Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreucci Junior, Sergio Jose
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02102023-145241/
Resumo: Esta tese tem como tema principal uma reflexão sobre a atuação do profissional de Relações Públicas na gestão de crises, indagando qual seria a forma mais efetiva para administração de contingências que envolvam a imagem e a reputação de organizações. Uma análise sobre o papel das Relações Públicas, na aproximação mais assertiva junto à Administração e aos processos de produção, antecipando-se às possibilidades de crise, trabalhando preventivamente nas anomalias e nos riscos de imagem. Tratar com atenção as vulnerabilidades, além de defender a imagem e a reputação, prepara a empresa para possíveis eventos indesejados, contribui para o aperfeiçoamento da organização e para o fortalecimento de todos os seus recursos, incluindo pessoas. A gestão de riscos, assim sendo, acontece antes do próprio evento indesejado, protegendo as empresas administrativamente e organizando o seu sistema anticrises. A identidade organizacional é vista por este estudo como o ponto de partida para gestão de riscos, pois a preocupação com as questões relacionadas à imagem e reputação é de fundamental importância para sobrevivência dos negócios. Ao refletir sobre comunicação de riscos, o estudo não está apenas caracterizando o trabalho de Relações Públicas nas ações de comunicação dos riscos junto à sociedade e mercado, e sim, propondo que o RP trabalhe no tratamento dos riscos. Nesse caso, a função profissional parte para um exercício intenso e nobre de entender a complexidade da cultura organizacional e gerir suas identidades, por conseguinte legitimando o Relações Públicas como um gestor de identidades organizacionais. Estar preparado para as contingências é ser estratégico e faz parte de um planejamento responsável, pois devemos medir e agir continuamente sobre os nossos riscos, mas não podemos fazer o mesmo com as incertezas.
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