Técnico de formação : formar e ser formado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29941 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_7724b929b89557b94fe5c946038aed0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Técnico de formação : formar e ser formadoAprendizagem experiencialEducação de adultosFormação inicialTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente estudo surge do interesse pela profissão de técnico de formação e tem como objetivo conhecer as atividades que desenvolve e a importância da formação inicial, contínua e em contexto de trabalho no seu desenvolvimento profissional. Este estudo centra-se em três momentos. No primeiro momento, fala-se da educação e da formação, sendo que se aborda aqui a educação permanente, a diferença entre a educação formal, não-formal e informal, a formação profissional e a formação experiencial. O segundo momento dedica-se ao técnico de formação, às suas atividades e à sua formação. No terceiro momento surge o estudo empírico: foram levadas a cabo cinco entrevistas semi-diretivas a técnicos de formação. Este estudo surge a partir de três questões orientadoras, sendo elas: 1. Quais as atividades que um técnico de formação desempenha? 2. Qual o impacto da formação formal e não-formal no seu desenvolvimento profissional? 3. De que maneira é que a aprendizagem experiencial forma o técnico de formação? Partindo destas questões orientadoras, o estudo está organizado em dois momentos: as reflexões teóricas e o estudo. O estudo surge de uma investigação baseada em cinco entrevistas realizadas que, após a análise de dados, permitem responder aos objetivos propostos. Por fim, e após realizada a investigação, pode concluir-se que as atividades de um técnico de formação em contexto de trabalho dependem do local onde trabalha. No entanto, verifica-se que a formação formal e não formal são ferramentas essenciais. Regista-se ainda que a experiência é valorizada, principalmente porque permite o desenvolvimento profissional.This study is due to my interest in the profession of training technician. It aims to know this technician activities and the importance of initial, ongoing training and working environment in his/her development. This study is divided in three parts. At first, discussion on education and training, adult education, the difference between non-formal and informal education, vocational training and experiential training is made. The second part analyses the training technician, his/her activities and initial, contuining and informal education. In the third part may be found the research, which was carried out from five semi-directive technician interviews to training technicians. This study comes from three guiding questions, which are: 1. What are the activities of a training technician? 2. What is the impact of formal and non- formal training in his/her professional development? 3. How are learning experiences impacting in the training technician? Based on these guiding questions, the study is organized in two stages: the theoretical reflections and the empirical research. The research comes from five interviews that after data analysis, provide answers to the proposed objectives. In the final part, conclusions stress activities performed by a training technician that depend from the enterprise he/she works in work. However, continuing education is an essential tool. It is also noted that experiencial learning is valued, mainly because it allows the development of professional self.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Ana Catarina Ferreira2017-12-12T11:21:26Z20162016-10-112016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29941TID:201912317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:46.471396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnico de formação : formar e ser formado |
title |
Técnico de formação : formar e ser formado |
spellingShingle |
Técnico de formação : formar e ser formado Pereira, Ana Catarina Ferreira Aprendizagem experiencial Educação de adultos Formação inicial Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Técnico de formação : formar e ser formado |
title_full |
Técnico de formação : formar e ser formado |
title_fullStr |
Técnico de formação : formar e ser formado |
title_full_unstemmed |
Técnico de formação : formar e ser formado |
title_sort |
Técnico de formação : formar e ser formado |
author |
Pereira, Ana Catarina Ferreira |
author_facet |
Pereira, Ana Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem experiencial Educação de adultos Formação inicial Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem experiencial Educação de adultos Formação inicial Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-11 2016-01-01T00:00:00Z 2017-12-12T11:21:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29941 TID:201912317 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29941 |
identifier_str_mv |
TID:201912317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134381051215872 |