A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23023
Resumo: Narrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência.
id RCAP_4357725dd3fbdf45e113ba20c670a758
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento da criatividadeCompreensão da leituraNarração de históriasOralidadeAutoriaDesenvolvimento de competênciasNarrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência.To narrate or tell a story allows the child to build itself, and at the same time, build meanings for its existence, organizing the child’s thinking and, as the child does it, develop his narrative capabilities. Children who have access to oral production and text interpretation have the opportunity to build a story, experiencing the mode of production, interpretation, production and authorship of texts. The current case study, of qualitative nature, intends to study authorship in productions of oral texts by 1st cycle students of Basic Education. An intervention project was developed, from the adaptation of Michel Tournier's “Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. The instruments of data collection were direct observation and video recording of retelling sessions of the story. Content analysis was used for the evaluation of the data. The analysis of the data collected allowed us to conclude that the children, through the activities implemented, managed to build oral narratives with elements that interconnect in a significative way and with coherence.Universidade de Aveiro2018-05-02T10:00:33Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23023TID:201942925porPereira, Ana Lisete Monteiro de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:56Zoai:ria.ua.pt:10773/23023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.656120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da criatividade
Compreensão da leitura
Narração de histórias
Oralidade
Autoria
Desenvolvimento de competências
title_short A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida
author_facet Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da criatividade
Compreensão da leitura
Narração de histórias
Oralidade
Autoria
Desenvolvimento de competências
topic Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da criatividade
Compreensão da leitura
Narração de histórias
Oralidade
Autoria
Desenvolvimento de competências
description Narrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02T10:00:33Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23023
TID:201942925
url http://hdl.handle.net/10773/23023
identifier_str_mv TID:201942925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623278616576