Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflex?o acerca do uso de softwares no laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica localizada na Para?ba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Est?gio Supervisionado I, enquanto processo de forma??o docente, do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, a dist?ncia, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O est?gio foi realizado durante o 5? per?odo do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matem?tica e de Geografia, na turma do 6? ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodol?gico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o est?gio foi realizado, com o intu?do de coletar informa??es acerca dos softwares instalados nos computadores do laborat?rio de inform?tica, assim como relatos de experi?ncia formativa docente, decorrentes do Est?gio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexist?ncia de um t?cnico de inform?tica respons?vel pelo laborat?rio escolar, al?m disso, identificou-se a utiliza??o de softwares propriet?rios no laborat?rio em quest?o, fazendo com que tenha a preocupa??o relacionada ? gastos, por parte da gest?o escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares propriet?rios. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em poss?vel economia dos recursos p?blicos, al?m de possibilitar a independ?ncia de pagamento de licen?a para utiliza??o. Desse modo, entende-se que com a propaga??o da ideia de utiliza??o de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescer? de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar ref?m a um determinado software propriet?rio. |
id |
IFPB_0c6c4401a9add01a3d712703db299bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2633 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Emerson Richardson da Silva2022-12-23T10:50:19Z2022-12-23T10:50:19Z2021-12-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflex?o acerca do uso de softwares no laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica localizada na Para?ba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Est?gio Supervisionado I, enquanto processo de forma??o docente, do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, a dist?ncia, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O est?gio foi realizado durante o 5? per?odo do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matem?tica e de Geografia, na turma do 6? ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodol?gico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o est?gio foi realizado, com o intu?do de coletar informa??es acerca dos softwares instalados nos computadores do laborat?rio de inform?tica, assim como relatos de experi?ncia formativa docente, decorrentes do Est?gio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexist?ncia de um t?cnico de inform?tica respons?vel pelo laborat?rio escolar, al?m disso, identificou-se a utiliza??o de softwares propriet?rios no laborat?rio em quest?o, fazendo com que tenha a preocupa??o relacionada ? gastos, por parte da gest?o escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares propriet?rios. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em poss?vel economia dos recursos p?blicos, al?m de possibilitar a independ?ncia de pagamento de licen?a para utiliza??o. Desse modo, entende-se que com a propaga??o da ideia de utiliza??o de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescer? de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar ref?m a um determinado software propriet?rio.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T10:50:19Z No. of bitstreams: 1 TCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdf: 1144710 bytes, checksum: 56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T10:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdf: 1144710 bytes, checksum: 56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03Forma??o docenteInform?ticaForma??o de ProfessorEst?gio CurricularEscola P?blicaExperi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdfTCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdfapplication/pdf1144710http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2633/1/TCC+Emerson+Richardson+da+Silva+Medeiros.pdf56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5MD51177683/26332022-12-23 07:50:19.306oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T10:50:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
title |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
spellingShingle |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica Medeiros, Emerson Richardson da Silva Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio Curricular Escola P?blica |
title_short |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
title_full |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
title_fullStr |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
title_full_unstemmed |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
title_sort |
Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica |
author |
Medeiros, Emerson Richardson da Silva |
author_facet |
Medeiros, Emerson Richardson da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Richardson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio Curricular Escola P?blica |
topic |
Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio Curricular Escola P?blica |
description |
Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflex?o acerca do uso de softwares no laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica localizada na Para?ba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Est?gio Supervisionado I, enquanto processo de forma??o docente, do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, a dist?ncia, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O est?gio foi realizado durante o 5? per?odo do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matem?tica e de Geografia, na turma do 6? ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodol?gico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o est?gio foi realizado, com o intu?do de coletar informa??es acerca dos softwares instalados nos computadores do laborat?rio de inform?tica, assim como relatos de experi?ncia formativa docente, decorrentes do Est?gio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexist?ncia de um t?cnico de inform?tica respons?vel pelo laborat?rio escolar, al?m disso, identificou-se a utiliza??o de softwares propriet?rios no laborat?rio em quest?o, fazendo com que tenha a preocupa??o relacionada ? gastos, por parte da gest?o escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares propriet?rios. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em poss?vel economia dos recursos p?blicos, al?m de possibilitar a independ?ncia de pagamento de licen?a para utiliza??o. Desse modo, entende-se que com a propaga??o da ideia de utiliza??o de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescer? de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar ref?m a um determinado software propriet?rio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-23T10:50:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-23T10:50:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2633/1/TCC+Emerson+Richardson+da+Silva+Medeiros.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446409752576 |