Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Karina Moniz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hummel, Eromi Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261
Resumo: Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores. Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial. Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a relevância da formação especializada e continuada do docente como instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar.
id VERACRUZ-0_b809099ded959ae592585d40419fae94
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33261
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- ParanáAtendimento Educacional EspecializadoEducaçãoPrática Pedagógica.Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores. Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial. Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a relevância da formação especializada e continuada do docente como instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3326110.34117/bjdv7n7-467Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73041-73053Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73041-73053Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73041-730532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Karina MonizHummel, Eromi Izabel2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33261Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:31.012001Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
title Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
spellingShingle Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
Tavares, Karina Moniz
Atendimento Educacional Especializado
Educação
Prática Pedagógica.
title_short Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
title_full Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
title_fullStr Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
title_full_unstemmed Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
title_sort Análise da prática docente para o atendimento educacional especializado na cidade de Apucarana- Paraná / Analysis of the teaching practice for specialized educational care in the city of Apucarana- Paraná
author Tavares, Karina Moniz
author_facet Tavares, Karina Moniz
Hummel, Eromi Izabel
author_role author
author2 Hummel, Eromi Izabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Karina Moniz
Hummel, Eromi Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado
Educação
Prática Pedagógica.
topic Atendimento Educacional Especializado
Educação
Prática Pedagógica.
description Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores. Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial. Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a relevância da formação especializada e continuada do docente como instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261
10.34117/bjdv7n7-467
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33261/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73041-73053
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73041-73053
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73041-73053
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645547314085888