Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picado, André Filipe Amaral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14026
Resumo: O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação de um professor, na medida em que, é no estágio pedagógico que o futuro professor, devidamente orientado e apoiado pelos supervisores, tem a possibilidade de pôr em prática todo o seu conhecimento teórico, e também de desenvolver novas aprendizagens, tudo em contexto real. O presente relatório pretende descrever e analisar, de uma forma reflexiva, as experiências vividas durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança em alguns dos contextos escolares: no Grupo de Educação Física, com a alteração das lógicas curriculares e avaliativas com vista à melhoria pedagógica; e nas estruturas escolares e cultura educativa, com vista a melhorar a satisfação dos alunos e a potenciar a cultura de trabalho colaborativo entre comunidade educativa. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas, foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futuro professor de educação física.
id RCAP_1b2ba40f2051cb9ae69b5686fa8ff560
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de LencastreEducação FísicaEstágio PedagógicoFormação InicialMudançaLegitimação da Educação FísicaInvestigação-AçãoPhysical EducationPedagogical InternshipInitial Teacher LearningChange-overPhysical Education LegitimationAction ResearchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação de um professor, na medida em que, é no estágio pedagógico que o futuro professor, devidamente orientado e apoiado pelos supervisores, tem a possibilidade de pôr em prática todo o seu conhecimento teórico, e também de desenvolver novas aprendizagens, tudo em contexto real. O presente relatório pretende descrever e analisar, de uma forma reflexiva, as experiências vividas durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança em alguns dos contextos escolares: no Grupo de Educação Física, com a alteração das lógicas curriculares e avaliativas com vista à melhoria pedagógica; e nas estruturas escolares e cultura educativa, com vista a melhorar a satisfação dos alunos e a potenciar a cultura de trabalho colaborativo entre comunidade educativa. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas, foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futuro professor de educação física.The pedagogical internship is assumed as a fundamental step in teachers learning. It is in the pedagogical phase that the future teacher, properly oriented and supported by the supervisors, has the possibility of putting into practice all his theoretical knowledge. It is also an opportunity to develop new learning skills in real context (school). This work intends to describe and analyze, in a reflective way, the experiences lived during the pedagogic internship, as a trainee teacher of Physical Education in the Secondary School D. Filipa de Lencastre. This important moment of learning, besides the benefits it presents in terms of obtaining knowledge in the different areas of intervention of the teacher, was also a privileged moment to implement the change in some school contexts: in the Physical Education Group, with the change of the Curriculum and evaluation with a view to pedagogical improvement; And in school structures and educational culture, aiming to improve student satisfaction and promote a collaborative work culture among the educational community. For this, it was necessary to overcome several difficulties using different strategies. These were important for improving student learning and for my growth as a future physical education teacher.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaPicado, André Filipe Amaral2017-09-08T13:45:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14026TID:201698501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:55.309309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
Picado, André Filipe Amaral
Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Mudança
Legitimação da Educação Física
Investigação-Ação
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial Teacher Learning
Change-over
Physical Education Legitimation
Action Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
author Picado, André Filipe Amaral
author_facet Picado, André Filipe Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Picado, André Filipe Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Mudança
Legitimação da Educação Física
Investigação-Ação
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial Teacher Learning
Change-over
Physical Education Legitimation
Action Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Mudança
Legitimação da Educação Física
Investigação-Ação
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial Teacher Learning
Change-over
Physical Education Legitimation
Action Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação de um professor, na medida em que, é no estágio pedagógico que o futuro professor, devidamente orientado e apoiado pelos supervisores, tem a possibilidade de pôr em prática todo o seu conhecimento teórico, e também de desenvolver novas aprendizagens, tudo em contexto real. O presente relatório pretende descrever e analisar, de uma forma reflexiva, as experiências vividas durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança em alguns dos contextos escolares: no Grupo de Educação Física, com a alteração das lógicas curriculares e avaliativas com vista à melhoria pedagógica; e nas estruturas escolares e cultura educativa, com vista a melhorar a satisfação dos alunos e a potenciar a cultura de trabalho colaborativo entre comunidade educativa. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas, foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futuro professor de educação física.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08T13:45:18Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14026
TID:201698501
url http://hdl.handle.net/10400.5/14026
identifier_str_mv TID:201698501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086532378624