Educação inclusiva de crianças autistas na rede pública de ensino regular / Inclusive education of autistic children in the public network of regular education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Sanary Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n7-002
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32225
Resumo: O presente artigo é parte integrante da minha dissertação de mestrado intitulada Educação Inclusiva de Crianças Autistas na Rede Pública de Ensino Regular, cujo objetivo geral foi investigar a percepção do professor em relação à educação inclusiva do aluno autista da rede pública regular de ensino básico da cidade de Mossoró-Rn. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa científica aplicada, pautada no pragmatismo da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita aplicando questionários aos professores da rede púbica regular de ensino básico da cidade de Mossoró-Rn, contando também com pesquisa documental. O referencial teórico foi construído pautado na procura por uma educação igualitária, especialmente no que se refere à inclusão de crianças com deficiência em escolas de ensino regular. Os avanços nos marcos legais são inegáveis e apontam para a necessidade de mudar a escola para além de modelos “normatizantes” que são geradores de exclusão. O Brasil, foi impactado por esta nova concepção de educação, haja vista que paradigmas foram quebrados e se trouxe a percepção que as crianças com necessidades educacionais especiais devem estar matriculadas na escola regular, com os cuidados necessários e não em escolas especiais, que acabam por segregar essas pessoas.
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