Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Luize Vivian
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3517
Resumo: Cada detalhe incluído em um produto ou serviço afeta o consumidor de uma certa forma, incentivando ou desestimulando a compra. As cores têm uma variedade de significados que auxiliam nesse processo, visto que, se utilizadas corretamente pelas marcas, podem contribuir para o posicionamento e uma imagem positiva. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como as cores definem o posicionamento da marca Salon Line, uma marca de cosméticos brasileira. Considerando isso, o presente artigo busca esclarecer alguns conceitos como marca, posicionamento, branding, psicologia das cores, mercado de beleza e cosméticos e a marca Salon Line. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória, por meio de um questionário enviado para vinte consumidoras. Isso permitiu analisar a importância das cores para atrair a atenção do consumidor, transmitindo uma imagem de qualidade e trazendo a possibilidade de compreender como a Salon Line utiliza as cores para aumentar o reconhecimento. Foi possível perceber que as cores têm um papel crucial para captar a atenção do consumidor, transmitir um elevado nível de qualidade e uma impressão positiva da marca, tornando-se essenciais na expressão de sentimentos, emoções e gerando um maior desejo de compra. Espera-se que este artigo possa colaborar com profissionais da área e auxiliar empresas a utilizarem a psicologia das cores como forma de contribuir e alcançar resultados positivos.
id UVAT_2232de45a37f6be2bac7901e6f2a4708
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/3517
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Amaral Filho, Lúcio SiqueiraSchneider, Luize Vivian2023-05-26T21:22:33Z2023-05-26T21:22:33Z2022-122022-12-12Cada detalhe incluído em um produto ou serviço afeta o consumidor de uma certa forma, incentivando ou desestimulando a compra. As cores têm uma variedade de significados que auxiliam nesse processo, visto que, se utilizadas corretamente pelas marcas, podem contribuir para o posicionamento e uma imagem positiva. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como as cores definem o posicionamento da marca Salon Line, uma marca de cosméticos brasileira. Considerando isso, o presente artigo busca esclarecer alguns conceitos como marca, posicionamento, branding, psicologia das cores, mercado de beleza e cosméticos e a marca Salon Line. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória, por meio de um questionário enviado para vinte consumidoras. Isso permitiu analisar a importância das cores para atrair a atenção do consumidor, transmitindo uma imagem de qualidade e trazendo a possibilidade de compreender como a Salon Line utiliza as cores para aumentar o reconhecimento. Foi possível perceber que as cores têm um papel crucial para captar a atenção do consumidor, transmitir um elevado nível de qualidade e uma impressão positiva da marca, tornando-se essenciais na expressão de sentimentos, emoções e gerando um maior desejo de compra. Espera-se que este artigo possa colaborar com profissionais da área e auxiliar empresas a utilizarem a psicologia das cores como forma de contribuir e alcançar resultados positivos.Each detail included in a product or service affects the consumer in a certain way, stimulating or discouraging the purchase. The colors have a variety of meanings that helps in this process, if correctly used by brands, can contribute to its positioning and a positive image. Thus, the objective of this research is to comprehend how the colors define the positioning of the Salon Line brand, a brazilian cosmetics brand. Taking that into account, the present article is going to clarify some concepts as branding, positioning, color psychology, beauty and cosmetics industry and the Salon Line brand. The chosen methodology was the exploratory qualitative, in which was sent a questionary to twenty consumers. That allowed to analyze the colors importance to attract the attention of consumers transmitting a good quality image and being possible to comprehend how Salon Line uses the colors to increases its recognition. It was possible to realize that colors have a crucial role to pick up the consumers attention and transmit a high quality level and a positive impression of the brand, becoming essential to express feelings, emotions and generate a bigger purchase desire. It is expected that this article can collaborate with professionals in the area and help companies to use colors psychology as a way to contribute and achieve positive results.http://hdl.handle.net/10737/3517Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAMarcaPosicionamentoBrandingPsicologia das coresBrandPositioningColors PsychologyComo as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2022Luize Vivian Schneider.pdf2022Luize Vivian Schneider.pdfapplication/pdf615642https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c4fc676a-d8d5-44bd-a9d0-ef209ba1ecde/downloadc6e2eacdc838e6f52c817c96787626ddMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8804https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c5f630ce-5b6b-4c51-a561-8ceb69c82233/downloadc1efe8e24d7281448e873be30ea326ffMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4534https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4666b3ec-680b-42b1-9095-2bf5a3818dc5/download335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42dMD53TEXT2022Luize Vivian Schneider.pdf.txt2022Luize Vivian Schneider.pdf.txtExtracted texttext/plain71944https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5f3f779c-940d-47b7-8b89-ac56551a759c/download637bf9c2f96bba48033c89b2891ab292MD58THUMBNAIL2022Luize Vivian Schneider.pdf.jpg2022Luize Vivian Schneider.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4075https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4a37f659-434a-4614-a303-b75b71a15a65/download4294057c611bbc8e3c9cebdbe3eb689bMD5910737/35172023-06-23 16:53:28.538http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/3517https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:28Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.none.fl_str_mv Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
title Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
spellingShingle Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
Schneider, Luize Vivian
CSA
Marca
Posicionamento
Branding
Psicologia das cores
Brand
Positioning
Colors Psychology
title_short Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
title_full Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
title_fullStr Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
title_full_unstemmed Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
title_sort Como as cores são utilizadas para expressar o posicionamento da marca Salon Line?
author Schneider, Luize Vivian
author_facet Schneider, Luize Vivian
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral Filho, Lúcio Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Luize Vivian
contributor_str_mv Amaral Filho, Lúcio Siqueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Marca
Posicionamento
Branding
Psicologia das cores
Brand
Positioning
Colors Psychology
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Posicionamento
Branding
Psicologia das cores
Brand
Positioning
Colors Psychology
description Cada detalhe incluído em um produto ou serviço afeta o consumidor de uma certa forma, incentivando ou desestimulando a compra. As cores têm uma variedade de significados que auxiliam nesse processo, visto que, se utilizadas corretamente pelas marcas, podem contribuir para o posicionamento e uma imagem positiva. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como as cores definem o posicionamento da marca Salon Line, uma marca de cosméticos brasileira. Considerando isso, o presente artigo busca esclarecer alguns conceitos como marca, posicionamento, branding, psicologia das cores, mercado de beleza e cosméticos e a marca Salon Line. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória, por meio de um questionário enviado para vinte consumidoras. Isso permitiu analisar a importância das cores para atrair a atenção do consumidor, transmitindo uma imagem de qualidade e trazendo a possibilidade de compreender como a Salon Line utiliza as cores para aumentar o reconhecimento. Foi possível perceber que as cores têm um papel crucial para captar a atenção do consumidor, transmitir um elevado nível de qualidade e uma impressão positiva da marca, tornando-se essenciais na expressão de sentimentos, emoções e gerando um maior desejo de compra. Espera-se que este artigo possa colaborar com profissionais da área e auxiliar empresas a utilizarem a psicologia das cores como forma de contribuir e alcançar resultados positivos.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-26T21:22:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-26T21:22:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/3517
url http://hdl.handle.net/10737/3517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c4fc676a-d8d5-44bd-a9d0-ef209ba1ecde/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c5f630ce-5b6b-4c51-a561-8ceb69c82233/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4666b3ec-680b-42b1-9095-2bf5a3818dc5/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5f3f779c-940d-47b7-8b89-ac56551a759c/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4a37f659-434a-4614-a303-b75b71a15a65/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c6e2eacdc838e6f52c817c96787626dd
c1efe8e24d7281448e873be30ea326ff
335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42d
637bf9c2f96bba48033c89b2891ab292
4294057c611bbc8e3c9cebdbe3eb689b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842365451730944