As insubordinações criativas promovidas nas avaliações em tempos de pandemia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13886 |
Resumo: | Este texto foi elaborado a partir de um trabalho desenvolvido1 em 2020 em uma escola da rede privada da cidade de Belo Horizonte, levando em consideração o cenário educacional provocado pela COVID-19. O ensino remoto trouxe, para muitos professores, certo desconforto, uma vez que muitas escolas contornaram a situação importando o modelo tradicional para o ambiente virtual. Entretanto, essa situação não beneficiou os alunos, uma vez que o ensino remoto revelou particularidades que não são vivenciadas no ensino presencial. Nessa direção, o objetivo da proposta de trabalho, apresentada neste artigo, foi proporcionar às alunas matriculadas na dependência de Matemática uma avaliação de aprendizagem diferente do padrão usualmente aplicado nas atividades presenciais. Essa avaliação foi organizada com base nos interesses das alunas e usando uma estrutura diferente dos moldes solicitados pela escola. As questões contextualizadas sobre números inteiros e equações trouxeram elementos que faziam parte do universo das alunas. O desenvolvimento deste trabalho teve como apoio a Teoria da Insubordinação Criativa, proposta por D’ Ambrósio e Lopes (2015), e as ideias apresentadas por Luckesi (2000) sobre avaliação. Nos resultados foi possível perceber que as alunas se sentiram motivadas para realizar as atividades durante a avaliação, e que o seu desempenho melhorou. |
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As insubordinações criativas promovidas nas avaliações em tempos de pandemiaEducação MatemáticaInsubordinação criativa; Avaliação; Pandemia.Este texto foi elaborado a partir de um trabalho desenvolvido1 em 2020 em uma escola da rede privada da cidade de Belo Horizonte, levando em consideração o cenário educacional provocado pela COVID-19. O ensino remoto trouxe, para muitos professores, certo desconforto, uma vez que muitas escolas contornaram a situação importando o modelo tradicional para o ambiente virtual. Entretanto, essa situação não beneficiou os alunos, uma vez que o ensino remoto revelou particularidades que não são vivenciadas no ensino presencial. Nessa direção, o objetivo da proposta de trabalho, apresentada neste artigo, foi proporcionar às alunas matriculadas na dependência de Matemática uma avaliação de aprendizagem diferente do padrão usualmente aplicado nas atividades presenciais. Essa avaliação foi organizada com base nos interesses das alunas e usando uma estrutura diferente dos moldes solicitados pela escola. As questões contextualizadas sobre números inteiros e equações trouxeram elementos que faziam parte do universo das alunas. O desenvolvimento deste trabalho teve como apoio a Teoria da Insubordinação Criativa, proposta por D’ Ambrósio e Lopes (2015), e as ideias apresentadas por Luckesi (2000) sobre avaliação. Nos resultados foi possível perceber que as alunas se sentiram motivadas para realizar as atividades durante a avaliação, e que o seu desempenho melhorou.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Faustino, Talita Araújo Salgado AlvarezFernandes, Solange Hassan Ahmad Ali2022-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1388610.3895/rbect.v15n2.13886Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13886/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13886/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13886Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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