Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11950 |
Resumo: | O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo explicitar as vivências experienciadas ao longo da ação nos dois contextos referidos, evidenciando um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa desenvolvida, para a prática futura e para a construção e desenvolvimento do saber profissional e pessoal. Desta forma, são apresentados os fundamentos teóricos e legais que serviram como base para a ação educativa, permitindo uma constante articulação entre o quadro conceptual fundamentado e as práticas vividas. Assume-se uma atitude investigativa e reflexiva que regulou todas as decisões, desenvolvendo um ciclo caracterizado pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, inspirado, desta forma, na metodologia de Investigação-Ação. Desenvolvendo uma atitude construtivista no percurso formativo, considerando a criança como construtor da sua própria aprendizagem, realiza-se a descrição e a análise das atividades desenvolvidas. Potencializadas por uma ação pedagógica e didática contribuindo para um desenvolvimento integrado e significativo das crianças. A realização deste relatório permitiu um desenvolvimento de várias competências, pessoais e profissionais, aquando de uma problematização, reflexão e colaboração sucessivas e inerentes ao processo de construção e desenvolvimento de um profissional de educação competente. |
id |
RCAP_4763169d536b01582de7b748d4ada4d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11950 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioSaber profissionalAprendizagem significativaMetodologia de Investigação-AçãoLearn professionalSignificant LearningMethodology of action researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo explicitar as vivências experienciadas ao longo da ação nos dois contextos referidos, evidenciando um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa desenvolvida, para a prática futura e para a construção e desenvolvimento do saber profissional e pessoal. Desta forma, são apresentados os fundamentos teóricos e legais que serviram como base para a ação educativa, permitindo uma constante articulação entre o quadro conceptual fundamentado e as práticas vividas. Assume-se uma atitude investigativa e reflexiva que regulou todas as decisões, desenvolvendo um ciclo caracterizado pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, inspirado, desta forma, na metodologia de Investigação-Ação. Desenvolvendo uma atitude construtivista no percurso formativo, considerando a criança como construtor da sua própria aprendizagem, realiza-se a descrição e a análise das atividades desenvolvidas. Potencializadas por uma ação pedagógica e didática contribuindo para um desenvolvimento integrado e significativo das crianças. A realização deste relatório permitiu um desenvolvimento de várias competências, pessoais e profissionais, aquando de uma problematização, reflexão e colaboração sucessivas e inerentes ao processo de construção e desenvolvimento de um profissional de educação competente.This report emerges within the Course of Educational Practice Supervised part of the master's degree in pre-school education and teaching on the first Cycle of basic education. Aims to clarify the experiences experienced along the action in two contexts, showing the conceptual framework and their contributions to the educational activity developed, for future practice and for construction and development of professional and personal knowledge. In this way, the theoretical and legal foundations that have served as the basis for the educational action, allowing a constant articulation between the reasoned conceptual framework and practices experienced. It assumes an investigative attitude and reflective that regulated all decisions, developing a cycle characterized by observation, planning, action, evaluation and reflection, inspired, thus, in research-action methodology. Developing a constructive attitude in the course of formation, whereas the child as constructor of your own learning, is the description and analysis of the activities developed. Potentiated by a pedagogical and didactic action contributing to a meaningful and integrated development of children. This report allowed a development of various skills, personal and professional, when questioning, reflection and collaboration inherent in the process of successive construction and development of a competent education professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGraciano, Ana Isabel Correia da Silva2018-09-13T13:58:12Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11950TID:201977028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:16.394177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Graciano, Ana Isabel Correia da Silva Saber profissional Aprendizagem significativa Metodologia de Investigação-Ação Learn professional Significant Learning Methodology of action research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Graciano, Ana Isabel Correia da Silva |
author_facet |
Graciano, Ana Isabel Correia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graciano, Ana Isabel Correia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber profissional Aprendizagem significativa Metodologia de Investigação-Ação Learn professional Significant Learning Methodology of action research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Saber profissional Aprendizagem significativa Metodologia de Investigação-Ação Learn professional Significant Learning Methodology of action research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo explicitar as vivências experienciadas ao longo da ação nos dois contextos referidos, evidenciando um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa desenvolvida, para a prática futura e para a construção e desenvolvimento do saber profissional e pessoal. Desta forma, são apresentados os fundamentos teóricos e legais que serviram como base para a ação educativa, permitindo uma constante articulação entre o quadro conceptual fundamentado e as práticas vividas. Assume-se uma atitude investigativa e reflexiva que regulou todas as decisões, desenvolvendo um ciclo caracterizado pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, inspirado, desta forma, na metodologia de Investigação-Ação. Desenvolvendo uma atitude construtivista no percurso formativo, considerando a criança como construtor da sua própria aprendizagem, realiza-se a descrição e a análise das atividades desenvolvidas. Potencializadas por uma ação pedagógica e didática contribuindo para um desenvolvimento integrado e significativo das crianças. A realização deste relatório permitiu um desenvolvimento de várias competências, pessoais e profissionais, aquando de uma problematização, reflexão e colaboração sucessivas e inerentes ao processo de construção e desenvolvimento de um profissional de educação competente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13T13:58:12Z 2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11950 TID:201977028 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11950 |
identifier_str_mv |
TID:201977028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131416345182208 |