Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Wallace Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Afonso, Andreia Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749
Resumo: É nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica.
id UTFPR-13_b467c25ae8354f8b9bd7463c378a02eb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6749
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em químicaEducação e avaliaçãoAvaliação; Formação de Professores; Química; EaDÉ nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cabral, Wallace AlvesAfonso, Andreia Francisco2017-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/674910.3895/actio.v2n1.6749ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 143-161ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 143-1612525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749/4335Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:21Zoai:periodicos.utfpr:article/6749Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:21Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
title Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
spellingShingle Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
Cabral, Wallace Alves
Educação e avaliação
Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD
title_short Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
title_full Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
title_fullStr Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
title_full_unstemmed Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
title_sort Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
author Cabral, Wallace Alves
author_facet Cabral, Wallace Alves
Afonso, Andreia Francisco
author_role author
author2 Afonso, Andreia Francisco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Wallace Alves
Afonso, Andreia Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e avaliação
Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD
topic Educação e avaliação
Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD
description É nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749
10.3895/actio.v2n1.6749
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749/4335
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 143-161
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 143-161
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983869788160