CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada. |
id |
CEEINTER-1_8fe425f0c69c94b9f675baa9c8aa3c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVADiversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva.NenhumO objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.Editora CEEINTER2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e SexualidadeRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e SexualidadeRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26/26NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessMendes Júnior, Edson Seffner, Fernando 2021-10-25T23:53:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-10-25T23:53:31Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
title |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
spellingShingle |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA Mendes Júnior, Edson Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva. Nenhum |
title_short |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
title_full |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
title_fullStr |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
title_sort |
CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA |
author |
Mendes Júnior, Edson |
author_facet |
Mendes Júnior, Edson Seffner, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Seffner, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Júnior, Edson Seffner, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva. Nenhum |
topic |
Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva. Nenhum |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nenhum |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983748643454976 |