Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749 |
Resumo: | É nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica. |
id |
UTFPR-13_b467c25ae8354f8b9bd7463c378a02eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6749 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em químicaEducação e avaliaçãoAvaliação; Formação de Professores; Química; EaDÉ nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cabral, Wallace AlvesAfonso, Andreia Francisco2017-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/674910.3895/actio.v2n1.6749ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 143-161ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 143-1612525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749/4335Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:21Zoai:periodicos.utfpr:article/6749Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:21Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
title |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
spellingShingle |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química Cabral, Wallace Alves Educação e avaliação Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD |
title_short |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
title_full |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
title_fullStr |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
title_sort |
Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química |
author |
Cabral, Wallace Alves |
author_facet |
Cabral, Wallace Alves Afonso, Andreia Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Andreia Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Wallace Alves Afonso, Andreia Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e avaliação Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD |
topic |
Educação e avaliação Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD |
description |
É nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749 10.3895/actio.v2n1.6749 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6749/4335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 143-161 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 143-161 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983869788160 |