Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9943 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem. |
id |
RCAP_5f3595fade562e6a3f74136fac5be906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9943 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemEducação Pré-EscolarAprendizagens integradorasParticipação ativa1º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem.This Stage Report is intended to be a reflection of the work that has been developed within the curriculum unit of Supervised Teaching Practice, from the course Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The pedagogical practice was developed in both contexts: the first stage occurred in a Pre-school room, with four and five years old children; the second stage was developed in a 3rd year of elementary school, with a group of eight years old children. The purposed of this report is to present the work that was performed in the contexts, describing and reflecting on the practice performed. We had characterized both groups of children and the two institutions, as well as some of the most significant and demonstrative experiences of teaching and learning developed in the two contexts considered. The learning experiences were planned taking into account the interests and needs of children related always with different areas of knowledge, in an integrative way. Our educational work has always focused on the child itself, valuing their knowledge and ideas, making them active agents in the learning process.Mesquita, ElzaCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBMoura, Beatriz Queirós2014-07-24T15:46:53Z20142014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9943TID:201026244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:57Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.747714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Moura, Beatriz Queirós Experiências de aprendizagem Educação Pré-Escolar Aprendizagens integradoras Participação ativa 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Moura, Beatriz Queirós |
author_facet |
Moura, Beatriz Queirós |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Castanheira, Manuel Luís Pinto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Beatriz Queirós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem Educação Pré-Escolar Aprendizagens integradoras Participação ativa 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Experiências de aprendizagem Educação Pré-Escolar Aprendizagens integradoras Participação ativa 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24T15:46:53Z 2014 2014-07-24 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9943 TID:201026244 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9943 |
identifier_str_mv |
TID:201026244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135240363442176 |