Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11841 |
Resumo: | A Prática Educativa Supervisionada, enquanto componente basilar da formação docente, motivou a construção do presente relatório, respeitante à prática desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a convicção de que somente mediante o diálogo entre teoria e prática a profissionalidade docente pode ser desenvolvida, esta articulação verifica-se ao longo dos vários capítulos do texto. A escrita é semelhantemente pautada pelo carácter reflexivo, resultante da análise e problematização de situações emergentes da prática. O presente relatório inscreve-se, por conseguinte, no âmbito de uma formação que objetiva a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, conducente à reelaboração de práticas e teorias. Com efeito, espelha-se a metodologia de investigação adotada, cujas características se aproximam da investigação-ação. Neste âmbito, está patente a análise decorrente das várias fases do ciclo de investigação-ação desenvolvidas, com particular incidência na ação. Ressalva-se, todavia, que a referida fase se sustenta na planificação, observação e reflexão, dialogando continuamente com as mesmas. Almejando-se que as atividades descritas possam ser enquadradas, e uma vez que o conhecimento das especificidades dos contextos se assume fulcral para a ação que concorre para a transformação, estes são igualmente alvo de análise. Assim, evidencia-se a perspetiva socioconstrutivista, que sustentou e transcorreu a prática educativa. Neste sentido, além do papel crucial que se atribui à interação na construção de aprendizagens, nomeadamente mediante a colaboração, realça-se a aprendizagem pela ação como meio privilegiado de promoção do desenvolvimento da criança, notório na descrição e análise das atividades apresentadas. |
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Relatório de EstágioCriançaAprendizagem ativaInvestigação-açãoReflexãoColaboraçãoChildActive learningAction researchReflectionCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Prática Educativa Supervisionada, enquanto componente basilar da formação docente, motivou a construção do presente relatório, respeitante à prática desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a convicção de que somente mediante o diálogo entre teoria e prática a profissionalidade docente pode ser desenvolvida, esta articulação verifica-se ao longo dos vários capítulos do texto. A escrita é semelhantemente pautada pelo carácter reflexivo, resultante da análise e problematização de situações emergentes da prática. O presente relatório inscreve-se, por conseguinte, no âmbito de uma formação que objetiva a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, conducente à reelaboração de práticas e teorias. Com efeito, espelha-se a metodologia de investigação adotada, cujas características se aproximam da investigação-ação. Neste âmbito, está patente a análise decorrente das várias fases do ciclo de investigação-ação desenvolvidas, com particular incidência na ação. Ressalva-se, todavia, que a referida fase se sustenta na planificação, observação e reflexão, dialogando continuamente com as mesmas. Almejando-se que as atividades descritas possam ser enquadradas, e uma vez que o conhecimento das especificidades dos contextos se assume fulcral para a ação que concorre para a transformação, estes são igualmente alvo de análise. Assim, evidencia-se a perspetiva socioconstrutivista, que sustentou e transcorreu a prática educativa. Neste sentido, além do papel crucial que se atribui à interação na construção de aprendizagens, nomeadamente mediante a colaboração, realça-se a aprendizagem pela ação como meio privilegiado de promoção do desenvolvimento da criança, notório na descrição e análise das atividades apresentadas.The Supervised Educational Practice, as a basic component of teacher’s education, motivated the construction of this report, regarding the practice developed in the Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education context. With the conviction that only through the dialogue between theory and practice, the teaching professional can be developed, this articulation is verified throughout the various chapters of the text. Likewise, writing is guided by the reflexive character, resulting from the analysis and problematization of situations that emerge from the practice. The present report is therefore part of a training that aims to construct a reflexive and investigative professional attitude, leading to the re-elaboration of both practices and theory. To that effect, it mirrors the research methodology adopted, whose characteristics are close to action research. In this context, the analysis derived from the various phases of the action research cycle developed, with particular focus on action, is presented. It should be noted, however, that the said phase is based on planning, observation and reflection, continuously dialoguing with them. The object being that the activities described can be contextualized, and since the knowledge of the specificities of the contexts is central to the action that contributes to the transformation, these are also the subject to analysis. Thus, the socio-constructivist perspective is evidenced, which sustained and marked the educational practice. In this sense, in addition to the crucial role that is attributed to interaction in the construction of learning, namely through collaboration, it emphasizes learning by action as a privileged means of promoting child development, notorious in describing and analyzing the activities presented.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Raquel Salomé Oliveira2018-08-22T11:54:24Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11841TID:201975335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:09.914109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Prática Educativa Supervisionada, enquanto componente basilar da formação docente, motivou a construção do presente relatório, respeitante à prática desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a convicção de que somente mediante o diálogo entre teoria e prática a profissionalidade docente pode ser desenvolvida, esta articulação verifica-se ao longo dos vários capítulos do texto. A escrita é semelhantemente pautada pelo carácter reflexivo, resultante da análise e problematização de situações emergentes da prática. O presente relatório inscreve-se, por conseguinte, no âmbito de uma formação que objetiva a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, conducente à reelaboração de práticas e teorias. Com efeito, espelha-se a metodologia de investigação adotada, cujas características se aproximam da investigação-ação. Neste âmbito, está patente a análise decorrente das várias fases do ciclo de investigação-ação desenvolvidas, com particular incidência na ação. Ressalva-se, todavia, que a referida fase se sustenta na planificação, observação e reflexão, dialogando continuamente com as mesmas. Almejando-se que as atividades descritas possam ser enquadradas, e uma vez que o conhecimento das especificidades dos contextos se assume fulcral para a ação que concorre para a transformação, estes são igualmente alvo de análise. Assim, evidencia-se a perspetiva socioconstrutivista, que sustentou e transcorreu a prática educativa. Neste sentido, além do papel crucial que se atribui à interação na construção de aprendizagens, nomeadamente mediante a colaboração, realça-se a aprendizagem pela ação como meio privilegiado de promoção do desenvolvimento da criança, notório na descrição e análise das atividades apresentadas. |
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