Formação de professores e estágio obrigatório: discursos que (re)constroem identidades docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto da Silva, Carolinne
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Viviani, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16633
Resumo: Demandas sociais da atualidade cada vez mais vêm exigindo constantes atualizações formativas e inovações profissionais, em especial dos profissionais da educação. Mediante esse panorama, é importante entender as diferentes formas de construção identitária docente, entre tantos discursos e perfis identitários que circulam ao longo das práticas formativas e profissionais. O presente artigo analisa discursos associados aos processos de (re)construção de identidades docentes a partir das relações entre um curso de formação de professores e escolas campo em que são realizados estágios obrigatórios, buscando uma melhor compreensão de como o estágio pode contribuir para esse processo identitário, tanto em relação aos estagiários como aos educadores que atuam no ensino básico. O estudo foi embasado em depoimentos obtidos através de entrevistas semiestruturadas com supervisoras do estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH – USP), sendo quatro coordenadoras pedagógicas e uma diretora, atuantes em escolas municipais de São Paulo. A análise dos depoimentos foi fundamentada nas teorizações de Michel Foucault sobre os discursos, tendo em vista que as práticas discursivas são moldadas por relações de poder e saber em determinado contexto histórico, produzindo subjetividades. Tais discursos, disseminados como verdades, podem (re)construir identidades profissionais docentes, embasando e norteando as práticas dos professores e estagiários no ambiente escolar. Por meio das análises das entrevistas verificou-se a regularidade de alguns discursos presentes nas falas das supervisoras, sendo um deles a respeito da função articuladora do coordenador pedagógico entre todos os sujeitos e elementos do meio escolar. Também foi evidenciado um discurso de formação docente em que se entende serem as relações estágio-escola facilitadoras do compartilhamento de conhecimentos, experiências e demandas entre professores, coordenadores e estagiários. Ocorrem ainda discursos relacionados à necessidade de participação social ativa dos estagiários, em que estes possam servir de modelo para os estudantes quanto a uma postura social ativa e crítica e quanto a importância da continuidade de estudos. Esses discursos também estão presentes em produções acadêmicas relacionadas às pedagogias críticas, o que aponta para a importância destas formulações, já que circulam tanto no ambiente formativo universitário como nas escolas campo onde são realizados os estágios. Tendo como princípio as teorizações foucaultianas acerca dos discursos, conclui-se que estes se moldam pelas relações de poder instituídas em determinado contexto sócio-histórico e que, ao serem disseminados nos meios educacionais, possuem a capacidade de produzir sujeitos e moldar suas práticas, podendo interferir na (re)construção de identidades docentes.
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spelling Formação de professores e estágio obrigatório: discursos que (re)constroem identidades docentesÁrea: 7.08.00.00-6 Educação; Sub-área: Formação de professoresDiscursos identitários; Pedagogias críticas; Formação inicial de professoresDemandas sociais da atualidade cada vez mais vêm exigindo constantes atualizações formativas e inovações profissionais, em especial dos profissionais da educação. Mediante esse panorama, é importante entender as diferentes formas de construção identitária docente, entre tantos discursos e perfis identitários que circulam ao longo das práticas formativas e profissionais. O presente artigo analisa discursos associados aos processos de (re)construção de identidades docentes a partir das relações entre um curso de formação de professores e escolas campo em que são realizados estágios obrigatórios, buscando uma melhor compreensão de como o estágio pode contribuir para esse processo identitário, tanto em relação aos estagiários como aos educadores que atuam no ensino básico. O estudo foi embasado em depoimentos obtidos através de entrevistas semiestruturadas com supervisoras do estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH – USP), sendo quatro coordenadoras pedagógicas e uma diretora, atuantes em escolas municipais de São Paulo. A análise dos depoimentos foi fundamentada nas teorizações de Michel Foucault sobre os discursos, tendo em vista que as práticas discursivas são moldadas por relações de poder e saber em determinado contexto histórico, produzindo subjetividades. Tais discursos, disseminados como verdades, podem (re)construir identidades profissionais docentes, embasando e norteando as práticas dos professores e estagiários no ambiente escolar. Por meio das análises das entrevistas verificou-se a regularidade de alguns discursos presentes nas falas das supervisoras, sendo um deles a respeito da função articuladora do coordenador pedagógico entre todos os sujeitos e elementos do meio escolar. Também foi evidenciado um discurso de formação docente em que se entende serem as relações estágio-escola facilitadoras do compartilhamento de conhecimentos, experiências e demandas entre professores, coordenadores e estagiários. Ocorrem ainda discursos relacionados à necessidade de participação social ativa dos estagiários, em que estes possam servir de modelo para os estudantes quanto a uma postura social ativa e crítica e quanto a importância da continuidade de estudos. Esses discursos também estão presentes em produções acadêmicas relacionadas às pedagogias críticas, o que aponta para a importância destas formulações, já que circulam tanto no ambiente formativo universitário como nas escolas campo onde são realizados os estágios. Tendo como princípio as teorizações foucaultianas acerca dos discursos, conclui-se que estes se moldam pelas relações de poder instituídas em determinado contexto sócio-histórico e que, ao serem disseminados nos meios educacionais, possuem a capacidade de produzir sujeitos e moldar suas práticas, podendo interferir na (re)construção de identidades docentes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação - Universidade de São PauloPorto da Silva, CarolinneViviani, Luciana Maria2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1663310.3895/rbect.v17n1.16633Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16633/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16633/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16633/3003Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-09T18:58:28Zoai:periodicos.utfpr:article/16633Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-03-09T18:58:28Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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