Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da forma??o do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experi?ncia vivenciado no est?gio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica em EaD, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - IFPB. O est?gio supervisionado, na licenciatura, ? uma oportunidade constitu?da por v?rios momentos, nos quais o futuro docente ? inserido no campo de trabalho para o qual estar? apto, proporcionando um ambiente de pr?tica da atua??o docente que fomenta o espa?o para aprendizado e reflex?es. O relato descreve as atividades realizadas no est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e Inform?tica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba-IFPB, na modalidade a dist?ncia (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a forma??o docente, atrav?s da observa??o das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as a??es de est?gio vivenciadas na forma??o docente, tanto de observa??o quanto de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, do ensino b?sico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observa??o direta e da interven??o em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos est?gios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Ao fim das a??es, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreens?o de conceitos, observar fen?menos e produzir novos objetos resultantes da compreens?o dos elementos te?ricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conte?dos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presen?a desse profissional no ambiente pedag?gico ? essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflex?o acerca do papel do licenciado em Inform?tica e suas contribui??es para o ensino e aprendizagem. |
id |
IFPB_d7dbafb41a729c097a016f41830394be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2638 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Rangel Andrade de2022-12-23T11:52:15Z2022-12-23T11:52:15Z2021-12-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da forma??o do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experi?ncia vivenciado no est?gio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica em EaD, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - IFPB. O est?gio supervisionado, na licenciatura, ? uma oportunidade constitu?da por v?rios momentos, nos quais o futuro docente ? inserido no campo de trabalho para o qual estar? apto, proporcionando um ambiente de pr?tica da atua??o docente que fomenta o espa?o para aprendizado e reflex?es. O relato descreve as atividades realizadas no est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e Inform?tica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba-IFPB, na modalidade a dist?ncia (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a forma??o docente, atrav?s da observa??o das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as a??es de est?gio vivenciadas na forma??o docente, tanto de observa??o quanto de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, do ensino b?sico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observa??o direta e da interven??o em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos est?gios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Ao fim das a??es, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreens?o de conceitos, observar fen?menos e produzir novos objetos resultantes da compreens?o dos elementos te?ricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conte?dos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presen?a desse profissional no ambiente pedag?gico ? essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflex?o acerca do papel do licenciado em Inform?tica e suas contribui??es para o ensino e aprendizagem.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T11:52:15Z No. of bitstreams: 1 TCC Rangel Andrade de Oliveira.pdf: 550786 bytes, checksum: 7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T11:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Rangel Andrade de Oliveira.pdf: 550786 bytes, checksum: 7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03Inform?ticaForma??o docenteForma??o de professorTecnologia da informa??o e comunica??oEst?gio curricularRelatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Rangel Andrade de Oliveira.pdfTCC Rangel Andrade de Oliveira.pdfMonografia completaapplication/pdf550786http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2638/1/TCC+Rangel+Andrade+de+Oliveira.pdf7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805MD51177683/26382022-12-23 08:52:15.512oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T11:52:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
title |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
spellingShingle |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s Oliveira, Rangel Andrade de Inform?tica Forma??o docente Forma??o de professor Tecnologia da informa??o e comunica??o Est?gio curricular |
title_short |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
title_full |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
title_fullStr |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
title_full_unstemmed |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
title_sort |
Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s |
author |
Oliveira, Rangel Andrade de |
author_facet |
Oliveira, Rangel Andrade de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rangel Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inform?tica Forma??o docente Forma??o de professor Tecnologia da informa??o e comunica??o Est?gio curricular |
topic |
Inform?tica Forma??o docente Forma??o de professor Tecnologia da informa??o e comunica??o Est?gio curricular |
description |
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da forma??o do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experi?ncia vivenciado no est?gio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica em EaD, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - IFPB. O est?gio supervisionado, na licenciatura, ? uma oportunidade constitu?da por v?rios momentos, nos quais o futuro docente ? inserido no campo de trabalho para o qual estar? apto, proporcionando um ambiente de pr?tica da atua??o docente que fomenta o espa?o para aprendizado e reflex?es. O relato descreve as atividades realizadas no est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e Inform?tica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba-IFPB, na modalidade a dist?ncia (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a forma??o docente, atrav?s da observa??o das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as a??es de est?gio vivenciadas na forma??o docente, tanto de observa??o quanto de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, do ensino b?sico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observa??o direta e da interven??o em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos est?gios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Ao fim das a??es, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreens?o de conceitos, observar fen?menos e produzir novos objetos resultantes da compreens?o dos elementos te?ricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conte?dos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presen?a desse profissional no ambiente pedag?gico ? essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflex?o acerca do papel do licenciado em Inform?tica e suas contribui??es para o ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-23T11:52:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-23T11:52:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2638/1/TCC+Rangel+Andrade+de+Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446419189760 |