Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261 |
Resumo: | Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores. Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial. Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a relevância da formação especializada e continuada do docente como instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar. |
id |
VERACRUZ-0_b809099ded959ae592585d40419fae94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33261 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- ParanáAtendimento Educacional EspecializadoEducaçãoPrática Pedagógica.Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores. Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial. Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a relevância da formação especializada e continuada do docente como instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3326110.34117/bjdv7n7-467Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73041-73053Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73041-73053Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73041-730532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Karina MonizHummel, Eromi Izabel2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33261Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:31.012001Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
title |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
spellingShingle |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná Tavares, Karina Moniz Atendimento Educacional Especializado Educação Prática Pedagógica. |
title_short |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
title_full |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
title_fullStr |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
title_full_unstemmed |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
title_sort |
Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná |
author |
Tavares, Karina Moniz |
author_facet |
Tavares, Karina Moniz Hummel, Eromi Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Hummel, Eromi Izabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Karina Moniz Hummel, Eromi Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado Educação Prática Pedagógica. |
topic |
Atendimento Educacional Especializado Educação Prática Pedagógica. |
description |
Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores. Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial. Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a relevância da formação especializada e continuada do docente como instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261 10.34117/bjdv7n7-467 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73041-73053 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73041-73053 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73041-73053 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645547314085888 |