Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Francisco de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245
Resumo: O artigo relata uma experiência didática denominada “Literaturas das Diversidades”. Apoiados nos pressupostos de Paulo Freire e de Cremilda Medina, que nos estimularam a adotar o afeto como elemento pedagógico fundamental, propusemos a estudantes de comunicação e de áreas afins uma atividade de leitura crítica de obras que versam sobre o amplo conjunto das diversidades, compreendendo todo e qualquer grupo minorizado e sub-representado. O trabalho se mostrou criativo porque não se resumiu a análises individuais dos livros escolhidos, mas incorporou a partilha das percepções entre colegas, momento em que, dialogicamente, puderam exercer lugares de fala e de escuta. Entendemos tal proposta como apreciação bivalente, isto é, do texto e da própria existência – e/ou da existência de outrem –, combinados como forma de repensar a situação de quem é historicamente lançado à margem do mundo social.
id USP-71_bada914680fc0e548acc33048d4e0123
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/215245
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercícioDiversidadesLeitura críticaPedagogia dos afetosDialogiaEmancipaçãoDiversitiesCritical readingPedagogy of affectionDialogismEmancipationO artigo relata uma experiência didática denominada “Literaturas das Diversidades”. Apoiados nos pressupostos de Paulo Freire e de Cremilda Medina, que nos estimularam a adotar o afeto como elemento pedagógico fundamental, propusemos a estudantes de comunicação e de áreas afins uma atividade de leitura crítica de obras que versam sobre o amplo conjunto das diversidades, compreendendo todo e qualquer grupo minorizado e sub-representado. O trabalho se mostrou criativo porque não se resumiu a análises individuais dos livros escolhidos, mas incorporou a partilha das percepções entre colegas, momento em que, dialogicamente, puderam exercer lugares de fala e de escuta. Entendemos tal proposta como apreciação bivalente, isto é, do texto e da própria existência – e/ou da existência de outrem –, combinados como forma de repensar a situação de quem é historicamente lançado à margem do mundo social.This article reports on a pedagogic experience called “Literatures of Diversities”. Based on works by Paulo Freire and Cremilda Medina, who encouraged us to adopt affection as a fundamental pedagogical element, communication studies students and those from other related fields were invited to perform critical readings of works on diversities, including any and all minority and underrepresented groups. The proposal proved to be creative by abandoning an individual analysis in favor of perceptions shared among colleagues, moment in which they could dialogically exercise speaking and listening positions. This bivalent appreciation of the text and one’s own existence – and/or the existence of others – is combined in a process of reframing the situation of those who have historically been pushed to the margins of the social world.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21524510.11606/issn.2316-9125.v28i2p212-224Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 212-224Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 212-224Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 212-2242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245/201901https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245/202631Copyright (c) 2023 Francisco de Assishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Francisco de2024-01-23T14:25:10Zoai:revistas.usp.br:article/215245Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:25:10Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
title Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
spellingShingle Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
Assis, Francisco de
Diversidades
Leitura crítica
Pedagogia dos afetos
Dialogia
Emancipação
Diversities
Critical reading
Pedagogy of affection
Dialogism
Emancipation
title_short Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
title_full Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
title_fullStr Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
title_full_unstemmed Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
title_sort Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
author Assis, Francisco de
author_facet Assis, Francisco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidades
Leitura crítica
Pedagogia dos afetos
Dialogia
Emancipação
Diversities
Critical reading
Pedagogy of affection
Dialogism
Emancipation
topic Diversidades
Leitura crítica
Pedagogia dos afetos
Dialogia
Emancipação
Diversities
Critical reading
Pedagogy of affection
Dialogism
Emancipation
description O artigo relata uma experiência didática denominada “Literaturas das Diversidades”. Apoiados nos pressupostos de Paulo Freire e de Cremilda Medina, que nos estimularam a adotar o afeto como elemento pedagógico fundamental, propusemos a estudantes de comunicação e de áreas afins uma atividade de leitura crítica de obras que versam sobre o amplo conjunto das diversidades, compreendendo todo e qualquer grupo minorizado e sub-representado. O trabalho se mostrou criativo porque não se resumiu a análises individuais dos livros escolhidos, mas incorporou a partilha das percepções entre colegas, momento em que, dialogicamente, puderam exercer lugares de fala e de escuta. Entendemos tal proposta como apreciação bivalente, isto é, do texto e da própria existência – e/ou da existência de outrem –, combinados como forma de repensar a situação de quem é historicamente lançado à margem do mundo social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p212-224
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p212-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245/201901
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215245/202631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco de Assis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco de Assis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 212-224
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 212-224
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 212-224
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087080144896