Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vestena, Rosemar de Fatima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Scremin, Greice, Canto-Dorow, THAÍS S. do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental com vistas à apropriação de conceitos científicos da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma história infantil multimodal, realizada com 19 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Nova Palma (Rio Grande do Sul - Brasil). Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história infantil intitulada "Um tucano no meu caminho", produzida com sons, imagens animadas e textos elaborados por uma das autoras deste trabalho. Com base nesse enredo, os alunos tiveram a oportunidade de decodificar a mensagem da história manifestando-se oralmente e por meio de atividades de escrita e desenho. Nesses registros foi possível identificar três categorias: I- Quanto à apropriação do enredo da história; II- Quanto aos estágios de alfabetização; III- Quanto à apropriação dos conhecimentos científicos. A análise dos resultados permitiu a verificação de que a história infantil “Um tucano no meu caminho”, mediada pelas tecnologias digitais, se constituiu em uma estratégia didática viável para o estabelecimento da relação ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, possibilitou a identificação dos níveis de alfabetização dos alunos, os quais foram reconhecidos pela manifestação de diferentes habilidades e pela expressão dos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Literatura infantil. Tecnologias digitais. Alfabetização científica. Ensino e aprendizagem. SCIENCE TEACHING AND CHILDREN'S STORIES: PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Abstract: The purpose of this work is to present a didactic proposition for the first grade of elementary school conducted by a multimodal children’s history, in order to reach the appropriation of scientific concepts of nature science fields. A qualitative approach was used on this study performed with 19 students of this educational stage in a public school from the municipality of Nova Palma (Rio Grande do Sul State, Brazil).  At first, it was shown a video containing the history for kids titled “A toucan in my way”, produced by one of the authors and containing sounds, images and texts performed by her. The pupils had the opportunity of discussing about and decoding the history message through oral participation, besides writing and drawing activities. It was possible to identify three categories from this feed-back materials and experiences, namely: I- Relative to the history script appropriation; II- Relative to the literacy stages; and III- Relative to scientific concepts. The analysis of results allowed to verify that this children’s history under mediation of digital technologies becomes an adjusted didactic strategy for the constitution of teaching-learning relationship in sciences’ education. Furthermore, it became possible the students’ literacy levels identification, allowing the expression of diverse abilities and scientific knowledge. 
id IFRS-1_4924765ebcff8ef767afa476d94c7661
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1982
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciaisResumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental com vistas à apropriação de conceitos científicos da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma história infantil multimodal, realizada com 19 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Nova Palma (Rio Grande do Sul - Brasil). Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história infantil intitulada "Um tucano no meu caminho", produzida com sons, imagens animadas e textos elaborados por uma das autoras deste trabalho. Com base nesse enredo, os alunos tiveram a oportunidade de decodificar a mensagem da história manifestando-se oralmente e por meio de atividades de escrita e desenho. Nesses registros foi possível identificar três categorias: I- Quanto à apropriação do enredo da história; II- Quanto aos estágios de alfabetização; III- Quanto à apropriação dos conhecimentos científicos. A análise dos resultados permitiu a verificação de que a história infantil “Um tucano no meu caminho”, mediada pelas tecnologias digitais, se constituiu em uma estratégia didática viável para o estabelecimento da relação ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, possibilitou a identificação dos níveis de alfabetização dos alunos, os quais foram reconhecidos pela manifestação de diferentes habilidades e pela expressão dos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Literatura infantil. Tecnologias digitais. Alfabetização científica. Ensino e aprendizagem. SCIENCE TEACHING AND CHILDREN'S STORIES: PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Abstract: The purpose of this work is to present a didactic proposition for the first grade of elementary school conducted by a multimodal children’s history, in order to reach the appropriation of scientific concepts of nature science fields. A qualitative approach was used on this study performed with 19 students of this educational stage in a public school from the municipality of Nova Palma (Rio Grande do Sul State, Brazil).  At first, it was shown a video containing the history for kids titled “A toucan in my way”, produced by one of the authors and containing sounds, images and texts performed by her. The pupils had the opportunity of discussing about and decoding the history message through oral participation, besides writing and drawing activities. It was possible to identify three categories from this feed-back materials and experiences, namely: I- Relative to the history script appropriation; II- Relative to the literacy stages; and III- Relative to scientific concepts. The analysis of results allowed to verify that this children’s history under mediation of digital technologies becomes an adjusted didactic strategy for the constitution of teaching-learning relationship in sciences’ education. Furthermore, it became possible the students’ literacy levels identification, allowing the expression of diverse abilities and scientific knowledge. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/198210.35819/tear.v5.n1.a1982#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA2238-807910.35819/tear.v5.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982/1495Vestena, Rosemar de FatimaScremin, GreiceCanto-Dorow, THAÍS S. doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:34:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1982Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:18Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
title Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
spellingShingle Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
Vestena, Rosemar de Fatima
title_short Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
title_full Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
title_fullStr Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
title_full_unstemmed Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
title_sort Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais
author Vestena, Rosemar de Fatima
author_facet Vestena, Rosemar de Fatima
Scremin, Greice
Canto-Dorow, THAÍS S. do
author_role author
author2 Scremin, Greice
Canto-Dorow, THAÍS S. do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vestena, Rosemar de Fatima
Scremin, Greice
Canto-Dorow, THAÍS S. do
description Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental com vistas à apropriação de conceitos científicos da área das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por uma história infantil multimodal, realizada com 19 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Nova Palma (Rio Grande do Sul - Brasil). Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história infantil intitulada "Um tucano no meu caminho", produzida com sons, imagens animadas e textos elaborados por uma das autoras deste trabalho. Com base nesse enredo, os alunos tiveram a oportunidade de decodificar a mensagem da história manifestando-se oralmente e por meio de atividades de escrita e desenho. Nesses registros foi possível identificar três categorias: I- Quanto à apropriação do enredo da história; II- Quanto aos estágios de alfabetização; III- Quanto à apropriação dos conhecimentos científicos. A análise dos resultados permitiu a verificação de que a história infantil “Um tucano no meu caminho”, mediada pelas tecnologias digitais, se constituiu em uma estratégia didática viável para o estabelecimento da relação ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, possibilitou a identificação dos níveis de alfabetização dos alunos, os quais foram reconhecidos pela manifestação de diferentes habilidades e pela expressão dos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Literatura infantil. Tecnologias digitais. Alfabetização científica. Ensino e aprendizagem. SCIENCE TEACHING AND CHILDREN'S STORIES: PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Abstract: The purpose of this work is to present a didactic proposition for the first grade of elementary school conducted by a multimodal children’s history, in order to reach the appropriation of scientific concepts of nature science fields. A qualitative approach was used on this study performed with 19 students of this educational stage in a public school from the municipality of Nova Palma (Rio Grande do Sul State, Brazil).  At first, it was shown a video containing the history for kids titled “A toucan in my way”, produced by one of the authors and containing sounds, images and texts performed by her. The pupils had the opportunity of discussing about and decoding the history message through oral participation, besides writing and drawing activities. It was possible to identify three categories from this feed-back materials and experiences, namely: I- Relative to the history script appropriation; II- Relative to the literacy stages; and III- Relative to scientific concepts. The analysis of results allowed to verify that this children’s history under mediation of digital technologies becomes an adjusted didactic strategy for the constitution of teaching-learning relationship in sciences’ education. Furthermore, it became possible the students’ literacy levels identification, allowing the expression of diverse abilities and scientific knowledge. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982
10.35819/tear.v5.n1.a1982
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982
identifier_str_mv 10.35819/tear.v5.n1.a1982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1982/1495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
2238-8079
10.35819/tear.v5.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918239064064