Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Regina de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006
Resumo: Com a evolu??o e o crescimento das tecnologias de informa??o e comunica??o (TICs) nas ?ltimas d?cadas, assim como a populariza??o dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ? web m?vel, a informa??o passou a ser transmitida em tempo real e dispon?vel a qualquer momento para o usu?rio. ? vista disso, as organiza??es ganharam, atrav?s das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma vis?o mais fechada de comunica??o entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e an?lise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos explorat?rio e descritivo, atrav?s do m?todo de caso. Para alcan?ar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gr?fica. Em seguida, foi realizada uma an?lise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gr?fica JB, identificando as principais estrat?gias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de m?tricas das redes sociais, e qualitativos, atrav?s de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gr?fica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunica??o e divulga??o. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promo??o da visibilidade de uma organiza??o, como no caso da Gr?fica JB.
id IFPB_69f1cf5b9f5bf047d2e4660bfdfc4e83
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3006
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Brito, Maria Regina de Lima2023-07-10T22:00:20Z2023-07-10T22:00:20Z2023-07-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006Com a evolu??o e o crescimento das tecnologias de informa??o e comunica??o (TICs) nas ?ltimas d?cadas, assim como a populariza??o dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ? web m?vel, a informa??o passou a ser transmitida em tempo real e dispon?vel a qualquer momento para o usu?rio. ? vista disso, as organiza??es ganharam, atrav?s das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma vis?o mais fechada de comunica??o entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e an?lise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos explorat?rio e descritivo, atrav?s do m?todo de caso. Para alcan?ar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gr?fica. Em seguida, foi realizada uma an?lise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gr?fica JB, identificando as principais estrat?gias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de m?tricas das redes sociais, e qualitativos, atrav?s de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gr?fica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunica??o e divulga??o. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promo??o da visibilidade de uma organiza??o, como no caso da Gr?fica JB.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-10T22:00:20Z No. of bitstreams: 2 TCC_MariaRegina.pdf: 1910950 bytes, checksum: 8663acbc5d5add8a126625c8ae42762a (MD5) Termo_MariaRegina.pdf: 742649 bytes, checksum: 052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003d (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-10T22:00:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_MariaRegina.pdf: 1910950 bytes, checksum: 8663acbc5d5add8a126625c8ae42762a (MD5) Termo_MariaRegina.pdf: 742649 bytes, checksum: 052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003d (MD5) Previous issue date: 2023-07-10Marketing digitalRedes sociaisGest?o de marcaMarketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_MariaRegina.pdfTCC_MariaRegina.pdfapplication/pdf1910950http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/1/TCC_MariaRegina.pdf8663acbc5d5add8a126625c8ae42762aMD51Termo_MariaRegina.pdfTermo_MariaRegina.pdfapplication/pdf742649http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/2/Termo_MariaRegina.pdf052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003dMD52177683/30062023-07-10 19:00:20.721oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-10T22:00:20Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
title Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
spellingShingle Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
Brito, Maria Regina de Lima
Marketing digital
Redes sociais
Gest?o de marca
title_short Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
title_full Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
title_fullStr Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
title_full_unstemmed Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
title_sort Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
author Brito, Maria Regina de Lima
author_facet Brito, Maria Regina de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Regina de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Redes sociais
Gest?o de marca
topic Marketing digital
Redes sociais
Gest?o de marca
description Com a evolu??o e o crescimento das tecnologias de informa??o e comunica??o (TICs) nas ?ltimas d?cadas, assim como a populariza??o dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ? web m?vel, a informa??o passou a ser transmitida em tempo real e dispon?vel a qualquer momento para o usu?rio. ? vista disso, as organiza??es ganharam, atrav?s das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma vis?o mais fechada de comunica??o entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e an?lise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos explorat?rio e descritivo, atrav?s do m?todo de caso. Para alcan?ar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gr?fica. Em seguida, foi realizada uma an?lise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gr?fica JB, identificando as principais estrat?gias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de m?tricas das redes sociais, e qualitativos, atrav?s de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gr?fica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunica??o e divulga??o. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promo??o da visibilidade de uma organiza??o, como no caso da Gr?fica JB.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T22:00:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T22:00:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/1/TCC_MariaRegina.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/2/Termo_MariaRegina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8663acbc5d5add8a126625c8ae42762a
052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449330036736