do corpo de conhecimentos imprescindíveis à formação do terapeuta ocupacional, a construção de trajetórias acadêmicas com a participação discente e a utilização de metodologias reflexivas são discutidas como princípios norteadores da formação profissional nessa área, com vistas a uma pretendida flexibilização curricular. This article discusses a proposal implementation of curricular flexibility at occupational therapy undergraduate courses and points some standards to analysis to support its construction. Thus, it will be discussed fundamental principles of Occupational Therapy formation as the essential knowledge with active students participation and the use of reflexive methodologies. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1394710.11606/issn.2238-6149.v15i3p106-111Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 15 Núm. 3 (2004); 106-111Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 15 No. 3 (2004); 106-111Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 15 n. 3 (2004); 106-1112238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13947/15765Drummond, Adriana de FrançaRodrigues, Adriana Maria Valladão Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:07:54Zoai:revistas.usp.br:article/13947Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:07:54Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
The challenges of a curricular flexibility implementation in undergraduate occupational therapy course
title Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
spellingShingle Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
Drummond, Adriana de França
Occupational therapy^i2^seducat
Curriculum
Terapia ocupacional^i1^seduca
Currículo
title_short Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
title_full Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
title_fullStr Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
title_full_unstemmed Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
title_sort Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional
author Drummond, Adriana de França
author_facet Drummond, Adriana de França
Rodrigues, Adriana Maria Valladão Novais
author_role author
author2 Rodrigues, Adriana Maria Valladão Novais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drummond, Adriana de França
Rodrigues, Adriana Maria Valladão Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Occupational therapy^i2^seducat
Curriculum
Terapia ocupacional^i1^seduca
Currículo
topic Occupational therapy^i2^seducat
Curriculum
Terapia ocupacional^i1^seduca
Currículo
description Discute-se a implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de Terapia Ocupacional, apontando-se alguns parâmetros de análise para subsidiar a construção dela. Assim sendo, a delimitação do corpo de conhecimentos imprescindíveis à formação do terapeuta ocupacional, a construção de trajetórias acadêmicas com a participação discente e a utilização de metodologias reflexivas são discutidas como princípios norteadores da formação profissional nessa área, com vistas a uma pretendida flexibilização curricular.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13947
10.11606/issn.2238-6149.v15i3p106-111
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13947
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v15i3p106-111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13947/15765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 15 Núm. 3 (2004); 106-111
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 15 No. 3 (2004); 106-111
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 15 n. 3 (2004); 106-111
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042668648890368