PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66695 |
Resumo: | O Projeto Político Pedagógico é imprescindível para a organização do trabalho pedagógico. Para Libâneo (2006), cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos [...]. Ainda segundo ele, não há sociedade sem prática educativa, nem prática educativa sem sociedade. O presente trabalho visa abordar uma visão acerca do Projeto Político Pedagógico, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental, pois este se constitui como parte de suma importância para a Educação Básica. O presente resumo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Para Amaral (2007), a pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho cientifico que influenciará todas as etapas de pesquisa [...]. As análises foram fundamentadas e realizadas em obras disponibilizadas virtualmente, com um olhar mais amplo acerca da temática. A construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental – anos iniciais justifica-se, pois, os docentes sozinhos não garantem uma aprendizagem significativa, precisando assim do apoio do coordenador ou de um profissional gestor especializado na área, para que se garanta uma aprendizagem de efetiva qualidade busca instruções pedagógicas e educacionais. Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa conhecimento, não sai do ponto de partida, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”. O educador, principalmente dos anos iniciais, deve ser extremamente preparado não apenas no conteúdo a ser ensinado, mas também deve ser capaz de compreender a individualidade de seus discentes, tendo em seu planejamento a preocupação com a inclusão e, principalmente, com as devidas adaptações às peculiaridades da turma. Libâneo (2007, p.25) afirma que “o processo de ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos”. Com essa concepção compreende-se o papel do Projeto Político Pedagógico nas instituições de ensino, de realizar um planejamento de acordo com a realidade escolar e com a comunidade em que está inserida. Espera-se com isso que o tema abordado possa auxiliar de forma eficaz na organização do trabalho pedagógico. Segundo Freire (1996, p. 45) "o que importa, na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superado pela segurança do modo que, ao ser educado, vai gerando a coragem". Conclui-se que assim consiga fazer com que toda a comunidade escolar possa desenvolver um bom trabalho e que as práticas educativas andem sempre em conjunto com a sociedade. |
id |
VERACRUZ-0_8cb976725be0d58f96791d1ba8a8b5d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66695 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciaisorganização pedagógicaeducação infantilpráticas educativasO Projeto Político Pedagógico é imprescindível para a organização do trabalho pedagógico. Para Libâneo (2006), cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos [...]. Ainda segundo ele, não há sociedade sem prática educativa, nem prática educativa sem sociedade. O presente trabalho visa abordar uma visão acerca do Projeto Político Pedagógico, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental, pois este se constitui como parte de suma importância para a Educação Básica. O presente resumo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Para Amaral (2007), a pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho cientifico que influenciará todas as etapas de pesquisa [...]. As análises foram fundamentadas e realizadas em obras disponibilizadas virtualmente, com um olhar mais amplo acerca da temática. A construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental – anos iniciais justifica-se, pois, os docentes sozinhos não garantem uma aprendizagem significativa, precisando assim do apoio do coordenador ou de um profissional gestor especializado na área, para que se garanta uma aprendizagem de efetiva qualidade busca instruções pedagógicas e educacionais. Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa conhecimento, não sai do ponto de partida, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”. O educador, principalmente dos anos iniciais, deve ser extremamente preparado não apenas no conteúdo a ser ensinado, mas também deve ser capaz de compreender a individualidade de seus discentes, tendo em seu planejamento a preocupação com a inclusão e, principalmente, com as devidas adaptações às peculiaridades da turma. Libâneo (2007, p.25) afirma que “o processo de ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos”. Com essa concepção compreende-se o papel do Projeto Político Pedagógico nas instituições de ensino, de realizar um planejamento de acordo com a realidade escolar e com a comunidade em que está inserida. Espera-se com isso que o tema abordado possa auxiliar de forma eficaz na organização do trabalho pedagógico. Segundo Freire (1996, p. 45) "o que importa, na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superado pela segurança do modo que, ao ser educado, vai gerando a coragem". Conclui-se que assim consiga fazer com que toda a comunidade escolar possa desenvolver um bom trabalho e que as práticas educativas andem sempre em conjunto com a sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6669510.34117/bjdv10n1-123Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2043-2047Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2043-2047Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2043-20472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66695/47553Forte, Gilvania Silva LimaAlves, Ariadna SilvaFerreira, Jamires Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66695Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:55.389643Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
title |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
spellingShingle |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais Forte, Gilvania Silva Lima organização pedagógica educação infantil práticas educativas |
title_short |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
title_full |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
title_fullStr |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
title_full_unstemmed |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
title_sort |
PPP e a construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental - anos iniciais |
author |
Forte, Gilvania Silva Lima |
author_facet |
Forte, Gilvania Silva Lima Alves, Ariadna Silva Ferreira, Jamires Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ariadna Silva Ferreira, Jamires Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte, Gilvania Silva Lima Alves, Ariadna Silva Ferreira, Jamires Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organização pedagógica educação infantil práticas educativas |
topic |
organização pedagógica educação infantil práticas educativas |
description |
O Projeto Político Pedagógico é imprescindível para a organização do trabalho pedagógico. Para Libâneo (2006), cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos [...]. Ainda segundo ele, não há sociedade sem prática educativa, nem prática educativa sem sociedade. O presente trabalho visa abordar uma visão acerca do Projeto Político Pedagógico, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental, pois este se constitui como parte de suma importância para a Educação Básica. O presente resumo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Para Amaral (2007), a pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho cientifico que influenciará todas as etapas de pesquisa [...]. As análises foram fundamentadas e realizadas em obras disponibilizadas virtualmente, com um olhar mais amplo acerca da temática. A construção do trabalho pedagógico no ensino fundamental – anos iniciais justifica-se, pois, os docentes sozinhos não garantem uma aprendizagem significativa, precisando assim do apoio do coordenador ou de um profissional gestor especializado na área, para que se garanta uma aprendizagem de efetiva qualidade busca instruções pedagógicas e educacionais. Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa conhecimento, não sai do ponto de partida, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”. O educador, principalmente dos anos iniciais, deve ser extremamente preparado não apenas no conteúdo a ser ensinado, mas também deve ser capaz de compreender a individualidade de seus discentes, tendo em seu planejamento a preocupação com a inclusão e, principalmente, com as devidas adaptações às peculiaridades da turma. Libâneo (2007, p.25) afirma que “o processo de ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos”. Com essa concepção compreende-se o papel do Projeto Político Pedagógico nas instituições de ensino, de realizar um planejamento de acordo com a realidade escolar e com a comunidade em que está inserida. Espera-se com isso que o tema abordado possa auxiliar de forma eficaz na organização do trabalho pedagógico. Segundo Freire (1996, p. 45) "o que importa, na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superado pela segurança do modo que, ao ser educado, vai gerando a coragem". Conclui-se que assim consiga fazer com que toda a comunidade escolar possa desenvolver um bom trabalho e que as práticas educativas andem sempre em conjunto com a sociedade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66695 10.34117/bjdv10n1-123 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66695 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66695/47553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2043-2047 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2043-2047 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2043-2047 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645641645031424 |