Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolinário, Josimere de Souza Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tarragó, Saiuri Totta, Ferst, Enia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434
Resumo: Este trabalho resulta de um breve estudo sobre as tendências pedagógicas e sua relação com as quatro primeiras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o texto aborda de início o contexto de elaboração da Base, tendo como pergunta central: quais as relações das tendências pedagógicas com as quatro primeiras competências gerais apontadas pela BNCC para a Educação Básica? O objetivo deste artigo é refletir sobre aproximações entre as quatro primeiras competências enfatizadas pela BNCC e as tendências pedagógicas. Buscamos refletir os desafios de docentes em processos didáticos e na execução curricular com ênfase nessas competências. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica a partir da abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam para uma prática que enfatiza os conhecimentos historicamente constituídos, que, por sua vez, se revela inadequada na articulação teoria e prática, bem como no tocante à participação ativa dos educandos durante a construção do conhecimento.
id VERACRUZ-0_02738cba40df067d0a2960908f3a1314
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27434
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculumBNCCCurrículoCompetênciasConcepções Pedagógicas.Este trabalho resulta de um breve estudo sobre as tendências pedagógicas e sua relação com as quatro primeiras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o texto aborda de início o contexto de elaboração da Base, tendo como pergunta central: quais as relações das tendências pedagógicas com as quatro primeiras competências gerais apontadas pela BNCC para a Educação Básica? O objetivo deste artigo é refletir sobre aproximações entre as quatro primeiras competências enfatizadas pela BNCC e as tendências pedagógicas. Buscamos refletir os desafios de docentes em processos didáticos e na execução curricular com ênfase nessas competências. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica a partir da abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam para uma prática que enfatiza os conhecimentos historicamente constituídos, que, por sua vez, se revela inadequada na articulação teoria e prática, bem como no tocante à participação ativa dos educandos durante a construção do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2743410.34117/bjdv7n3-851Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 33227-33240Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 33227-33240Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 33227-332402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434/21728Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessApolinário, Josimere de Souza LimaTarragó, Saiuri TottaFerst, Enia Maria2022-03-29T12:16:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27434Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:46.727073Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
title Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
spellingShingle Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
Apolinário, Josimere de Souza Lima
BNCC
Currículo
Competências
Concepções Pedagógicas.
title_short Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
title_full Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
title_fullStr Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
title_full_unstemmed Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
title_sort Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
author Apolinário, Josimere de Souza Lima
author_facet Apolinário, Josimere de Souza Lima
Tarragó, Saiuri Totta
Ferst, Enia Maria
author_role author
author2 Tarragó, Saiuri Totta
Ferst, Enia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apolinário, Josimere de Souza Lima
Tarragó, Saiuri Totta
Ferst, Enia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Currículo
Competências
Concepções Pedagógicas.
topic BNCC
Currículo
Competências
Concepções Pedagógicas.
description Este trabalho resulta de um breve estudo sobre as tendências pedagógicas e sua relação com as quatro primeiras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o texto aborda de início o contexto de elaboração da Base, tendo como pergunta central: quais as relações das tendências pedagógicas com as quatro primeiras competências gerais apontadas pela BNCC para a Educação Básica? O objetivo deste artigo é refletir sobre aproximações entre as quatro primeiras competências enfatizadas pela BNCC e as tendências pedagógicas. Buscamos refletir os desafios de docentes em processos didáticos e na execução curricular com ênfase nessas competências. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica a partir da abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam para uma prática que enfatiza os conhecimentos historicamente constituídos, que, por sua vez, se revela inadequada na articulação teoria e prática, bem como no tocante à participação ativa dos educandos durante a construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434
10.34117/bjdv7n3-851
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434/21728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 33227-33240
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 33227-33240
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 33227-33240
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645521837883392