Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5187 |
Resumo: | Apresenta-se o trabalho realizado na oficina de formação Língua e literacia nos primeiros anos de escolaridade. A oficina de formação favoreceu o trabalho colaborativo entre educadores de infância e professores do 1º ciclo, do mesmo agrupamento, e implicou os docentes em diálogo e análise de propostas de trabalho em conjunto para promover a reflexão e o questionamento crítico de práticas, crenças e pressupostos acerca da atuação em sala de aula. Ao centrar a discussão sobre as crianças, o seu trabalho e as suas potencialidades, fez emergir um novo contexto epistémico na escola e nas salas de aula. |
id |
RCAP_2f4a0755088243596528ac0da2b1376a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básicoLiteraciaLínguaApresenta-se o trabalho realizado na oficina de formação Língua e literacia nos primeiros anos de escolaridade. A oficina de formação favoreceu o trabalho colaborativo entre educadores de infância e professores do 1º ciclo, do mesmo agrupamento, e implicou os docentes em diálogo e análise de propostas de trabalho em conjunto para promover a reflexão e o questionamento crítico de práticas, crenças e pressupostos acerca da atuação em sala de aula. Ao centrar a discussão sobre as crianças, o seu trabalho e as suas potencialidades, fez emergir um novo contexto epistémico na escola e nas salas de aula.EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSERCIPLSousa, OtíliaCoelho, Manuela2015-09-16T13:07:15Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5187porDa formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico In Estrela, T. et al (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-14-0. Atas online978-989-8272-14-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.067789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
title |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico Sousa, Otília Literacia Língua |
title_short |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico |
author |
Sousa, Otília |
author_facet |
Sousa, Otília Coelho, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Otília Coelho, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Língua |
topic |
Literacia Língua |
description |
Apresenta-se o trabalho realizado na oficina de formação Língua e literacia nos primeiros anos de escolaridade. A oficina de formação favoreceu o trabalho colaborativo entre educadores de infância e professores do 1º ciclo, do mesmo agrupamento, e implicou os docentes em diálogo e análise de propostas de trabalho em conjunto para promover a reflexão e o questionamento crítico de práticas, crenças e pressupostos acerca da atuação em sala de aula. Ao centrar a discussão sobre as crianças, o seu trabalho e as suas potencialidades, fez emergir um novo contexto epistémico na escola e nas salas de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-16T13:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5187 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico In Estrela, T. et al (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-14-0. Atas online 978-989-8272-14-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133402510655488 |