Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knopik Digiovani, Juliane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes de Morais, Josmaria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14477
Resumo: This article corresponds to a master's research, defended by the first author in 2022 and it aims to study 22 didactic proposals of Environmental Education for teachers who work in the 4th and 5th year of basic education. The research is qualitative, having as research corpus the researcher's diary and the didactic proposals developed in a collaborative way by teachers during a remote course of Environmental Education The elaborated proposals showed themselves one of the possible paths for the teachers develop a collective work. This can broaden their and the community's perception of socio-environmental issues.
id FURG-9_6e6f5acafa58e47ab3d239672f368de5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14477
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19envionmental educationcontinuing educationdidactic proposalseducacíon ambientaleducacíon continuapropuestas didácticaseducação ambientalpropostas didáticasFormação continuadaThis article corresponds to a master's research, defended by the first author in 2022 and it aims to study 22 didactic proposals of Environmental Education for teachers who work in the 4th and 5th year of basic education. The research is qualitative, having as research corpus the researcher's diary and the didactic proposals developed in a collaborative way by teachers during a remote course of Environmental Education The elaborated proposals showed themselves one of the possible paths for the teachers develop a collective work. This can broaden their and the community's perception of socio-environmental issues.Este artículo corresponde a una investigación de maestría, del primer autor, defendida en 2022 y tiene como objetivo estudiar 22 propuestas didácticas de Educación Ambiental para docentes que actúan en el 4° y 5° año de educación básica. La investigación es de carácter cualitativo, teniendo como corpus de investigación el diario del investigador y las propuestas didácticas desarrolladas de manera colaborativa por los docentes durante la realización de un curso a distancia de Educación. Ambiental. Las propuestas elaboradas demostraron ser una de las vías posibles para que los docentes desarrollen un trabajo colectivo que pueda ampliar sus perspectivas y las de la comunidad escolar para las cuestiones socioambientales.Este artigo corresponde a um recorte de pesquisa de mestrado, da primeira autora, defendida no ano de 2022 e tem como objetivo analisar Propostas Didáticas (PD) de Educação Ambiental desenvolvidas por professores que atuam na educação básica. A pesquisa é de natureza qualitativa sendo o corpus de pesquisa constituído por diário da pesquisadora e por 18 (dezoito) PD elaboradas de forma colaborativa pelos participantes do curso de Educação Ambiental remoto. Da análise dos dados emergiram duas categorias: 1) Reconhecimento do Contexto Escolar; 2) Articulação entre Tema, Contexto Escolar e Justificativa da PD; que articuladas entre si se mostraram caminhos para que os professores desenvolvam um trabalho coletivo que possa ampliar seus olhares e os da comunidade escolar para questões socioambientais.Lepidus2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1447710.14295/remea.v40i2.14477REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 153-1721517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14477/10273http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKnopik Digiovani, JulianeLopes de Morais, Josmaria2023-08-18T14:41:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14477Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-08-18T14:41:04Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
title Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
spellingShingle Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
Knopik Digiovani, Juliane
envionmental education
continuing education
didactic proposals
educacíon ambiental
educacíon continua
propuestas didácticas
educação ambiental
propostas didáticas
Formação continuada
title_short Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
title_full Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
title_fullStr Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
title_full_unstemmed Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
title_sort Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19
author Knopik Digiovani, Juliane
author_facet Knopik Digiovani, Juliane
Lopes de Morais, Josmaria
author_role author
author2 Lopes de Morais, Josmaria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knopik Digiovani, Juliane
Lopes de Morais, Josmaria
dc.subject.por.fl_str_mv envionmental education
continuing education
didactic proposals
educacíon ambiental
educacíon continua
propuestas didácticas
educação ambiental
propostas didáticas
Formação continuada
topic envionmental education
continuing education
didactic proposals
educacíon ambiental
educacíon continua
propuestas didácticas
educação ambiental
propostas didáticas
Formação continuada
description This article corresponds to a master's research, defended by the first author in 2022 and it aims to study 22 didactic proposals of Environmental Education for teachers who work in the 4th and 5th year of basic education. The research is qualitative, having as research corpus the researcher's diary and the didactic proposals developed in a collaborative way by teachers during a remote course of Environmental Education The elaborated proposals showed themselves one of the possible paths for the teachers develop a collective work. This can broaden their and the community's perception of socio-environmental issues.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14477
10.14295/remea.v40i2.14477
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14477
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i2.14477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14477/10273
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 153-172
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781314945024