O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78012 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2b7a9f60cfc6055860657b303ef3ecaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdicoThe teaching and learning process of Studies of the Environment and Natural Sciences by means of ludicJogosProcesso de ensino e de aprendizagem das ciênciasRecursos lúdicosGamesTeaching and learning process of sciencesLudic resourcesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO seguinte relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção elaborada para o projeto ocorreu em dois ciclos do ensino básico distintos, sendo eles o 4.º ano do 1.º CEB e o 6.º ano do 2.º CEB. O projeto teve como tema de estudo o lúdico, em que foram desenvolvidas atividades de índole lúdico de forma a suportar o processo de ensino e de aprendizagem. Estas atividades foram inseridas na área curricular de Estudo do Meio no 1.º CEB e de Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta investigação teve como propósito averiguar os benefícios da ludicidade na aprendizagem dos conteúdos de ciências, procurando dar resposta às seguintes questões: i) De que forma é que a ludicidade ajuda os alunos a compreenderem melhor os conteúdos? ii) Que tipo de atividades os alunos demonstram mais agrado em executar? iii) Que atividades proporcionam uma aprendizagem mais significativa aos alunos? iv) Quais as condições que permitem criar um ambiente lúdico e simultaneamente contribuir para uma aprendizagem efetiva nos alunos? A metodologia empregue foi adaptada às caraterísticas da investigação-ação, em que se desenvolveu uma prática reflexiva de forma a se ajustar às várias circunstâncias. O plano de intervenção iniciou-se com o preenchimento de um questionário (pré-teste), de forma a identificar as conceções prévias dos alunos, prosseguindo-se a aplicação das sessões planificadas para a intervenção e um momento final de avaliação, em que se voltou a realizar o preenchimento do mesmo questionário (pós-teste), para avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. Esta abordagem foi aplicada em ambos os ciclos, em que foram estruturadas cinco e três sessões de intervenção para o 1.º CEB e para o 2.º CEB, respetivamente. Verificou-se que os alunos manifestaram uma participação espontânea, tendo adquirido novos conhecimentos, e em que o lúdico se mostrou um contexto de aprendizagem natural. Contudo, em virtude do contexto da pandemia, foi importante reconhecer as limitações às quais o projeto foi sujeito, constatando-se também que o lúdico ainda não se apresenta como uma abordagem vulgar aos conteúdos de ciências, sendo essencial realizar mais estudos neste âmbito.The following paper presents a pedagogical intervention project developed as part of the Curricular Unit of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The intervention developed for the project took place in two different cycles of basic education, being them the 4th grade of 1st cycle and the 6th grade oh the 2nd cycle. The project had as subject of study the ludic, in which were developed ludic activities in order to support the teaching and learning process. These activities were placed in the curricular area Study of the Environment in the 1st cycle and Natural Sciences in the 2nd cycle. This research aimed to determine the benefits of the playfulness in the learning of sciences topics, attempting to respond to the following questions: i) How does playfulness assist students to better understand the topics? ii) What kind of activities the students show more pleasure to perform? iii) Which activities provide a more meaningful learning to the students? iv) What conditions make it possible to establish a playful environment and simultaneously contribute to an effective learning in the students? The methodology used was adapted to the action research features, in which a reflective practice was developed in order to adjust it to the several circumstances. The intervention plan started with filling out a questionnaire (pre-test), in order to detect students previous conceptions, proceed by the implementation of the sessions planned to the intervention, and a final moment of assessment in which the same questionnaire was completed (post-test), to evaluate the learning achieved by the students. This approach was implemented in both cycles, in which were organised five and three intervention sessions to the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education, respectively. It was observed that the students demonstrated a free and spontaneous participation, having acquired new knowledge, and that the ludic proved to be a natural learning context. Nevertheless, in view of the pandemic context, it was important to recognize the limitations to which the project has been subjected, noting too that the ludic still isn’t an ordinary approach to the science topics, making it necessary to conduct further research in this field.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoSilva, Helena Raquel Monteiro20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78012por202991512info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:33.283089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico The teaching and learning process of Studies of the Environment and Natural Sciences by means of ludic |
title |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico |
spellingShingle |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico Silva, Helena Raquel Monteiro Jogos Processo de ensino e de aprendizagem das ciências Recursos lúdicos Games Teaching and learning process of sciences Ludic resources Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico |
title_full |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico |
title_fullStr |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico |
title_sort |
O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico |
author |
Silva, Helena Raquel Monteiro |
author_facet |
Silva, Helena Raquel Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena Raquel Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Processo de ensino e de aprendizagem das ciências Recursos lúdicos Games Teaching and learning process of sciences Ludic resources Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Jogos Processo de ensino e de aprendizagem das ciências Recursos lúdicos Games Teaching and learning process of sciences Ludic resources Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78012 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202991512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132795326431232 |