Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes. |
id |
VERACRUZ-0_8be119f209e6aeca2a5d63faae9e3727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25247 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension ProjectExtensão UniversitáriaFormação de professoresCírculos formativosGEPFAPe.O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2524710.34117/bjdv7n2-547Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 19540-19552Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 19540-19552Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 19540-195522525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247/20134Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria EneidaCampos, Gabriel Torres Arrais FernandesKochhann, Andréada Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro CordeiroCruz, Shirleide Pereira da Silva2022-06-24T19:06:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25247Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:49.725758Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
title |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
spellingShingle |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project da Silva, Maria Eneida Extensão Universitária Formação de professores Círculos formativos GEPFAPe. |
title_short |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
title_full |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
title_fullStr |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
title_full_unstemmed |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
title_sort |
Os círculos formativos de professores / pedagogos (CIFOPE): compreendendo um projeto de extensão / The training circles of teachers / pedagogues (CIFOPE): understanding an extension Project |
author |
da Silva, Maria Eneida |
author_facet |
da Silva, Maria Eneida Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes Kochhann, Andréa da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes Kochhann, Andréa da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Maria Eneida Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes Kochhann, Andréa da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão Universitária Formação de professores Círculos formativos GEPFAPe. |
topic |
Extensão Universitária Formação de professores Círculos formativos GEPFAPe. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247 10.34117/bjdv7n2-547 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25247/20134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 19540-19552 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 19540-19552 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 19540-19552 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645513804742656 |