O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena Raquel Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78012
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2b7a9f60cfc6055860657b303ef3ecaf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdicoThe teaching and learning process of Studies of the Environment and Natural Sciences by means of ludicJogosProcesso de ensino e de aprendizagem das ciênciasRecursos lúdicosGamesTeaching and learning process of sciencesLudic resourcesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO seguinte relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção elaborada para o projeto ocorreu em dois ciclos do ensino básico distintos, sendo eles o 4.º ano do 1.º CEB e o 6.º ano do 2.º CEB. O projeto teve como tema de estudo o lúdico, em que foram desenvolvidas atividades de índole lúdico de forma a suportar o processo de ensino e de aprendizagem. Estas atividades foram inseridas na área curricular de Estudo do Meio no 1.º CEB e de Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta investigação teve como propósito averiguar os benefícios da ludicidade na aprendizagem dos conteúdos de ciências, procurando dar resposta às seguintes questões: i) De que forma é que a ludicidade ajuda os alunos a compreenderem melhor os conteúdos? ii) Que tipo de atividades os alunos demonstram mais agrado em executar? iii) Que atividades proporcionam uma aprendizagem mais significativa aos alunos? iv) Quais as condições que permitem criar um ambiente lúdico e simultaneamente contribuir para uma aprendizagem efetiva nos alunos? A metodologia empregue foi adaptada às caraterísticas da investigação-ação, em que se desenvolveu uma prática reflexiva de forma a se ajustar às várias circunstâncias. O plano de intervenção iniciou-se com o preenchimento de um questionário (pré-teste), de forma a identificar as conceções prévias dos alunos, prosseguindo-se a aplicação das sessões planificadas para a intervenção e um momento final de avaliação, em que se voltou a realizar o preenchimento do mesmo questionário (pós-teste), para avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. Esta abordagem foi aplicada em ambos os ciclos, em que foram estruturadas cinco e três sessões de intervenção para o 1.º CEB e para o 2.º CEB, respetivamente. Verificou-se que os alunos manifestaram uma participação espontânea, tendo adquirido novos conhecimentos, e em que o lúdico se mostrou um contexto de aprendizagem natural. Contudo, em virtude do contexto da pandemia, foi importante reconhecer as limitações às quais o projeto foi sujeito, constatando-se também que o lúdico ainda não se apresenta como uma abordagem vulgar aos conteúdos de ciências, sendo essencial realizar mais estudos neste âmbito.The following paper presents a pedagogical intervention project developed as part of the Curricular Unit of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The intervention developed for the project took place in two different cycles of basic education, being them the 4th grade of 1st cycle and the 6th grade oh the 2nd cycle. The project had as subject of study the ludic, in which were developed ludic activities in order to support the teaching and learning process. These activities were placed in the curricular area Study of the Environment in the 1st cycle and Natural Sciences in the 2nd cycle. This research aimed to determine the benefits of the playfulness in the learning of sciences topics, attempting to respond to the following questions: i) How does playfulness assist students to better understand the topics? ii) What kind of activities the students show more pleasure to perform? iii) Which activities provide a more meaningful learning to the students? iv) What conditions make it possible to establish a playful environment and simultaneously contribute to an effective learning in the students? The methodology used was adapted to the action research features, in which a reflective practice was developed in order to adjust it to the several circumstances. The intervention plan started with filling out a questionnaire (pre-test), in order to detect students previous conceptions, proceed by the implementation of the sessions planned to the intervention, and a final moment of assessment in which the same questionnaire was completed (post-test), to evaluate the learning achieved by the students. This approach was implemented in both cycles, in which were organised five and three intervention sessions to the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education, respectively. It was observed that the students demonstrated a free and spontaneous participation, having acquired new knowledge, and that the ludic proved to be a natural learning context. Nevertheless, in view of the pandemic context, it was important to recognize the limitations to which the project has been subjected, noting too that the ludic still isn’t an ordinary approach to the science topics, making it necessary to conduct further research in this field.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoSilva, Helena Raquel Monteiro20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78012por202991512info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:33.283089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
The teaching and learning process of Studies of the Environment and Natural Sciences by means of ludic
title O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
spellingShingle O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
Silva, Helena Raquel Monteiro
Jogos
Processo de ensino e de aprendizagem das ciências
Recursos lúdicos
Games
Teaching and learning process of sciences
Ludic resources
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
title_full O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
title_fullStr O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
title_full_unstemmed O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
title_sort O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico
author Silva, Helena Raquel Monteiro
author_facet Silva, Helena Raquel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helena Raquel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Processo de ensino e de aprendizagem das ciências
Recursos lúdicos
Games
Teaching and learning process of sciences
Ludic resources
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Processo de ensino e de aprendizagem das ciências
Recursos lúdicos
Games
Teaching and learning process of sciences
Ludic resources
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78012
url https://hdl.handle.net/1822/78012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202991512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132795326431232