Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria Eneida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes, Kochhann, Andréa, da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro, Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes.  
id VERACRUZ-0_8be119f209e6aeca2a5d63faae9e3727
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25247
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension ProjectExtensão UniversitáriaFormação de professoresCírculos formativosGEPFAPe.O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2524710.34117/bjdv7n2-547Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 19540-19552Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 19540-19552Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 19540-195522525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247/20134Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria EneidaCampos, Gabriel Torres Arrais FernandesKochhann, Andréada Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro CordeiroCruz, Shirleide Pereira da Silva2022-06-24T19:06:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25247Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:49.725758Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
title Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
spellingShingle Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
da Silva, Maria Eneida
Extensão Universitária
Formação de professores
Círculos formativos
GEPFAPe.
title_short Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
title_full Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
title_fullStr Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
title_full_unstemmed Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
title_sort Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
author da Silva, Maria Eneida
author_facet da Silva, Maria Eneida
Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes
Kochhann, Andréa
da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
author_role author
author2 Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes
Kochhann, Andréa
da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria Eneida
Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes
Kochhann, Andréa
da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão Universitária
Formação de professores
Círculos formativos
GEPFAPe.
topic Extensão Universitária
Formação de professores
Círculos formativos
GEPFAPe.
description O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247
10.34117/bjdv7n2-547
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247/20134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 19540-19552
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 19540-19552
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 19540-19552
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645513804742656