PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Gilvania Silva Lima
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves, Ariadna Silva, Ferreira, Jamires Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66695
Resumo: O Projeto Político Pedagógico é imprescindível para a organização do trabalho pedagógico. Para Libâneo (2006), cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos [...]. Ainda segundo ele, não há sociedade sem prática educativa, nem prática educativa sem sociedade. O presente trabalho visa abordar uma visão acerca do Projeto Político Pedagógico, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental, pois este se constitui como parte de suma importância para a Educação Básica. O presente resumo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Para Amaral (2007), a pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho cientifico que influenciará todas as etapas de pesquisa [...]. As análises foram fundamentadas e realizadas em obras disponibilizadas virtualmente, com um olhar mais amplo acerca da temática. A construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental – anos iniciais justifica-se, pois, os docentes sozinhos não garantem uma aprendizagem significativa, precisando assim do apoio do coordenador ou de um profissional gestor especializado na área, para que se garanta uma aprendizagem de efetiva qualidade busca instruções pedagógicas e educacionais. Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa conhecimento, não sai do ponto de partida, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”. O educador, principalmente dos anos iniciais, deve ser extremamente preparado não apenas no conteúdo a ser ensinado, mas também deve ser capaz de compreender a individualidade de seus discentes, tendo em seu planejamento a preocupação com a inclusão e, principalmente, com as devidas adaptações às peculiaridades da turma. Libâneo (2007, p.25) afirma que “o processo de ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos”. Com essa concepção compreende-se o papel do Projeto Político Pedagógico nas instituições de ensino, de realizar um planejamento de acordo com a realidade escolar e com a comunidade em que está inserida.  Espera-se com isso que o tema abordado possa auxiliar de forma eficaz na organização do trabalho pedagógico. Segundo Freire (1996, p. 45) "o que importa, na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superado pela segurança do modo que, ao ser educado, vai gerando a coragem". Conclui-se que assim consiga fazer com que toda a comunidade escolar possa desenvolver um bom trabalho e que as práticas educativas andem sempre em conjunto com a sociedade.
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