Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreucci Junior, Sergio Jose
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02102023-145241/
Resumo: Esta tese tem como tema principal uma reflexão sobre a atuação do profissional de Relações Públicas na gestão de crises, indagando qual seria a forma mais efetiva para administração de contingências que envolvam a imagem e a reputação de organizações. Uma análise sobre o papel das Relações Públicas, na aproximação mais assertiva junto à Administração e aos processos de produção, antecipando-se às possibilidades de crise, trabalhando preventivamente nas anomalias e nos riscos de imagem. Tratar com atenção as vulnerabilidades, além de defender a imagem e a reputação, prepara a empresa para possíveis eventos indesejados, contribui para o aperfeiçoamento da organização e para o fortalecimento de todos os seus recursos, incluindo pessoas. A gestão de riscos, assim sendo, acontece antes do próprio evento indesejado, protegendo as empresas administrativamente e organizando o seu sistema anticrises. A identidade organizacional é vista por este estudo como o ponto de partida para gestão de riscos, pois a preocupação com as questões relacionadas à imagem e reputação é de fundamental importância para sobrevivência dos negócios. Ao refletir sobre comunicação de riscos, o estudo não está apenas caracterizando o trabalho de Relações Públicas nas ações de comunicação dos riscos junto à sociedade e mercado, e sim, propondo que o RP trabalhe no tratamento dos riscos. Nesse caso, a função profissional parte para um exercício intenso e nobre de entender a complexidade da cultura organizacional e gerir suas identidades, por conseguinte legitimando o Relações Públicas como um gestor de identidades organizacionais. Estar preparado para as contingências é ser estratégico e faz parte de um planejamento responsável, pois devemos medir e agir continuamente sobre os nossos riscos, mas não podemos fazer o mesmo com as incertezas.
id USP_95b0f734a9d6d9a74cebcd24ec8a8f22
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02102023-145241
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações PúblicasIdentification and Analysis of Corporate Image Risks: The Relevance of Identity Management in Public Relationscommunicationcomunicaçãoidentidadeidentitypublic relationsrelações públicas riscosreputaçãoreputationriskEsta tese tem como tema principal uma reflexão sobre a atuação do profissional de Relações Públicas na gestão de crises, indagando qual seria a forma mais efetiva para administração de contingências que envolvam a imagem e a reputação de organizações. Uma análise sobre o papel das Relações Públicas, na aproximação mais assertiva junto à Administração e aos processos de produção, antecipando-se às possibilidades de crise, trabalhando preventivamente nas anomalias e nos riscos de imagem. Tratar com atenção as vulnerabilidades, além de defender a imagem e a reputação, prepara a empresa para possíveis eventos indesejados, contribui para o aperfeiçoamento da organização e para o fortalecimento de todos os seus recursos, incluindo pessoas. A gestão de riscos, assim sendo, acontece antes do próprio evento indesejado, protegendo as empresas administrativamente e organizando o seu sistema anticrises. A identidade organizacional é vista por este estudo como o ponto de partida para gestão de riscos, pois a preocupação com as questões relacionadas à imagem e reputação é de fundamental importância para sobrevivência dos negócios. Ao refletir sobre comunicação de riscos, o estudo não está apenas caracterizando o trabalho de Relações Públicas nas ações de comunicação dos riscos junto à sociedade e mercado, e sim, propondo que o RP trabalhe no tratamento dos riscos. Nesse caso, a função profissional parte para um exercício intenso e nobre de entender a complexidade da cultura organizacional e gerir suas identidades, por conseguinte legitimando o Relações Públicas como um gestor de identidades organizacionais. Estar preparado para as contingências é ser estratégico e faz parte de um planejamento responsável, pois devemos medir e agir continuamente sobre os nossos riscos, mas não podemos fazer o mesmo com as incertezas.This thesis has as its main theme a reflection on the role of the Public Relations professional in crisis management, asking what would be the most effective way to manage contingencies that involve the image and reputation of organizations. An analysis of the role of Public Relations, in the most assertive approach to Management and production processes, anticipating the possibilities of crisis, working preventively on anomalies and image risks. Treating vulnerabilities carefully, in addition to defending the image and reputation, prepares the company for possible unwanted events, contributes to the improvement of the organization, and the strengthening of all its resources, including people. Risk management, therefore, takes place before the unwanted event itself, protecting companies administratively and organizing their anti-crisis system. Organizational identity is seen by this study as the starting point for risk management since the concern with issues related to image and reputation is of fundamental importance for business survival. When reflecting on risk communication, the study is not only characterizing the work of Public Relations in the actions of communication of risks with society and the market but rather, proposing that the PR work in the treatment of risks. In this case, the professional function goes to an intense and noble exercise of understanding the complexity of the organizational culture and managing its identities, thus legitimizing Public Relations as a manager of organizational identities. Being prepared for contingencies is strategic and is part of responsible planning, as we must continuously measure and act on our risks, but we cannot do the same with uncertainties.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFarias, Luiz Alberto Beserra deAndreucci Junior, Sergio Jose2021-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02102023-145241/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T20:36:03Zoai:teses.usp.br:tde-02102023-145241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T20:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
Identification and Analysis of Corporate Image Risks: The Relevance of Identity Management in Public Relations
title Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
spellingShingle Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
Andreucci Junior, Sergio Jose
communication
comunicação
identidade
identity
public relations
relações públicas riscos
reputação
reputation
risk
title_short Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
title_full Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
title_fullStr Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
title_full_unstemmed Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
title_sort Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
author Andreucci Junior, Sergio Jose
author_facet Andreucci Junior, Sergio Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Luiz Alberto Beserra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreucci Junior, Sergio Jose
dc.subject.por.fl_str_mv communication
comunicação
identidade
identity
public relations
relações públicas riscos
reputação
reputation
risk
topic communication
comunicação
identidade
identity
public relations
relações públicas riscos
reputação
reputation
risk
description Esta tese tem como tema principal uma reflexão sobre a atuação do profissional de Relações Públicas na gestão de crises, indagando qual seria a forma mais efetiva para administração de contingências que envolvam a imagem e a reputação de organizações. Uma análise sobre o papel das Relações Públicas, na aproximação mais assertiva junto à Administração e aos processos de produção, antecipando-se às possibilidades de crise, trabalhando preventivamente nas anomalias e nos riscos de imagem. Tratar com atenção as vulnerabilidades, além de defender a imagem e a reputação, prepara a empresa para possíveis eventos indesejados, contribui para o aperfeiçoamento da organização e para o fortalecimento de todos os seus recursos, incluindo pessoas. A gestão de riscos, assim sendo, acontece antes do próprio evento indesejado, protegendo as empresas administrativamente e organizando o seu sistema anticrises. A identidade organizacional é vista por este estudo como o ponto de partida para gestão de riscos, pois a preocupação com as questões relacionadas à imagem e reputação é de fundamental importância para sobrevivência dos negócios. Ao refletir sobre comunicação de riscos, o estudo não está apenas caracterizando o trabalho de Relações Públicas nas ações de comunicação dos riscos junto à sociedade e mercado, e sim, propondo que o RP trabalhe no tratamento dos riscos. Nesse caso, a função profissional parte para um exercício intenso e nobre de entender a complexidade da cultura organizacional e gerir suas identidades, por conseguinte legitimando o Relações Públicas como um gestor de identidades organizacionais. Estar preparado para as contingências é ser estratégico e faz parte de um planejamento responsável, pois devemos medir e agir continuamente sobre os nossos riscos, mas não podemos fazer o mesmo com as incertezas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02102023-145241/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02102023-145241/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256621154041856