Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006 |
Resumo: | Com a evolu??o e o crescimento das tecnologias de informa??o e comunica??o (TICs) nas ?ltimas d?cadas, assim como a populariza??o dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ? web m?vel, a informa??o passou a ser transmitida em tempo real e dispon?vel a qualquer momento para o usu?rio. ? vista disso, as organiza??es ganharam, atrav?s das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma vis?o mais fechada de comunica??o entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e an?lise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos explorat?rio e descritivo, atrav?s do m?todo de caso. Para alcan?ar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gr?fica. Em seguida, foi realizada uma an?lise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gr?fica JB, identificando as principais estrat?gias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de m?tricas das redes sociais, e qualitativos, atrav?s de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gr?fica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunica??o e divulga??o. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promo??o da visibilidade de uma organiza??o, como no caso da Gr?fica JB. |
id |
IFPB_69f1cf5b9f5bf047d2e4660bfdfc4e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3006 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Brito, Maria Regina de Lima2023-07-10T22:00:20Z2023-07-10T22:00:20Z2023-07-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006Com a evolu??o e o crescimento das tecnologias de informa??o e comunica??o (TICs) nas ?ltimas d?cadas, assim como a populariza??o dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ? web m?vel, a informa??o passou a ser transmitida em tempo real e dispon?vel a qualquer momento para o usu?rio. ? vista disso, as organiza??es ganharam, atrav?s das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma vis?o mais fechada de comunica??o entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e an?lise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos explorat?rio e descritivo, atrav?s do m?todo de caso. Para alcan?ar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gr?fica. Em seguida, foi realizada uma an?lise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gr?fica JB, identificando as principais estrat?gias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de m?tricas das redes sociais, e qualitativos, atrav?s de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gr?fica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunica??o e divulga??o. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promo??o da visibilidade de uma organiza??o, como no caso da Gr?fica JB.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-10T22:00:20Z No. of bitstreams: 2 TCC_MariaRegina.pdf: 1910950 bytes, checksum: 8663acbc5d5add8a126625c8ae42762a (MD5) Termo_MariaRegina.pdf: 742649 bytes, checksum: 052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003d (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-10T22:00:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_MariaRegina.pdf: 1910950 bytes, checksum: 8663acbc5d5add8a126625c8ae42762a (MD5) Termo_MariaRegina.pdf: 742649 bytes, checksum: 052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003d (MD5) Previous issue date: 2023-07-10Marketing digitalRedes sociaisGest?o de marcaMarketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_MariaRegina.pdfTCC_MariaRegina.pdfapplication/pdf1910950http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/1/TCC_MariaRegina.pdf8663acbc5d5add8a126625c8ae42762aMD51Termo_MariaRegina.pdfTermo_MariaRegina.pdfapplication/pdf742649http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/2/Termo_MariaRegina.pdf052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003dMD52177683/30062023-07-10 19:00:20.721oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-10T22:00:20Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
title |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
spellingShingle |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB Brito, Maria Regina de Lima Marketing digital Redes sociais Gest?o de marca |
title_short |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
title_full |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
title_fullStr |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
title_full_unstemmed |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
title_sort |
Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB |
author |
Brito, Maria Regina de Lima |
author_facet |
Brito, Maria Regina de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria Regina de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Redes sociais Gest?o de marca |
topic |
Marketing digital Redes sociais Gest?o de marca |
description |
Com a evolu??o e o crescimento das tecnologias de informa??o e comunica??o (TICs) nas ?ltimas d?cadas, assim como a populariza??o dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ? web m?vel, a informa??o passou a ser transmitida em tempo real e dispon?vel a qualquer momento para o usu?rio. ? vista disso, as organiza??es ganharam, atrav?s das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma vis?o mais fechada de comunica??o entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gr?fica de Jo?o Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e an?lise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos explorat?rio e descritivo, atrav?s do m?todo de caso. Para alcan?ar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gr?fica. Em seguida, foi realizada uma an?lise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gr?fica JB, identificando as principais estrat?gias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de m?tricas das redes sociais, e qualitativos, atrav?s de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gr?fica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunica??o e divulga??o. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promo??o da visibilidade de uma organiza??o, como no caso da Gr?fica JB. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T22:00:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T22:00:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/1/TCC_MariaRegina.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3006/2/Termo_MariaRegina.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8663acbc5d5add8a126625c8ae42762a 052956cefe0d3bd22c9fa5b4db49003d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449330036736 |