Análise entre os setores industrial e de serviços: uma revisão bibliográfica das melhorias obtidas através da aplicação do Lean Six Sigma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16134 |
Resumo: | A partir da globalização, mudanças tecnológicas e recursos escassos, as empresas competem cada vez mais entre si para garantirem seu lugar no mercado e buscando alternativas para manterem sua sobrevivência. O Lean Six Sigma é uma metodologia presente na atual era da qualidade, Gestão da Qualidade Total (TQM), tendo por objetivo a melhoria contínua da qualidade, redução da variabilidade e eliminação dos defeitos, obtendo como resultado a satisfação dos clientes, redução dos custos e consequentemente o aumento das receitas, sendo amplamente utilizado no setor fabril e ganhando espaço no setor de serviços. O presente trabalho é uma revisão de literatura, de modo a identificar as melhorias adquiridas a partir da aplicação da metodologia Lean Six Sigma nos setores industrial e de serviços em diferentes países. A metodologia PRISMA foi utilizada para a seleção dos artigos pertinentes ao tema do trabalho, e as bases de dados bibliográficos para a pesquisa foram Google Scholar, SciELO, ScienceDirect, Taylor & Francis e Web of Science. O estudo contou com 27 artigos para melhor exemplificar esses pontos, sendo 11 voltados para o setor industrial e 16 para o setor de serviços. Ficou evidente que em ambos os setores, conseguiu-se diminuir a variabilidade do processo, bem como seus desperdícios, eliminando atividades sem agregação de valor, melhorando a qualidade dos processos, produtividade, eficiência, serviço prestado, aumentando a satisfação dos clientes, reduzindo custos e gerando economias. Verificou-se que o Lean Six Sigma é uma ferramenta versátil e que pode ser adaptada e aplicada em qualquer segmento, possibilitando oportunidades potenciais para novas pesquisas e aplicações. |
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2020-11-19T18:36:54Z2020-11-19T18:36:54Z2017-11-21ROSA, Ana Carolina Martins. Análise entre os setores industrial e de serviços: uma revisão bibliográfica das melhorias obtidas através da aplicação do Lean Six Sigma. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16134A partir da globalização, mudanças tecnológicas e recursos escassos, as empresas competem cada vez mais entre si para garantirem seu lugar no mercado e buscando alternativas para manterem sua sobrevivência. O Lean Six Sigma é uma metodologia presente na atual era da qualidade, Gestão da Qualidade Total (TQM), tendo por objetivo a melhoria contínua da qualidade, redução da variabilidade e eliminação dos defeitos, obtendo como resultado a satisfação dos clientes, redução dos custos e consequentemente o aumento das receitas, sendo amplamente utilizado no setor fabril e ganhando espaço no setor de serviços. O presente trabalho é uma revisão de literatura, de modo a identificar as melhorias adquiridas a partir da aplicação da metodologia Lean Six Sigma nos setores industrial e de serviços em diferentes países. A metodologia PRISMA foi utilizada para a seleção dos artigos pertinentes ao tema do trabalho, e as bases de dados bibliográficos para a pesquisa foram Google Scholar, SciELO, ScienceDirect, Taylor & Francis e Web of Science. O estudo contou com 27 artigos para melhor exemplificar esses pontos, sendo 11 voltados para o setor industrial e 16 para o setor de serviços. Ficou evidente que em ambos os setores, conseguiu-se diminuir a variabilidade do processo, bem como seus desperdícios, eliminando atividades sem agregação de valor, melhorando a qualidade dos processos, produtividade, eficiência, serviço prestado, aumentando a satisfação dos clientes, reduzindo custos e gerando economias. Verificou-se que o Lean Six Sigma é uma ferramenta versátil e que pode ser adaptada e aplicada em qualquer segmento, possibilitando oportunidades potenciais para novas pesquisas e aplicações.Due to globalization, technological changes and scarce resources, companies have been increasingly competing to secure their place in the market, seeking for alternatives to maintain their survival.Lean Six Sigma is a methodology present in the current era of quality, Total Quality Management (TQM), which aims to continuously improve quality, reduce variability and eliminate defects, resulting in customer satisfaction, reduced costs and consequently the increase in revenues, being widely used in the manufacturing sector and gaining space in the services sector.The present work is a review of literature, to identify the improvements acquired from the application of the Lean Six Sigma methodology in the industrial and service sectors in different countries. The PRISMA methodology was used to select relevant articles to the topic of work, and the bibliographic databases used for the research were the Google Scholar, SciELO, ScienceDirect, Taylor & Francis and Web of Science.The study counted on 27 articles to better exemplify these points, being 11 focused on the industrial sector and 16 on the services sector. It was evident that in both sectors the variability of the process and its waste were reduced, by eliminating non-value-addedactivities, improving process quality, productivity, efficiency, the service provided, increasing customer satisfaction, reducing costs and generating savings. It has been found that Lean Six Sigma is a versatile tool that can be adapted and applied in any segment, allowing potential opportunities for new research and applications.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOGestão da qualidade totalSatisfação do consumidorSix sigma (Padrão de controle de qualidade)Total quality managementConsumer satisfactionSix sigma (Quality control standard)Análise entre os setores industrial e de serviços: uma revisão bibliográfica das melhorias obtidas através da aplicação do Lean Six SigmaAnalysis between the industrial and service sectors: a literature review of the improvements obtained through the application of Lean Six Sigmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaBroday, Evandro EduardoBroday, Evandro EduardoPagani, Regina NegriTreinta, Fernanda TavaresRosa, Ana Carolina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_DAENP_2017_2_07.pdfapplication/pdf2878257http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16134/1/PG_DAENP_2017_2_07.pdf0315c2d9a090df903f0001b3b39367c3MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16134/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_DAENP_2017_2_07.pdf.txtExtracted texttext/plain148564http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16134/3/PG_DAENP_2017_2_07.pdf.txtf3b0fdf831a7efd7c01c53b8b74d27f9MD53THUMBNAILPG_DAENP_2017_2_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1509http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16134/4/PG_DAENP_2017_2_07.pdf.jpgb5b6b69f8c5242ce4f98c6b74ef15d2fMD541/161342020-11-19 16:36:54.503oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:36:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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