Os padrões como base fundamental do ensino e aprendizagem da Matemática : uma proposta de intervenção na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6698 |
Resumo: | A matemática é considerada por diversos autores como a ciência dos padrões, pelo facto de se encontrarem em vários aspetos da vida humana. Desta forma, considera-se este tema como o coração da Matemática escolar, devido à diversidade de conotações que os padrões estabelecem com os conteúdos matemáticos. O estudo de padrões desde os níveis mais elementares de escolaridade permite desenvolver nos alunos diversas capacidades matemáticas e traz bastantes benefícios, pois contribui para a construção de uma imagem mais positiva da Matemática, atraindo e motivando os alunos e apelando à sua criatividade e sentido estético. Neste sentido, surge este trabalho com o objetivo primordial de investigar sobre a importância dos padrões na Matemática escolar e no desenvolvimento de capacidades matemáticas nos alunos. Deste modo, para contextualizar teoricamente a temática, efetuou-se uma revisão bibliográfica diversificada, pesquisando autores de referência das várias áreas abordadas neste trabalho, variando as fontes de pesquisa, passando por livros, artigos de revista, dissertações, sites e legislação em vigor. Este documento, caraterizando-se como um Relatório Final de Estágio, requer que se descrevam as intervenções realizadas em contexto de estágio no âmbito do tema abordado. Desta forma, descrevem-se as experiências de ensino nas quais se verificaram a aplicação deste tema e elabora-se uma proposta de intervenção para a Educação Pré-Escolar e para o 1.° Ciclo do Ensino Básico, propondo tarefas de exploração de padrões. Além do tema padrões, e dado que a planificação e avaliação são partes integrantes do trabalho de um professor, estas são também temáticas abordadas neste trabalho. |
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Os padrões como base fundamental do ensino e aprendizagem da Matemática : uma proposta de intervenção na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoMatemáticaEnsino/aprendizagemEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloA matemática é considerada por diversos autores como a ciência dos padrões, pelo facto de se encontrarem em vários aspetos da vida humana. Desta forma, considera-se este tema como o coração da Matemática escolar, devido à diversidade de conotações que os padrões estabelecem com os conteúdos matemáticos. O estudo de padrões desde os níveis mais elementares de escolaridade permite desenvolver nos alunos diversas capacidades matemáticas e traz bastantes benefícios, pois contribui para a construção de uma imagem mais positiva da Matemática, atraindo e motivando os alunos e apelando à sua criatividade e sentido estético. Neste sentido, surge este trabalho com o objetivo primordial de investigar sobre a importância dos padrões na Matemática escolar e no desenvolvimento de capacidades matemáticas nos alunos. Deste modo, para contextualizar teoricamente a temática, efetuou-se uma revisão bibliográfica diversificada, pesquisando autores de referência das várias áreas abordadas neste trabalho, variando as fontes de pesquisa, passando por livros, artigos de revista, dissertações, sites e legislação em vigor. Este documento, caraterizando-se como um Relatório Final de Estágio, requer que se descrevam as intervenções realizadas em contexto de estágio no âmbito do tema abordado. Desta forma, descrevem-se as experiências de ensino nas quais se verificaram a aplicação deste tema e elabora-se uma proposta de intervenção para a Educação Pré-Escolar e para o 1.° Ciclo do Ensino Básico, propondo tarefas de exploração de padrões. Além do tema padrões, e dado que a planificação e avaliação são partes integrantes do trabalho de um professor, estas são também temáticas abordadas neste trabalho.Mathematics is considered by many authors as the science of patterns, because they appear in various aspects of human life. Thus, we consider this issue as the heart of school mathematics, given the diversity of connotations that the standards established with mathematical content. The study patterns from the most elementary levels of education allows to develop in students a number of mathematical skills and brings plenty of benefits, it contributes to building a more positive image of mathematics, attracting and motivating students by appealing to their creativity and aesthetic sense. In this sense, this work comes up with the primary objective which is to investigate the importance of patterns in school mathematics and its contribute for development of mathematical skills in students. Thus, to theoretically contextualize the theme, we performed an extensive literature review, searching reference authors of the various areas performed an extensive literature review, searching reference authors of the various areas addressed in this work, diversifying the sources of research, going through, journal articles, dissertations, web sites and legislation. This document is featuring as a stage of final report, requires that describe the interventions in stage of context under the theme approached in this way, here are described the experiments of teaching which were found the application of this subject and draws up proposal for intervention for pre-school education and the 1st cycle of basic education, proposing patterns exploration tasks. In addition to the theme patterns, and given that planning and evaluation are an integral part of the job of a teacher, these are also themes addresser in this paper.2016-10-27T12:59:32Z2016-10-27T00:00:00Z2016-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6698porTeixeira, Micaela Sofia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:17.383387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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