PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129 |
Resumo: | Introdução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde. |
id |
UVRV-2_f774df162b24bf84a3d022ec532ddc3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1129 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271Saúde, EnfermagemEducação. Pedagogia. Enfermagem. SaúdePedagogiaIntrodução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde.ABECFERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito SantoMOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC2013-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analíticoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/112910.5892/ruvrd.v11i2.1129Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 256-2712236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129/pdf_5710.5892/ruvrd.v11i2.1129.g950internacionalhistóricabase literáriaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-02T03:05:37ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
title |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
spellingShingle |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo Saúde, Enfermagem Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde Pedagogia |
title_short |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
title_full |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
title_fullStr |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
title_sort |
PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271 |
author |
FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo |
author_facet |
FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC |
author_role |
author |
author2 |
MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde, Enfermagem Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde Pedagogia |
topic |
Saúde, Enfermagem Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde Pedagogia |
description |
Introdução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129 10.5892/ruvrd.v11i2.1129 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v11i2.1129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129/pdf_57 10.5892/ruvrd.v11i2.1129.g950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
internacional histórica base literária |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 256-271 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v11i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454439664680960 |